Código: | MIMD010204 | Sigla: | EPIDSP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMD | 92 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 | 1 | - | 3 | 36 | 81 |
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo | 1 | - | 3 | 36 | 81 |
A Unidade Curricular pretende fazer a introdução às definições, lógica e utilização dos métodos epidemiológicos na avaliação dos determinantes de saúde e de doença, políticas de saúde e intervenções de saúde pública. Utiliza uma abordagem baseada em exemplos de utilização da epidemiologia no mundo real da atividade de um médico e pretende ser a continuação dos ensinamentos de outras Unidades Curriculares anteriores e permitir o desenvolvimento de capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios em saúde pública.
Temas gerais
Epidemiologia e saúde pública
Planeamento em saúde
Políticas de promoção de saúde
Determinantes de saúde e doença
Intervenção em saúde pública
Os sucessos da saúde pública
Tipos de estudos
Conceitos de associação e causalidade
Epidemiologia e prevenção – Doenças de declaração não obrigatória
Doenças de declaração obrigatória – vigilância e resposta
Aulas teórico-práticas
Pesquisa e revisão bibliográfica;
Elaboração da pergunta PICO
Análise crítica de protocolos de investigação
Leitura crítica de literatura científica
Análise de case studies
Elaboração de um projeto de investigação baseado numa pergunta PICO
Data |
Tópico |
Preparação para a aula |
Atividade na aula |
Semana 1
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Introdução à Unidade curricular Pesquisa e revisão bibliográfica
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· Revisão dos objetivos da disciplina e da aula · Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle · Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social
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Exposição pelo professor · Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação · Formação dos grupos com 5/6 alunos · Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc) · Pesquisa e revisão bibliográfica · Pergunta PICO
Trabalho de grupo com discussão em turma: · Saúde pública na comunicação social · Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)
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Semana 2
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Determinantes |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Preparação da revisão bibliográfica
· Preparação da apresentação que será feita na aula |
Exposição pelo professor · Determinantes
Apresentação dos trabalhos de grupo (10 minutos cada) com discussão · Apresentar a revisão bibliográfica sobre o tema escolhido – identificar a metodologia · Discutir os determinantes associados a esse problema · Discutir potenciais intervenções
Trabalhos de grupo com discussão final em turma · Desenhar uma ou duas perguntas PICO para o problema selecionado e discuti-las na turma
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Semana 3
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Análise crítica de protocolos de investigação |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
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Exposição pelo professor · Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds ratio
· Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise. |
Semana 4 |
Cálculo de tamanho amostral |
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores
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· Software de apoio para o cálculo de tamanho amostral · Discussão e análise de dados para diferentes tipos de estudos
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Semana 5
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Vigilância epidemiológica |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição pelo professor: · Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade · Erro e confundimento · Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis · Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC
Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho |
Semana 6
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Case studies Investigação e controle de surtos
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· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor · Abordagem de surtos · Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque... Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes. |
Semana 7
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Políticas de promoção de saúde. Assunto: Alimentação, álcool e tabaco |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição pelo professor: · Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária · Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação, tabaco e álcool
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
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Semana 8
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Políticas de promoção de saúde Assunto: Comportamentos aditivos |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição pelo professor: · Políticas de promoção de saúde relacionadas com comportamentos aditivos.
Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções
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Semana 9
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Exposição e discussão do projeto |
· Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento. · Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma. · No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos. |
Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado (10 minutos de exposição; discussão no final com todos os grupos): · Introdução · Objetivo · Material e métodos |
Semana 10
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Case Studies Rastreios |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor · Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc). · Discutir o que um programa de rastreio organizado implica · Quando fazer/como fazer · Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN
Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes. |
Semana 11
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Case studies Desigualdades em saúde |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
· Procura de exemplos de desigualdades em saúde
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Exposição do professor · Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações · Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
Semana 12
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Case studies Saúde ocupacional |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor · Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
Semana 13
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Case studies Saúde mental
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· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor · Saúde mental como uma prioridade em saúde pública
Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema. |
Semana 14
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Planeamento em saúde O que se aprendeu com a pandemia por COVID-19 |
· Revisão dos objetivos da aula
· Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
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Exposição do professor · Planeamento em saúde · Ameaças
Discussão em turma: · As ameaças causadas pela pandemia · As oportunidades |
A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.
Estão disponibilizados no Moodle vídeos curtos (15 minutos) assim como outros materiais audiovisuais (por exemplo, vídeos da OMS) com material de suporte para a disciplina e aulas práticas
Preparação para as aulas práticas
Papel dos docentes
Papel dos alunos
Composição dos grupos
Cada grupo tem entre 5 e 6 alunos
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Exame | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 43,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Total: | 81,00 |
Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas Avaliação positiva em todos os parâmetros de avaliação |
A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha
A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final.
Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 5% para a apresentação oral e 15% para a apresentação escrita de um projeto de investigação por um grupo de trabalho).
A participação nas sessões teórico práticas inclui o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.
No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, estes serão avaliados a esta componente (30%) através de um trabalho escrito alternativo. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possam ser propostos o referido tema e formato do trabalho.
A melhoria de classificação será apenas realizada através da componente correspondente ao exame final. |