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Investigação e Estatística I

Código: 5202     Sigla: IEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MROB 4 Mestrado em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2010/2011 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Saber interpretar a tipologia dos diferentes estudos epidemiológicos; aplicar e interpretar diferentes indicadores epidemiológicos: morbilidade, mortalidade e de risco. Saber identificar os principais erros de investigação e as principais regras de investigação e redação de acordo com o método científico. Capacitar para a seleção de métodos de análises de dados (descritivos e inferenciais) e sua interpretação. Ser capaz de determinar e interpretar as principais propriedades dos testes de diagnóstico.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes sejam capazes de delinear e implementar todas as fases de um estudo de investigação e que de igual forma possuam sentido crítico na análise de artigos já publicados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Epidemiologia descritiva: Principais indicadores de morbilidade, mortalidade e risco.

Conceitos básicos de estatística. Métodos descritivos. apresentação de resultados: tabelas e gráficos. Conceito de testes de hipóteses. Aplicação de testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos para uma e duas populações. Correlação de Perason e regressão linear. Correlação de Spearman. Teste do qui-quadrado.

Determinação da vailidade dos métodos de diagnóstico.

Bibliografia Obrigatória

Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Gordis Leon; Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Maroco João; Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Henk F. Moed; Citation analysis of scientific journals and journal impact measures, Current Science, 2005, 89: 1990-1996, 2005
Falagas M. E., Pitsouni E.I., Malietzis G.A., Pappas G.; Comparison of PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar: strengths and weaknesses, The FASEB Journal, 2008; 22: 338-342, 2008

Bibliografia Complementar

Amit Chattopadhyay; Oral Health Epidemiology Principles and Practice , Jones and Bartlett Publishers, 2011. ISBN: 13:978-0-7637-5409.9
Kenneth J Rothman, Sander Greeland, Timothy Lash M; Modern Epidemilogy, Wolters Kluwer, 2008. ISBN: 978-0-7817-5564-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas destinam-se à apresentação de conceitos de Epidemiologia e Estatística descritivas. A implementação de aulas TP destinam-se à resolução de problemas estatísticos com apoio do programa SPSS, e à análise de artigos publicados, com especial destaque para a discussão da coerência dos métodos estatísticos e do desenho de investigação face aos objetivos propostos.

Software

spss

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 81,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Para o efeito, os estudantes deverão obter, como mínimo, 75% de presenças em relação ao número de aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = avaliação no exame

Melhoria de classificação

Exame escrito.

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