Prática clínica VI
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências que os habilitem a estudar e tratar doentes que necessitam de cuidados de reabilitação oral, relacionados com a área da Prótese Fixa (tratamentos de elevada complexidade sobre dentes), da Prótese Removível (clássica e sobredentaduras de elevada complexidade sobre implantes) e da Oclusão e Dor Orofacial (goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono), sob supervisão docente.
Resultados de aprendizagem e competências
- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global
- Prestar cuidados clínicos a doentes, sob supervisão: tratamentos de elevada complexidade de P. Fixa (facetas, coroas, pontes de grande extensão com alteração da dimensão vertical, cerâmicas, em dentes e implantes, perda dentária excessiva por bruxismo/anorexia; P. Removível (sobredentaduras elevada complexidade em implantes, com alteração DV e estética, e colocação direta de attachments); Oclusão (goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono).
- Procedimentos laboratoriais para fixas com diferentes sistemas cerâmicos; P. Removível- attachments em sobredentaduras
- Sensibilidade estética a um nível elevado.
- Coordenar os tratamentos e atuar como líder da equipa
- Habilidades para analisar críticamente os dados publicados em estudos clínicos e laboratoriais de Prótese Dentária, e propor mudanças na prática clínica da Especialização.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas práticas com doentes:
- estudo de casos clínicos de alta complexidade e correspondentes planos de tratamento
- atendimento clínico de doentes (2 alunos por box), para P. Fixa (facetas, coroas, pontes de grande extensão com alteração da dimensão vertical, e tratamento reabilitador de perda dentária excessiva por bruxismo/anorexia; P. Removível (parciais e totais, e sobredentaduras de elevada complexidade em implantes, com alteração da DV e estética, e colocação direta de attachments em sobredentaduras sobre implantes); de Oclusão e Dor Orofacial (EMG, TENS, goteiras oclusais, bruxismo, apneia obstrutiva do sono).
- Nos casos menos comuns são realizadas demonstrações práticas pelo docente responsável.
- Uma vez por mês são apresentados e discutidos por todos os estudantes os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clinica, assim como a análise crítica das reabilitações orais realizadas nos dois semestres anteriores.
Bibliografia Obrigatória
Rosenstiel, Stephen F.;
Contemporary fixed prosthodontics. ISBN: 0-8016-4172-1
Klineberg I, Eckert S. ; Functional Occlusion in Restorative Dentistry and Prosthodontics, Elsevier Health Sciences, 2015
Okeson, Jeffrey P; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1.
Okeson Jeffrey P; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5.
Bilgin MS, Erdem A, Aglarci OS, Dilber E. ; Fabricating Complete Dentures with CAD/CAM and RP Technologies, JournalofProsthodontics, 2015
Carlsson GE, Örtorp A, Omar R. ; What is the evidence base for the efficacies of different complete denture impression procedures? A criticalreview. , JournalofDentistry, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos definidos. Ao fazer o atendimento dos doentes o estudante vai apurar as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os conhecimentos de forma integrada, nomeadamente quanto ao relacionamento psicológico, aos conhecimentos para o planeamento uni ou pluridisciplinar (diferentes opções estimulam o estudo crítico), ao domínio das técnicas operatórias, à escolha dos materiais e técnicas, aos aspetos estéticos e da cor, ao relacionamento com o técnico laboratorial e ao apoio doutras áreas disciplinares.
As discussões conjuntas mensais de casos facilitam o desenvolvimento da tomada de decisão independente no diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, e a integração dos conhecimentos.
Estes aspetos devem constar do relatório do caso clinico, obrigatório, o que exige pesquisa e análise crítica.
Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos que podem ser realizados noutras UCs da Especialização.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Trabalho de campo |
15,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes trabalham na clínica em grupos de dois, sob supervisão docente.
Avaliação distribuída sem exame final.
Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do doente. – 70%
- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%
A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.