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Histologia e Embriologia II

Código: MIMD020202     Sigla: HISTEMB II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 89 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 2 - 4 63 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 2 - 4 63 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir saberes teóricos e práticos sobre a microanatomia (fundamentada na microscopia ótica) e histofisiologia normais de órgãos e sistemas do corpo humano, bem como da sua embriologia, adquirindo conhecimentos e aptidões fundamentais à formação do médico dentista numa perspetiva holística do corpo humano.

Proporcionar saberes e competências que sustentem a análise, compreensão e integração progressiva de conteúdos de outras ciências (e.g., anatomia, biologia celular, fisiologia, imunologia, biopatologia).

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes serão capazes de diagnosticar, diferenciadamente, órgãos do corpo humano, bem como os seus componentes estruturais, e de descrever, de forma integrada, a histofisiologia subjacente.

O estudante ficará apto a perceber e antever as consequências morfofuncionais da alteração da microanatomia e histofisiologia dos sistemas estudados.

Será capaz de conhecer e de descrever o desenvolvimento embriológico humano normal, bem como saber e perceber as anomalias mais frequentes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios de Biologia Celular e Molecular, de Anatomia e de Histologia e Embriologia I.

Programa

HISTOLOGIA

1. Sistema digestivo.
1.1. Cavidade oral.
1.2. Esófago e estômago.
1.3. Trato gastrointestinal inferior.
1.4. Órgãos anexos ao trato digestivo (salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas).
2. Sistema respiratório.
3. Sistema urinário.
4. Sistema endócrino.
5. Sistema visual e auditivo.
6. Sistema reprodutor masculino.
7. Sistema reprodutor feminino.

EMBRIOLOGIA

1. Ovulação, fecundação, segmentação, mórula, blástula, implantação. Disco germinativo bilaminado. Gastrulação. Períodos pré-embrionário, embrionário e fetal. Anexos embrionários. Teratologia.

2. Sistemas esquelético e muscular, cavidades serosas, sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, cabeça e pescoço, ouvido, olho, pele e anexos, sistema nervoso central e periférico, sistema urogenital.

Bibliografia Obrigatória

Anthony L. Mescher; Junqueira's Basic Histology: Text and Atlas (16th Edition), McGraw Hill, 2021. ISBN: 1260462986
Laboratório de Histologia e Embriologia do ICBAS; Manual de Aulas Práticas de HEII, Eduardo Rocha, 2021. ISBN: n.a.
Thomas W. Sadler; Langman's Medical Embryology, (14th Edition). Wolters Kluwer – LWW, 2018. ISBN: 1496383907
Wojciech Pawlina and Michael H. Ross; Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology (8th International Edition), Wolters Kluwer - LWW, 2019. ISBN: 9781975115364

Bibliografia Complementar

Abraham Kierszenbaum, Laura Tres; Histology and Cell Biology: An Introduction to Pathology, (5th Edition). Elsevier, 2019. ISBN: 9780323673211
Carlos Gonçalves, Vasco Bairos; Histologia. Texto e Imagens, (4ª Edição). Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. ISBN: 978-989-26-0671-2
Daniel J. Chiego Jr; Essentials of Oral Histology and Embryology: A Clinical Approach, (5th Edition). Elsevier, 2018. ISBN: 10: 032349725X; 13: 978-0323497251
Samuel Webster; Embryology at a Glance (2nd Edition), John Wiley & Sons, 2016. ISBN: 9781118910801

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos expositivos (aulas plenárias, interativas) e de treino prático.

Inclui a análise e discussão de preparações histológicas, na forma de modernas lâminas digitais, e ainda de imagens estáticas projetadas e de microscópio quando oportuno.

Em aulas práticas, fazem-se discussões interativas, de integração teórico-prática e morfofuncional, usando-se imagens, questionários, debates.

Há suporte complementar fora das aulas, com uso do SIGARRA e outras plataformas digitais, disponibilizando-se informação para estudo e autoavaliação.

Software

OlyVIA

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Exame 95,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.

A frequência obtida em ano letivo anterior (2020/21, inclusive, ou posterior) é tida em conta no presente ano letivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = (Nota do exame teórico x 0,45) + (Nota do exame prático x 0,50) + (Nota de participação em aula x 0,05).

Cada nota parcelar é dada na escala de 0 a 20.

Nota mínima no teste teórico: 9,5 valores.

Nota mínima no teste prático: 9,5 valores.

Nota mínima final: 9,5 valores (= 10 valores).

Condição para admissão ao teste prático: obter a nota mínima de 9,5 valores no exame teórico.

A participação premeia assiduidade, atitudes, colaboração, compromisso e a qualidade de desempenho do estudante ao longo do tempo, presencialmente ou à distância. Serão consideradas para o efeito as aulas teórica e sobretudo práticas.  Serão feitas questões que servirão para aferir a nota final de Participação.

Trabalho de estágio/projeto

EXAME TEÓRICO - Teste de escolha múltipla. Cada pergunta possui 5 alternativas, das quais apenas uma é correta. Podem ser escolhidas as alíneas que se desejarem - a alínea correta vale 100% da pergunta; cada uma das erradas vale -25%. O tempo de cada prova e o número de questões é informado aquando da mesma. Como regra geral, o tempo não será inferior a 50 segundos / pergunta.

EXAME PRÁTICO - Consta de questionário para respostas curtas, feito com base em imagens estáticas e/ou dinâmicas (lâminas digitais). É pedido diagnóstico de estruturas histológicas ou perguntas relacionadas. O número de questões é variável. O tempo de cada prova é informado aquando da mesma.

Não há trabalhos especiais, podendo haver implementação de pequenos questionários, em modo presencial ou à distância.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As provas acima indicadas são para os Estudantes que se submetem a exame nas épocas regulares (normal e recurso). Neste seguimento, os exames especiais solicitados, por exemplo, pelos dirigentes associativos, ou época especial de setembro, etc., poderão ser de tipo diferente, segundo um modelo/tipo a determinar pelo regente, caso a caso, podendo assim constar de provas idênticas às descritas, mas com número diferente de questões, provas teórico-práticas escritas, teórico-práticas de projeção, interrogatório direto com lâminas histológicas ao microscópio, via Zoom, etc.

A marcação das provas é da responsabilidade dos docentes de acordo com as suas disponibilidades e com os horários de ocupação dos espaços de exame, com informação aos candidatos por aviso no SIGARRA (documentos da UC) e/ou envio de e-mail pessoal, utilizando as direções atribuídas pelo ICBAS, constantes da ficha dos estudantes (SIGARRA).

Melhoria de classificação

Só é possível fazer melhoria de classificação após aprovação final à UC.

É feita por realização de novas provas finais, teórico e/ou prático. Será mantido o valor da participação.

Será sempre considerada a melhor combinação possível entre classificações obtidas, na mesma época ou em épocas diferentes.

Caberá ao estudante verificar se foi usada a melhor combinação e chamar a atenção em caso de não ter sido.

Observações

Caso o estudante não obtenha aprovação final numa dada época, as notas parcelares positivas conseguidas (a partir de 2020/21, inclusive) nas várias componentes de avaliação poderão transitar para épocas e/ou anos letivos seguintes, situação que deve ser confirmada com o regente no início de cada ano letivo.

Numa determinada época de exames, o estudante poderá optar por realizar apenas o exame teórico. Se aprovar, poderá fazer a prova prática numa época posterior. Enquanto não aprovar não pode fazer melhoria do exame teórico. Pode no entanto prescindir da nota pendente e realizar novo exame teórico, ficando porém sujeito à nova classificação (seja positiva ou negativa).

Só são consideradas classificações pendentes obtidas partir do ano letivo de 2020/2021, carecendo de confirmação da sua validade pelo regente.

Os estudantes repetentes com frequência estão dispensados de assitir às aulas práticas, sendo conselhável a que assistam às aulas teóricas. Só poderão assisitir novamente a aulas práticas e houver lugar individual disponível em sala.
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