Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 1050

Controlo do Comportamento em Odontopediatria

Código: 1050     Sigla: CCO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Não
Página Web: www.paediatric-dentistry.com
Unidade Responsável: 3.º Ciclo Doutoramentos
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DMDB 0 Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa curricular da UC Controlo do Comportamento em Odontopediatria foi elaborado de modo a disponibilizar ao estudante a aquisição de capacidades cognitivas, psicomotoras e afectivas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica, capaz de responder às solicitações da comunidade.

Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições atualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objetivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentáriapermitem ainda a aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado no Controlo do Comportamento em Odontopediatria I.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Lidar com o paciente

2. Sedativos

2.1. Controlo da dor (odontologia sem dor)

2.2. Sedação consciente

2.3. Efeito sedativo profundo

3. Anestesia geral

Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
McDonald Ralph E.; Dentistry for the child and adolescent. ISBN: 0-323-02450-5
McDonald, Ralph E.; Odontología para el nino y el adolescente
McDonald, Ralph E.; Odontopediatria. ISBN: 85-277-0637-7
McDonald Ralph E.; Odontología pediátrica y del adolescente

Observações Bibliográficas

Por favor consultar web site da disciplina em http://www.paediatric-dentistry.com/ onde se poderá encontrar a bibliografia aconselhada para cada aula

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem ativa, na qual o estudante assume uma responsabilidade cada vez maior.

Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os estudantes discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se desde cedo um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde ao somatório de assiduidade (10%) acrescida da classificação obtida num trabalho a apresentar sob a forma de artigo de revisão, comunicação oral ou poster de um tema distribuído a cada um dos estudantes (90%).

A relação entre o ensino teórico e a sua aplicação prática proporciona ao estudante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Como os principais objetivos desta unidade curricular foram elaborados de modo a disponibilizar ao estudante a aquisição de capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica, capaz de responder às solicitações da comunidade. Acredita-se que a metodologia adotada é a mais indicada e adequada. Os métodos de ensino da unidade curricular foram adotados de modo a otimizar a aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado Controlo do Comportamento em Odontopediatria.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-15 às 23:26:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias