Genética Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem a:
- Desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza hereditária;
- Adquirir a capacidade para situar e analisar as principais patologias genéticas em Portugal no contexto da promoção da saúde;
- Compreender as atitudes tomadas em aconselhamento genético relativas a educação para a saúde e a prevenção da doença e das suas complicações;
- Identificar a etiopatogenia, os principais meios e técnicas de diagnóstico de alterações e/ou patologias genéticas;
- Conhecer os principais fatores de risco que podem concorrer para o aparecimento de um certo número de doenças multifatoriais;
- Efetuar uma correcta transmissão aos doentes e familiares da informação que lhes diz respeito, uma vez definida a situação pelo geneticista.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos propostos pretendem que o estudante no final da unidade curricular detenha conhecimentos sobre a herança de características humanas normais e patológicas, possua competências sobre os princípios básicos da Genética e aplicações da Genética em Medicina e em Medicina Dentária e, consequentemente, adquira a consciencialização para a problemática social e ética em relação às aplicações da Genética.
Pretende-se ainda que o estudante desenvolva conhecimentos sobre a etiopatogenia, meios e técnicas de diagnóstico de doenças genéticas e, consequentemente, saiba transmitir informação médico-dentária relevante nesta área, uma vez definida a situação pelo Geneticista.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os conteúdos programáticos propostos pretendem que o estudante no final da unidade curricular detenha conhecimentos sobre a herança de características humanas normais e patológicas, possua competências sobre os princípios básicos da Genética e aplicações da Genética em Medicina e em Medicina Dentária e, consequentemente, adquira a consciencialização para a problemática social e ética em relação às aplicações da Genética.
Pretende-se ainda que o estudante desenvolva conhecimentos sobre a etiopatogenia, meios e técnicas de diagnóstico de doenças genéticas e, consequentemente, saiba transmitir informação médico-dentária relevante nesta área, uma vez definida a situação pelo Geneticista.
Programa
História da Genética Humana. Aplicações da Genética. Regulação génica. Evolução molecular. Organização do genoma. Conceito de gene. Ácidos nucleicos - estrutura e análise. Mutação e variabilidade genómica. Classificação da patologia genética. Hereditariedade mendeliana/não mendeliana. Extensões/exceções às leis de Mendel. Transmissão ligada ao sexo. Técnicas de Citogenética. Patologia cromossómica. Síndromes cromossómicos e resultantes de microdeleções. Síndromes monogénicos mais frequentes. Genética Populacional. Fibrose Cística. Doenças neurodegenerativas e neuromusculares. Distrofias musculares. Alterações lipídicas, genes e ambiente. Mucopolissacaridoses. Alterações do metabolismo dos aminoácidos. Hemoglobinopatias. Rastreio Neo-natal. Hipotiroidismo e fenilcetonúria. Genética do cancro. Diagnóstico pré-natal. Malformações Congénitas. Infertilidade e tecnologias de reprodução assistida. Testes Genéticos. Aconselhamento genético.
Bibliografia Obrigatória
Lewis Ricki; Human genetics concepts and applications., McGrawHill Higher Education (20ª Edição), 2018
Strachan T. Read AP; Human molecular genetics - Concepts and Applications, Bios (2ª Edição), 2009
Peter Turnpenny;
Emery.s elements of medical genetics. ISBN: 978-0-7020-4043-6
Jorde, Carey, Bamshad, White; Medical Genetics, Elsevier, 2016. ISBN: 13: 978-0323188357
Nussbaum, Robert; McInnes Roderick; Willard, Huntington. ; Thompson & Thompson Genetics in Medicine, Elsevier , 2016. ISBN: 978-1-4377-0697- 3
Bibliografia Complementar
Lambert C, Baker D, Patrinos GP. ; Human Genome Informatics: Translating Genes into Health (Translational and Applied Genomics)., Elsevier, 2018. ISBN: 13: 978-0128094143
Goodwin W, Linade A, Hadi S.; An introduction to forensic genetics., Wiley (2ª Edição), 2010
Inês Côrte-Real, Ana Cristina Braga, Rosete Nogueira, António Felino, Francisco Valente, Paula Vaz; Growth pattern of the philtrum in cases of normal and pathological fetal development, Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, 2016
Mariana Seabra, Paula Vaz, Francisco Valente, Ana Braga, António Felino; Two-Dimensional Identification of Fetal Tooth Germs, The Cleft Palate-Craniofacial Journal, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas Teóricas são expositivas permitindo a aquisição e integração da globalidade da informação. A exposição é efetuada com recurso a apresentações em softwares adequados e a vídeos temáticos.
As aulas Teórico-práticas recorrem a estratégias cognitivas de leitura de textos, à discussão de matérias em grupo e à realização e apresentação de trabalhos de grupo.
Com a leitura e discussão de textos e matérias objetiva-se que o estudante antecipe informações presentes nos textos, formule e reformule hipóteses, confirme ou reconstrua ideias para conseguir alcançar a compreensão contida nos textos.
Com a realização e a apresentação de trabalho de grupo visa-se que o estudante adquira competências que o habilitem à reflexão, ao controlo e à integração de equipas de trabalho.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
2,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
3,00 |
Frequência das aulas |
4,00 |
Trabalho escrito |
3,00 |
Total: |
12,00 |
Obtenção de frequência
Vigora o regulamento de obtenção de frequência da FMDUP.
A obtenção de frequência à Unidade Curricular só é possivel após realização das duas componentes da avaliação (T e TP).
A aprovação à Unidade Curricular só com é possivel com uma nota mínima final de 9,5 valores, sendo obrigatória uma nota mínima de 9 valores para cada uma das componentes T e TP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Teórica (T)
Efetuada através de um exame composto por perguntas de escolha múltipla com 5 ou mais alíneas e por 1 a 6 perguntas de desenvolvimento.
O aluno deve assinalar todas as alíneas com V ou F, mas estando informado, que cada alínea assinalada erradamente desconta 1/2 do valor da alínea. Este exame será cotado de 0 a 20 valores.
Avaliação Teórico-prática (TP)
Atribuída pelo docente responsável em função do trabalho desenvolvido.
A nota atribuída é de 0 a 20 valores e obtida através da seguinte fórmula:
Avaliação contínua (25%) + Avaliação apresentação oral de trabalho escrito (25%)
Assiduidade
Vigora o regime geral de assiduidade vigiente na FMDUP.
NOTA FINAL
A nota é obtida através da seguinte fórmula:
Avaliação T (50%) + Avaliação TP (50%)
A admissão a exame final ou a de recurso só é possível após a realização de um componente teórico-prático.
CONTESTAÇÃO E REVISÃO DE PROVAS
Após a realização de cada prova T e TP, será disponibilizada a nota final obtida por cada aluno. Os alunos que desejarem contestar a nota deverão fazê-lo na data e hora indicada pelo corpo docente
Provas e trabalhos especiais
Os estudantes cujo estatuto permita o regime de frequência e /ou avaliação especial poderão solicitar provas complementares de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes cujo estatuto permita o regime de avaliação especial poderão solicitar a avaliação fora do calendário normal, sendo salvaguardadas as componentes da avaliação.
Melhoria de classificação
Para obtenção de melhoria de nota é obrigatorio efetuar um exame com as componentes T e TP da unidade curricular, mantendo-se o mesmo critério de avaliação aplicado à época de recurso.