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Epidemiologia e Saúde Pública

Código: MIMD010204     Sigla: EPIDSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 92 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 1 - 3 36 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 1 - 3 36 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-03-08.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Obtenção de frequência, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português Obs.: Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Unidade Curricular pretende fazer a introdução às definições, lógica e utilização dos métodos epidemiológicos na avaliação dos determinantes de saúde e de doença, políticas de saúde e intervenções de saúde pública. Utiliza uma abordagem baseada em exemplos de utilização da epidemiologia no mundo real da atividade de um médico e pretende ser a continuação dos ensinamentos de outras Unidades Curriculares anteriores e permitir o desenvolvimento de capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios em saúde pública.

Resultados de aprendizagem e competências



  • Os estudantes deverão saber descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, físicas e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações;

  • Saber discutir os principais problemas de saúde pública e intervenções;

  • Compreender os processos base do desenho de um projeto de investigação;

  • Compreender os processos no desenho de um projeto interventivo;

  • Compreender e perceber como utilizar as metodologias de monitorização e avaliação dos projetos;

  • Conhecer e adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública global.


Modo de trabalho

Presencial

Programa


Temas gerais


Epidemiologia e saúde pública


Planeamento em saúde


Políticas de promoção de saúde


Determinantes de saúde e doença


Intervenção em saúde pública


Os sucessos da saúde pública


Tipos de estudos


Conceitos de associação e causalidade


Epidemiologia e prevenção – Doenças de declaração não obrigatória


Doenças de declaração obrigatória – vigilância e resposta


 


 


Aulas teórico-práticas


Pesquisa e revisão bibliográfica;


Elaboração da pergunta PICO


Análise crítica de protocolos de investigação


Leitura crítica de literatura científica


Análise de case studies


Elaboração de um projeto de investigação baseado numa pergunta PICO


 


 


 


 


 


 
































































































Data



Tópico



Preparação para a aula



Atividade na aula



Semana 1


 


 



Introdução à Unidade curricular


Pesquisa e revisão bibliográfica


 



·         Revisão dos objetivos da disciplina e da aula


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


·         Procura de exemplos de problemas e intervenções de saúde pública na comunicação social


 



Exposição pelo professor


·         Introdução à Unidade curricular, objetivos, metodologia e avaliação


·         Formação dos grupos com 5/6 alunos


·         Definição de um problema de saúde (magnitude, transcendência social e económica, vulnerabilidade à intervenção dos serviços de saúde, etc)


·         Pesquisa e revisão bibliográfica


·         Pergunta PICO


 


Trabalho de grupo com discussão em turma:


·         Saúde pública na comunicação social


·         Identificar um problema de saúde pública por grupo (excluir os temas já previstos no programa)


 



Semana 2


 


 



Determinantes



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 


·         Preparação da revisão bibliográfica


 


·         Preparação da apresentação que será feita na aula



Exposição pelo professor


·         Determinantes


 


 


Apresentação dos trabalhos de grupo (10 minutos cada) com discussão


·         Apresentar a revisão bibliográfica sobre o tema escolhido – identificar a metodologia


·         Discutir os determinantes associados a esse problema


·         Discutir potenciais intervenções


 


Trabalhos de grupo com discussão final em turma


·         Desenhar uma ou duas perguntas PICO para o problema selecionado e discuti-las na turma


 



Semana 3


 


 



Análise crítica de protocolos de investigação



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 


·         Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores


 



Exposição pelo professor


·         Como deve ser desenhado um protocolo de investigação; breve revisão sobre tipos de estudo, tamanho amostral, erro, confundimento, risco, odds ratio


 


·         Discussão em turma de protocolo de investigação. Analisar os objetivos, o tipo de estudo, a amostra, a intervenção, os dados recolhidos e a análise.



Semana 4



Cálculo de tamanho amostral



·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 


·         Revisão da matéria dada em unidades curriculares anteriores


 



·         Software de apoio para o cálculo de tamanho amostral


·         Discussão e análise de dados para diferentes tipos de estudos


 



Semana 5


 


 



Vigilância epidemiológica



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição pelo professor:


·         Fontes de dados, a importância da notificação e de registos de qualidade


·         Erro e confundimento


·         Vigilância de doenças não transmissíveis (registo oncológico nacional, registo nacional de doenças congénitas, conceito de observatório de saúde - definição, objetivos, exemplos -, global burden of disease) e doenças transmissíveis


·         Conhecer o circuito da informação desde a notificação até ao ECDC


 


Discussão em turma de literatura científica sobre fonte de dados e potenciais erros e fatores de confundimento e como podem afetar as conclusões do trabalho



Semana 6


 


 



Case studies


Investigação e controle de surtos


 


 



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição do professor


·         Abordagem de surtos


·         Conceitos (epidemiologia de campo, diferenças e semelhanças com a epidemiologia "clássica", taxa de ataque...


Discussão em turma de diferentes casos de surtos, com forma de transmissão e contextos diferentes.



Semana 7


 


 



Políticas de promoção de saúde.


Assunto: Alimentação, álcool e tabaco



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 


 



Exposição pelo professor:


·         Medidas preventivas, discutir o conceito de prevenção primordial, primária, secundária, terciária e quaternária


·         Políticas de promoção de saúde relacionadas com a alimentação, tabaco e álcool


 


Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções


 



Semana 8


 


 



Políticas de promoção de saúde


Assunto:


Comportamentos aditivos



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura de material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição pelo professor:


·         Políticas de promoção de saúde relacionadas com comportamentos aditivos.


 


Discussão em turma de literatura científica sobre avaliação de diferentes intervenções


 



Semana 9


 


 



Exposição e discussão do projeto



·         Preparação da exposição sobre o projeto em desenvolvimento.


·         Na aula será feita a exposição teórica com discussão com a turma.


·         No final da aula deverá ser entregue a proposta que deve incluir introdução, objetivo, material e métodos.



Exposição de cada grupo sobre o tema selecionado (10 minutos de exposição; discussão no final com todos os grupos):


·         Introdução


·         Objetivo


·         Material e métodos



Semana 10


 


 


 



Case Studies


Rastreios



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição do professor


·         Rastreios (rastreios organizados nacionais oncológicos e não oncológicos; rastreios não organizados (rastreios oportunistas, Norma da DGS do Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Rastreio de contactos de doença, etc).


·         Discutir o que um programa de rastreio organizado implica


·         Quando fazer/como fazer


·         Que testes utilizar – rever conceitos de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN


 


Discussão em turma de casos de rastreios em contextos diferentes.



Semana 11


 


 


 



Case studies


Desigualdades em saúde



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 


·         Procura de exemplos de desigualdades em saúde


 



Exposição do professor


·         Desigualdades em saúde como um todo, o seu conceito e implicações


·         Discussão de exemplos (desigualdade de género, desigualdades de origem financeira, desigualdades em pessoas com deficiência, desigualdades com base na idade, desigualdades com base na etnia, desigualdades geográficas).


 


Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.



Semana 12


 


 



Case studies


Saúde ocupacional



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição do professor


·         Saúde ocupacional como uma prioridade em saúde pública


 


Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.



Semana 13


 


 



Case studies


Saúde mental


 



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição do professor


·         Saúde mental como uma prioridade em saúde pública


 


Discussão em turma de notícias, estudos ou publicações sobre o tema.



Semana 14


 


 



Planeamento em saúde


O que se aprendeu com a pandemia por COVID-19



·         Revisão dos objetivos da aula


 


·         Leitura do material de apoio à aula, disponibilizado no moodle


 



Exposição do professor


·         Planeamento em saúde


·         Ameaças


 


Discussão em turma:


·         As ameaças causadas pela pandemia


·         As oportunidades



 


 


Bibliografia Obrigatória

Celentano D, Sklo M; Gordis Epidemiology, Elsevier (6th edition), 2019
James F. McKenzie (Editor).; An Introduction to Community & Public Health, Jones & Bartlett Publishers, (9th edition), 2018
Brownson RC, Baker EA, Leet TL, Gillespie KN; Evidence-Based Public Health, Oxford University Press, 2018

Observações Bibliográficas

A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.

Estão disponibilizados no Moodle vídeos curtos (15 minutos) assim como outros materiais audiovisuais (por exemplo, vídeos da OMS) com material de suporte para a disciplina e aulas práticas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Preparação para as aulas práticas

 

Papel dos docentes

  • Asseguram-se de que os grupos estão organizados e de que as responsabilidades são rotativas ao longo das diferentes aulas
  • Preparam o guião sobre o objetivo/profundidade de cada tema/sessão
  • Fazem uma contextualização teórica da aula, de acordo com o estabelecido no programa
  • Antes da aula, garantem que todos leram as tarefas e que compreenderam os objetivos da aula
  • Fomentam em cada grupo a discussão – brainstorming ou com técnicas de identificação nominal de forma a garantir a participação de todos os elementos dos grupos e estimular o pensamento criativo
  • Garantem que os grupos se focam nos objetivos da aula e relembram sempre que necessário os diferentes passos da aula de forma a garantir que não há dispersão
  • Agem como recurso sempre que é necessário auxílio na clarificação de alguma questão, mas têm o cuidado de se assegurar que o trabalho é desenvolvido pelo grupo
  • Terminam a aula com um breve sumário dos conceitos mais relevantes

 

Papel dos alunos

  • Reveem os objetivos da disciplina e da aula (disponibilizados sempre com uma semana de antecedência)
  • Veem o material de apoio à aula, disponibilizado no moodle
  • Preparam a aula antecipadamente – os case studies, artigos, protocolos utilizados na aula serão distribuídos antecipadamente, assim como o guião para a mesma.
  • Durante a aula participam ativamente

 

 

Composição dos grupos

Cada grupo tem entre 5 e 6 alunos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 43,00
Frequência das aulas 28,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência









Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas

Avaliação positiva em todos os parâmetros de avaliação


 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha

A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final.

Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 5% para a apresentação oral e 15% para a apresentação escrita de um projeto de investigação por um grupo de trabalho).

A participação nas sessões teórico práticas inclui o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, estes serão avaliados a esta componente (30%) através de um trabalho escrito alternativo. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possam ser propostos o referido tema e formato do trabalho.


Melhoria de classificação










A melhoria de classificação será apenas realizada através da componente correspondente ao exame final.


 

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