Histologia e Embriologia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir saberes teóricos e práticos sobre a microanatomia (fundamentada na microscopia ótica) e histofisiologia normais de órgãos e sistemas do corpo humano, bem como da sua embriologia, adquirindo conhecimentos e aptidões fundamentais à formação do médico dentista numa perspetiva holística do corpo humano.
Proporcionar saberes e competências que sustentem a análise, compreensão e integração progressiva de conteúdos de outras ciências (e.g., anatomia, biologia celular, fisiologia, imunologia, biopatologia).
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes serão capazes de diagnosticar, diferenciadamente, órgãos do corpo humano, bem como os seus componentes estruturais, e de descrever, de forma integrada, a histofisiologia subjacente.
O estudante ficará apto a perceber e antever as consequências morfofuncionais da alteração da microanatomia e histofisiologia dos sistemas estudados.
Será capaz de conhecer e de descrever o desenvolvimento embriológico humano normal, bem como saber e perceber as anomalias mais frequentes.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos prévios de Biologia Celular e Molecular, de Anatomia e de Histologia e Embriologia I.
Programa
HISTOLOGIA
1. Sistema digestivo.
1.1. Cavidade oral.
1.2. Esófago e estômago.
1.3. Trato gastrointestinal inferior.
1.4. Órgãos anexos ao trato digestivo (salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas).
2. Sistema respiratório.
3. Sistema urinário.
4. Sistema endócrino.
5. Sistema visual e auditivo.
6. Sistema reprodutor masculino.
7. Sistema reprodutor feminino.
EMBRIOLOGIA
1. Ovulação, fecundação, segmentação, mórula, blástula, implantação. Disco germinativo bilaminado. Gastrulação. Períodos pré-embrionário, embrionário e fetal. Anexos embrionários. Teratologia.
2. Sistemas esquelético e muscular, cavidades serosas, sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, cabeça e pescoço, ouvido, olho, pele e anexos, sistema nervoso central e periférico, sistema urogenital.
Bibliografia Obrigatória
Anthony L. Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas (16th Edition), McGraw Hill, 2021. ISBN: 1260462986
Laboratório de Histologia e Embriologia do ICBAS; Manual de Aulas Práticas de HEII, Eduardo Rocha, 2021. ISBN: n.a.
Thomas W. Sadler; Langman's Medical Embryology, (14th Edition). Wolters Kluwer – LWW, 2018. ISBN: 1496383907
Wojciech Pawlina and Michael H. Ross; Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology (8th International Edition), Wolters Kluwer - LWW, 2019. ISBN: 9781975115364
Bibliografia Complementar
Abraham Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology, (5th Edition). Elsevier, 2019. ISBN: 9780323673211
Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens, (4ª Edição). Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2
Daniel J. Chiego Jr; Essentials of Oral Histology and Embryology: A Clinical Approach, (5th Edition). Elsevier, 2018. ISBN: 10: 032349725X; 13: 978-0323497251
Samuel Webster; Embryology at a Glance (2nd Edition), John Wiley & Sons, 2016. ISBN: 9781118910801
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos expositivos (aulas plenárias, interativas) e de treino prático.
Inclui a análise e discussão de preparações histológicas, na forma de modernas lâminas digitais, e ainda de imagens estáticas projetadas e de microscópio quando oportuno.
Em aulas práticas, fazem-se discussões interativas, de integração teórico-prática e morfofuncional, usando-se imagens, questionários, debates.
Há suporte complementar fora das aulas, com uso do SIGARRA e outras plataformas digitais, disponibilizando-se informação para estudo e autoavaliação.
Software
OlyVIA
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Exame |
95,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.
A frequência obtida em ano letivo anterior (2020/21, inclusive, ou posterior) é tida em conta no presente ano letivo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = (Nota do exame teórico x 0,45) + (Nota do exame prático x 0,50) + (Nota de participação em aula x 0,05).
Cada nota parcelar é dada na escala de 0 a 20.
Nota mínima no teste teórico: 9,5 valores.
Nota mínima no teste prático: 9,5 valores.
Nota mínima final: 9,5 valores (= 10 valores).
Condição para admissão ao teste prático: obter a nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.
A participação premeia assiduidade, atitudes, colaboração, compromisso e a qualidade de desempenho do estudante ao longo do tempo, presencialmente ou à distância. Serão consideradas para o efeito as aulas teórica e sobretudo práticas. Serão feitas questões que servirão para aferir a nota final de Participação.
Trabalho de estágio/projeto
EXAME TEÓRICO - Teste de escolha múltipla. Cada pergunta possui 5 alternativas, das quais apenas uma é correta. Podem ser escolhidas as alíneas que se desejarem - a alínea correta vale 100% da pergunta; cada uma das erradas vale -25%. O tempo de cada prova e o número de questões é informado aquando da mesma. Como regra geral, o tempo não será inferior a 50 segundos / pergunta.
EXAME PRÁTICO - Consta de questionário para respostas curtas, feito com base em imagens estáticas e/ou dinâmicas (lâminas digitais). É pedido diagnóstico de estruturas histológicas ou perguntas relacionadas. O número de questões é variável. O tempo de cada prova é informado aquando da mesma.
Não há trabalhos especiais, podendo haver implementação de pequenos questionários, em modo presencial ou à distância.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As provas acima indicadas são para os Estudantes que se submetem a exame nas épocas regulares (normal e recurso). Neste seguimento, os exames especiais solicitados, por exemplo, pelos dirigentes associativos, ou época especial de setembro, etc., poderão ser de tipo diferente, segundo um modelo/tipo a determinar pelo regente, caso a caso, podendo assim constar de provas idênticas às descritas, mas com número diferente de questões, provas teórico-práticas escritas, teórico-práticas de projeção, interrogatório direto com lâminas histológicas ao microscópio, via Zoom, etc.
A marcação das provas é da responsabilidade dos docentes de acordo com as suas disponibilidades e com os horários de ocupação dos espaços de exame, com informação aos candidatos por aviso no SIGARRA (documentos da UC) e/ou envio de e-mail pessoal, utilizando as direções atribuídas pelo ICBAS, constantes da ficha dos estudantes (SIGARRA).
Melhoria de classificação
Só é possível fazer melhoria de classificação após aprovação final à UC.
É feita por realização de novas provas finais, teórico e/ou prático. Será mantido o valor da participação.
Será sempre considerada a melhor combinação possível entre classificações obtidas, na mesma época ou em épocas diferentes.
Caberá ao estudante verificar se foi usada a melhor combinação e chamar a atenção em caso de não ter sido.
Observações
Caso o estudante não obtenha aprovação final numa dada época, as notas parcelares positivas conseguidas (a partir de 2020/21, inclusive) nas várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos letivos seguintes, situação que deve ser confirmada com o regente no início de cada ano letivo.
Numa determinada época de exames, o estudante poderá optar por realizar apenas o exame teórico. Se aprovar, poderá fazer a prova prática numa época posterior. Enquanto não aprovar não pode fazer melhoria do exame teórico. Pode no entanto prescindir da nota pendente e realizar novo exame teórico, ficando porém sujeito à nova classificação (seja positiva ou negativa).
Só são consideradas classificações pendentes obtidas partir do ano letivo de 2020/2021, carecendo de confirmação da sua validade pelo regente.
Os estudantes repetentes com frequência estão dispensados de assitir às aulas práticas, sendo conselhável a que assistam às aulas teóricas. Só poderão assisitir novamente a aulas práticas e houver lugar individual disponível em sala.