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Farmacologia e Terapêutica I

Código: MIMD020208     Sigla: FARMT I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Farmacologia Clínica

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 66 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 2 - 4 54 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 2 - 4 54 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular Farmacologia e Terapêutica I visa proporcionar conhecimentos farmacológicos amplos, de modo a permitir a compreensão de unidades curriculares subsequentes que se relacionam com a terapêutica medicamentosa. Tem os seguintes objetivos:

- aquisição de conhecimentos de Farmacologia geral, nomeadamente, os termos e conceitos básicos farmacológicos, para o desenvolvimento de competências no âmbito da compreensão e aplicação de conhecimentos relativos aos princípios de farmacologia, comuns à utilização de qualquer fármaco.

- a aquisição de conhecimentos na farmacologia dos vários sistemas do organismo. Visa uma compreensão abrangente e integrada dos vários grupos farmacológicos, para o conhecimento dos medicamentos atuais e aquisição de competências para uma avaliação crítica dos novos medicamentos.  

 - compreensão dos tóxicos e intoxicações.

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade está organizada numa abordagem estrutural de complexidade crescente dos seus conteúdos. Inicia-se com a lecionação dos “Princípios gerais da ação dos fármacos”. O conhecimento dos aspetos que são comuns à utilização de qualquer fármaco, como o comportamento cinético no organismo, os mecanismos gerais de ação e a avaliação do efeito terapêutico são fundamentais para o uso racional dos medicamentos. Seguidamente, aborda-se a Farmacologia dos principais sistemas do organismo, permitindo a aplicação e a integração dos conceitos básicos lecionados anteriormente na compreensão do perfil de fármacos ou grupos de fármacos. Esta abordagem incute, de modo progressivo, a importância de uma visão integrada do perfil farmacológico de um medicamento, na otimização da relação risco/benefício.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Conceitos gerais: farmacocinética; farmacodinamia; variabilidade da resposta a fármacos; reações adversas; interações farmacológicas. Descoberta, desenvolvimento e avaliação de novos fármacos.

- Farmacologia dos vários sistemas do organismo: sistema nervoso vegetativo; sistema nervoso central; hemóstase e hematopoiese; sistema cardiovascular; sistema respiratório; trato gastrintestinal; sistema endócrino. Imunofarmacologia. Quimioterapia antineoplásica. Em cada grupo farmacológico, consideram-se os seguintes aspectos: principais fármacos, mecanismo de acção e acções farmacológicas, farmacocinética, indicações terapêuticas, reacções adversas, e precauções e ontra-indicações.

- Tóxicos e venenos.

Bibliografia Obrigatória

Rang HP, Ritter JM, Flower RJ, Henderson G; “Rang and Dale’s Pharmacology”, 8th edition
Dowd FJ, Johnson BS and Mariotti AJ. Mosby, 2017; “Pharmacology and Therapeutics for Dentistry”, 7ª edição
INFARMED. Ministério da Saúde; Prontuário Terapêutico

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC está organizada em aulas de tipologia teórica, teórico-prática e prática. As aulas T, de caráter expositivo participado, visam a introdução de novos conhecimentos através da lecionação global da temática em estudo. Nas aulas TP e P é utilizada uma abordagem de tutoria participada, centrada numa metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que visa alargar e fortalecer os conteúdos introduzidos nas aulas T. A avaliação privilegia a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.  Tem uma componente prática de avaliação contínua ponderada em 30% e um componente teórico ponderado em 70%.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 50,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP.

Cumprimento dos seguintes requisitos da avaliação contínua:

- Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos (10% da classificação final) 

- Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP (10% da classificação final)

- Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre (10% da classificação final).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação privilegia a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. A classificação final inclui as componentes de avalação contínua e exame final.

A. Avaliação contínua : 30% (0 - 6 valores)

a. Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos: 10%;

b. Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP: 10%;

c. Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre: 10%).

B. Exame final: 70% (0 - 14 valores) 

Classificação final: A + B

Nota mínima para aprovação na unidade curricular: 10 valores

Nota máxima: 20 valores

Melhoria de classificação

De acordo com as normas do Conselho Pedagógico da FMDUP.
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