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Metodologias de Investigação e Bioestatística

Código: MIMD010206     Sigla: MIBIOE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 116 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 1 - 4 54 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 4 54 108
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-07.

Campos alterados: Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

 

São objetivos da Unidade Curricular aprofundar conceitos estatísticos apreendidos na disciplina do 1º semestre, nomeadamente na comparação de grupos.
Salientar a relação entre a associação estatística e o nexo de causalidade. Demonstrar a aplicabilidade de diferentes métodos de diagnóstico em função das suas propriedades e, por fim, vincar a importância da relação entre: a pergunta de investigação, a estrutura de um estudos epidemiológicos, os métodos de medida e de análise estatística.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de comparar dois grupos, testem associações e correlações. Os estudantes devem adquirir os conceitos básicos sobre modelação em estatística, isto é, modelos de previsão. No domínio dos métodos de diagnóstico, os estudantes devem saber estimar e interpretar a validade e a fiabilidade dos mesmos. Os estudantes devem distinguir os diferentes desenhos de estudo a implementar e as suas principais vantagens e desvantagens face a objetivos previamente definidos. Por último, pretende-se que os estudantes adquiram competências para julgar o nexo de causalidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

Teste U Mann-Whitney

Teste de Wilcoxon

 Teste do Qui-quadrado

Teste de McNemar

Correlação e Regressão linear

 Correlação de Spearman

Conceitos de normalidade em Epidemiologia Clínica

Testes de diagnóstico - Avaliação da validadae e fiabilidade (estatística Kappa). Análise de curvas ROC.

Desenhos de investigação

Nexo de causalidade nas Ciências Biomédicas

Bibliografia Obrigatória

João Marôco; Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Wayne W. Daniel; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Leon Gordis; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e práticas com apoio de meios informáticos. Utilização da plataforma Moodle para fóruns de discussão e auto-avaliações.

Software

SPSS

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 45,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

As aulas práticas e teórico-práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
Presenças mínimas, obrigatórias (75%) em cada uma das tipologias de aulas.
Os estudantes com frequencia no ano letivo anterior não estão sujeitos ao regime de faltas, não beneficiando da assiduidade. 


Fórmula de cálculo da classificação final

Época normal - O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em três momentos: 1º Momento de avaliação – Teste teórico (T1) (cotação 0,45), 2º Momento de avaliação (P2) – Exame prático de análise estatística em SPSS e cálculo (cotação 0,225+0,225); 3º Momento de avaliação (A3) – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores em 20.

A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores na avaliação T1 e P2. 
Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: avaliação final = 0,45*T1 + 0,45*P2 + A3. Os estudantes com frequência no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores nos dois momentos de avaliação descritos T1 e P2, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2.

Época de Recurso:  Serão submetidos a Exame de Recurso os estudantes sem aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados do exame (T) de recurso os estudantes aprovados na respetiva época normal.
Fórmula de avaliação em exame de recurso: avaliação final = 0,5*T+ 0,5*P.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação em época especial (setembro):

Esta avaliação é composta por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima. 

Avaliação final = 0,5*T + 0,5*P

Melhoria de classificação

Época de recurso segundo a mesma fórmula.
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