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Fisiologia II

Código: MIMD020201     Sigla: FISIO II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 78 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 2 - 4 63 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 2 - 4 63 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos comuns a Fisiologia I e II, UCs complementares. O estudante deve familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas, através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia. Deve perceber as diferenças e complementaridade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino, com uma abordagem especial deste último.

Resultados de aprendizagem e competências

A abordagem dos grandes sistemas fisiológicos no Homem, com fortes interações entre eles, demonstra aos estudantes de forma bem clara a importância da homeostasia. A forte aposta em aulas práticas de simulação em computador e de simulação em simulador médico (robot Simman 3G etc.) do funcionamento dos grandes sistemas, com o estudante a introduzir os valores das variáveis do sistema e a inferir as suas consequências no organismo como um todo parece-nos uma forma versátil de simular as condições reais do indivíduo saudável e de prever a disfunção/doença quando essas variáveis ultrapassam determinados limites. O aluno também irá aprender a avaliar medições reais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Biologia celular e molecular, Anatomia sistemática, Histologia e Embriologia, Bioquímica...

Programa

Fisiologia do sangue: componentes do sangue e funções; taxa de Sedimentação de eritrócitos; hematócrito; anemia e policitemia; hemóstase primária e secundária; testes de hemóstase primária e secundária.

Fisiologia do sistema nervoso: organização e células do sistema nervoso; sinapses e neurotransmissores; recetores sensoriais e circuitos neuronais para processamento de informação;bases eletroquímicas da transmissão neuronal; sensações somáticas; sensação de tato, posição corporal, dor e térmica: visão, audição, paladar e olfato; sistema nervoso autónomo; exame neurológico: estado mental, nervos cranianos, funções motoras e funções sensitivas.

Fisiologia do sistema endócrino: introdução à endocrinologia; hormonas hipofisárias e seu controle pelo hipotálamo; hormonas da tiroide; hormonas da supra-renal; a insulina, o glucagon e a Diabetes mellitus; a hormona da paratiroide, a calcitonina, o cálcio e o fosfato; ossos e dentes.

Fisiologia Gastrointestinal: resposta gastrointestinal integrada a uma refeição; fase cefálica, oral e esofágica; processo e controle da salivação e deglutição; fase gástrica; secreção e motilidade gástrica; pâncreas exócino; intestino delgado; intestino grosso; motilidade intestinal; ânus; fisiologia hepática e vias biliares; digestão e absorção; regulação da função gastrointestinal.

Metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas; taxa metabólica; regulação da temperatura.

Fisiologia do sistema reprodutor: sistema reprodutor masculino; sistema reprodutor feminino; fertilização, gravidez e lactação; fisiologia fetal e neonatal.
As diferentes células e moléculas do corpo de um indivíduo envelhecem ou alteram-se e em consequência devem ser substituídas; durante estes processos, parte deste material químico perde-se e deve ser substituído por novos materiais encontrados no alimento; os processos de digestão e absorção são por isso vitais na manutenção da homeostasia do corpo humano e no equilíbrio funcional dos grandes sistemas, que por sua vez desempenham eles próprios um papel importante na digestão; o metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas absorvidos como resultado da digestão permitem o crescimento e a manutenção do corpo humano. Todos estes processos são regulados pelos sistemas de controlo e integração, apresentados com especial destaque para o sistema endócrino e nervoso de forma ajudar o estudante a perceber a homeostasia na saúde e a sua desregulação na doença. Exemplos de algumas patologias e relação com a Medicina Dentária.

Aspetos fisiológicos do envelhecimento nomeadamente do Sistema Nervoso, Endócrino, Gastrointestinal, Reprodutor e Sangue.

Bibliografia Obrigatória

Hall, John E.; Guyton and Hall Textbook of medical physiology, 13th ed. John E. Hall, Elsevier Saunders, 2016. ISBN: 978-1-4160-4574-8
Robert M. Berne; Physiology. ISBN: 0-3230-3390-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são a forma mais exequível de transmitir a muitos estudantes as características e mecanismos de funcionamento dos grandes sistemas fisiológicos. Nas aulas teórico-práticas mais que a enumeração descritiva do modo de funcionamento será tentado estimular o estudo aprofundado destes temas ao realçar as particularidades e interações entre sistemas usando casos clínicos e perguntas. Nas aulas práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa. Ao longo da UC e em paralelo com a abordagem teórica são levados a simular, em computador ou em simulador médico (robot Simman 3G), as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos. No final de cada aula prática, os estudantes respondem individualmente a um pequeno questionário sobre o que se passou na aula de forma a avaliar a participação e grau de aprendizagem. Em paralelo (decorre ao longo do semestre) cada grupo de estudantes prepara a apresentação de um tema de um assunto complementar às matérias abordadas nas aulas teóricas e aprofunda a sua relação com a Medicina Dentária (trabalho do componente prático). Pretende-se treinar e avaliar as capacidades de elaboração e apresentação oral, cimentando conhecimentos e estimulando a sua transmissão. Com este tipo de avaliação oral pretende-se também oferecer um leque variado de métodos de avaliação, para além das QEM e das questões de resposta curta.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 15,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 63,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 118,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita pelo somatório da nota obtida no componente prático (5 valores) e pela nota obtida no exame teórico (15 valores). Na Avaliação Teórica o aluno pode optar pela realização de frequências (2) ou pelo exame final. A 1ª frequência realiza-se durante a semana intercalar e a 2ª frequência é coincidente com o exame final da época normal. São dispensados de avaliação em exame final da matéria da 1ª frequência os estudantes que obtiverem pelo menos 40% da nota máxima da referida frequência. O exame final (ou frequências) consiste num teste de escolha múltipla. São aprovados os alunos que no exame teórico (ou no somatório das duas frequências) obtiverem nota igual ou superior a 7,5/15. É condição de admissão a exame a aprovação no componente prático. A Avaliação Prática é feita pelo somatório dos mini-testes teórico-práticos (3 valores) e a apresentação (~25 slides, 20 minutos) de um trabalho (2 valores). São aprovados no componente prático os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 1,5/3 valores nos testes teórico-práticos, 3/4 de presenças nas aulas práticas e apresentação do trabalho. Os mini-testes teórico-práticos são realizados no fim de cada aula prática no ICBAS UP. O exame de recurso engloba toda a matéria.

Melhoria de classificação

Exame.
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