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Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva II

Código: MIMD040105     Sigla: OOMDP II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 74 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 4 - 5 99 135
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 4 - 5 99 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-08-29.

Campos alterados: Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos de Odontopediatria aprendidos

Desenvolver  competências em ambiente pré-clínico com os materiais utilizados e tratamentos  efetuados em Odontopediatria

Desenvolver conhecimentos e competências clínicas no reconhecimento de necessidades de tratamento preventivos e realização dos atos de prevenção primária e secundária em pacientes.

Aplicar competências de comunicação clínica com pacientes e seus cuidadores; capacitar para motivar,  educar e promover a saúde oral, visando a melhoria da literacia em saúde oral.

Ensinar a etiologia local da má oclusão e os fundamentos do diagnóstico ortodôntico, bem como a sua aplicação clínica. Ensinar a diagnosticar as más oclusões de Classe I, II e III e definir a sua terapêutica.

Resultados de aprendizagem e competências

Através dos conhecimentos e competências a adquirir os estudantes serão capazes de identificar os sinais e sintomas das diversas patologias , necessidades de tratamento bem como conhecer as especificidades de vários elementos auxiliares de diagnóstico nos pacientes pediátricos; pela atividade prática é expectável que os estudantes fiquem aptos a desenvolver a competência para realizar atos de prevenção e elaborar propostas terapêuticas nomeadamente em termos preventivos e intercetivos.Compreender a má-oclusão e sua etiologia. Conhecer os sinais e sintomas das más-oclusões de Angle e procedimentos gerais terapêuticos.    

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos teóricos de Odontopediatria nomeadamente no que diz respeito a:
Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria
Anatomia dentária
Imagiologia em Odontopediatria
Anomalias dentárias de desenvolvimento
Anestesia em odontopediatria
Particularidades psicológicas da criança. Normas de conduta
Importância do primeiro molar permanente
Traumatismo em dentição temporária
Traumatismos em dentição permanente
Especificidades na Trissomia 21
Cirurgia e patologia oral na criança e adolescente
Preparo cavitário 
Materiais em odontopediatria
Terapêutica pulpar
Enfermidades gengivais e periodontais
Tratamento Protético da criança e adolescente
Conhecimentos de métodos de prevenção primária para as doenças orais.
Conhecimentos do desenvolvimento normal e patológico humano,  a nível facial  e do aparelho estomatognático.
Noções de má oclusão e bases biológicas e mecânicas do tratamento ortodôntico.
Co-requisitos: aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas de Medicina Dentária

Programa

Seminários sobre controlo de comportamento em Odontopediatria, pacientes especiais e medicamente comprometidos, traumatismos dentários, manutenção de espaço, prótese em Odontopediatria, patologia oral em crianças

Atividade em contexto pré-clinico: execução dos tratamentos restauradores e pulpares com diferentes técnicas e materiais. Análise de casos clínicos

Atividade em contexto clínico: realização de tratamentos preventivos de nível primário e secundário;motivação e educação para a saúde e saúde oral; promoção da literacia em saúde oral. 

Fatores etiológicos locais. Anatomia Radiográfica; Análise cefalométrica de Ricketts e outras análises. Más oclusões de Classe I, II e III: - componentes e características - tratamento.  Moldagem e modelos ortodônticos. Análise de modelos: Moyers, Bolton, DDM na dentição definitiva. Elaboração de um aparelho removível.  

Bibliografia Obrigatória

David José Casimiro de Andrade; Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
Juan R. Boj; Odonto Pediatría. ISBN: 978-607-98336-0-2
Norman O. Harris; Primary preventive dentistry. ISBN: 0-13-091891-1
Lee W. Graber; Orthodontics. ISBN: 978-0-323-37832-1
Robert E. Moyers; Handbook of orthodontics. ISBN: 0-8151-6003-8
Christopher A et al; Health Behaviour change in the Dental Practice. ISBN: 13:978-0-81-2106-1/2010

Bibliografia Complementar

Elena Barbería Leache,; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
Antonio Carlos Guedes-Pinto,; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Athanasios E. Athanasiou; Orthodontic cephalometry. ISBN: 0-7234-2045-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas TP  e seminários.
Aulas Práticas: seminários, discussão de casos clínicos e atividade pré-clínica com as técnicas e os materiais mais comummente utilizados em Odontopediatria.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 99,00
Trabalho escrito 36,00
Total: 180,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 75% de assisuidade nas aulas - TP e P

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal-Avaliação TP- 50% (40% avaliação contínua e 60% teste TP)+ Avaliação P- 50% (40% avaliação contínua e 60% teste P)
Para o estudante obter aprovação na UC tem que ter 10,0 valores em 20 valores em cada um dos componente de avaliação (avaliação TP e avaliação P)
Época de Recurso: exame TP- 50%+ avaliação P- 50% (mínimo de 75% de assisuidade das aulas TP e P é exigido para realizar o exame de recurso)

Provas e trabalhos especiais

Não contemplado

Trabalho de estágio/projeto

Não contemplado

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Normas do Conselho Pedagógico para o ano letivo de 2021/2022

Melhoria de classificação

Exame oral

Observações

Revisão de provas- revisão do componente de avaliação TP em data a agendar
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