Dentisteria Conservadora e Estética II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adequiram competência na estruturação de uma metodologia de investigação na área da Dentisteria Conservadora e Estética devidamente enquadrada com as especificidades inerentes. No final desta componente letiva os estudantes deverão ser capazes de diferenciar na Dentisteria a metodologia necessária para realizar uma investigação in vitro, in vivo e epidemiológica. Deverão também estar habilitados a apresentar um projecto de investigação na área.
Resultados de aprendizagem e competências
A exposição teórica dos conteúdos programáticos acompanhada da demonstração prática permite ao estudante reconhecer a importância das matérias lecionadas. Nomeadamente, a perceção da variabilidade de àreas de investigação que existem é transmitida através de exemplos reais do que o Departamento de Dentisteria Operatória tem vindo a desenvolver no ambito da Medicina Dentária Conservadora e, mais especificamente, na àrea da Dentisteria Estética.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Análise de artigos de investigação relacionados com a estética facial e a fiabilidade de resultados em reabilitações conservadoras; relacionados com a durabilidade clínica dos materiais utilizados nos tratamentos conservadores estéticos; relacionados com as técnicas restauradoras realizadas nos tratamentos conservadores estéticos.
Bibliografia Obrigatória
Estrela Carlos; Metodologia Científica – ensino e pesquisa em odontologia, Artes Médicas - São Paulo, 2001. ISBN: 9788574040462
Pires, PT et al; Shear Bond Strength of Different Adhesive Systems on Enamel Prepared by Er: YAG LASER, Photonics and Optoelectronics (P&O) Volume 3 Issue 1, , 2014
Areias C, et al; . Does the chemistry in the saliva of Down syndrome children explain their low caries prevalence? , official journal of European Academy of Paediatric Dentistry. 2013;14(1):23-6, 2013
Ferreira JC, et al.; Influence of Different Solvents on the Morphology of the Hybrid Layer Using Two-Step Etchand-Rinse Adhesives, The Journal of Adhesion ; 88 (9); 787-801, 2012
Pitts N, et al. ; Caries risk assessment, diagnosis and synthesis in the context of a European Core Curriculum in Cariology, Europ Journal Dent Educ.;15 Suppl 1:23-31. Epub 2011/11/02, 2012
Monteiro PM, et al. ; Two-year clinical evaluation of packable and nanostructured resin-based composites placed with two techniques. , J Am Dent Assoc.141(3):319-29. Epub 2010/03/07, 2010
Pitts N, et al. ; Caries risk assessment, diagnosis and synthesis in the context of a European Core Curriculum in Cariology, Europ Journal Dent Educ.;15 Suppl 1:23-31. Epub 2011/11/02, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com exposição oral do conteúdo programático.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
45,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final. Avaliação distribuída sem exame final em que serão consideradas a participação presencial com um fator ponderal de 10%, a elaboração de trabalhos que analizem alguns dos artigos publicados pelo departamento com um fator ponderal de 45% e da simulação de uma proposta concreta de investigação com um fator ponderal de 45%.
Melhoria de classificação
Elaboração de trabalho que analize alguns dos artigos desta área da Medicina Dentária.