Farmacologia e Terapêutica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Farmacologia Clínica |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular Farmacologia e Terapêutica I visa proporcionar conhecimentos farmacológicos amplos, de modo a permitir a compreensão de unidades curriculares subsequentes que se relacionam com a terapêutica medicamentosa. Tem os seguintes objetivos:
- aquisição de conhecimentos de Farmacologia geral, nomeadamente, os termos e conceitos básicos farmacológicos, para o desenvolvimento de competências no âmbito da compreensão e aplicação de conhecimentos relativos aos princípios de farmacologia, comuns à utilização de qualquer fármaco.
- a aquisição de conhecimentos na farmacologia dos vários sistemas do organismo. Visa uma compreensão abrangente e integrada dos vários grupos farmacológicos, para o conhecimento dos medicamentos atuais e aquisição de competências para uma avaliação crítica dos novos medicamentos.
- compreensão dos tóxicos e intoxicações.
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade está organizada numa abordagem estrutural de complexidade crescente dos seus conteúdos. Inicia-se com a lecionação dos “Princípios gerais da ação dos fármacos”. O conhecimento dos aspetos que são comuns à utilização de qualquer fármaco, como o comportamento cinético no organismo, os mecanismos gerais de ação e a avaliação do efeito terapêutico são fundamentais para o uso racional dos medicamentos. Seguidamente, aborda-se a Farmacologia dos principais sistemas do organismo, permitindo a aplicação e a integração dos conceitos básicos lecionados anteriormente na compreensão do perfil de fármacos ou grupos de fármacos. Esta abordagem incute, de modo progressivo, a importância de uma visão integrada do perfil farmacológico de um medicamento, na otimização da relação risco/benefício.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceitos gerais: farmacocinética; farmacodinamia; variabilidade da resposta a fármacos; reações adversas; interações farmacológicas. Descoberta, desenvolvimento e avaliação de novos fármacos.
- Farmacologia dos vários sistemas do organismo: sistema nervoso vegetativo; sistema nervoso central; hemóstase e hematopoiese; sistema cardiovascular; sistema respiratório; trato gastrintestinal; sistema endócrino. Imunofarmacologia. Quimioterapia antineoplásica. Em cada grupo farmacológico, consideram-se os seguintes aspectos: principais fármacos, mecanismo de acção e acções farmacológicas, farmacocinética, indicações terapêuticas, reacções adversas, e precauções e ontra-indicações.
- Tóxicos e venenos.
Bibliografia Obrigatória
Rang HP, Ritter JM, Flower RJ, Henderson G; “Rang and Dale’s Pharmacology”, 8th edition
Dowd FJ, Johnson BS and Mariotti AJ. Mosby, 2017; “Pharmacology and Therapeutics for Dentistry”, 7ª edição
INFARMED. Ministério da Saúde; Prontuário Terapêutico
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC está organizada em aulas de tipologia teórica, teórico-prática e prática. As aulas T, de caráter expositivo participado, visam a introdução de novos conhecimentos através da lecionação global da temática em estudo. Nas aulas TP e P é utilizada uma abordagem de tutoria participada, centrada numa metodologia de aprendizagem baseada em problemas, que visa alargar e fortalecer os conteúdos introduzidos nas aulas T. A avaliação privilegia a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. Tem uma componente prática de avaliação contínua ponderada em 30% e um componente teórico ponderado em 70%.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
50,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP.
Cumprimento dos seguintes requisitos da avaliação contínua:
- Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos (10% da classificação final)
- Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP (10% da classificação final)
- Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre (10% da classificação final).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação privilegia a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. A classificação final inclui as componentes de avalação contínua e exame final.
A. Avaliação contínua : 30% (0 - 6 valores)
a. Apresentação, resolução e discussão de casos problema/casos clínicos: 10%;
b. Apresentação de um tema relacionado com o conteúdo programático, numa aula TP: 10%;
c. Teste para resolução de um caso clínico de caráter integrativo numa aula P, no fim do semestre: 10%).
B. Exame final: 70% (0 - 14 valores)
Classificação final: A + B
Nota mínima para aprovação na unidade curricular: 10 valores
Nota máxima: 20 valores
Melhoria de classificação
De acordo com as normas do Conselho Pedagógico da FMDUP.