Prótese Dentária e Oclusão II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Tendo em consideração a proposta curricular apresentada em 1993 pela American Association of Dental Schools, as regulamentações nacionais e comunitárias, incluindo as recomendações para implementação do Processo de Bolonha, definimos como objectivos pedagógicos da Unidade Curricular de Prótese Dentária e Oclusão I do Doutoramento em Medicina Dentária:
- Ser competente no conhecimento da evolução da Prótese Dentária e Oclusão até aos nossos dias, do seu objecto de estudo e de investigação, e da sua inter-relação com outras ciências importantes para a formação dos médicos dentistas.
- Ser competente na caracterização dos problemas ligados com a mortalidade dentária e a necessidade da sua substituição protética, incluindo a sua magnitude e dimensão epidemiológica.
- Ser competente nos conceitos e terminologias inerentes à disciplina, utilizando uma linguagem científica apropriada.
- Ter conhecimento dos efeitos emocionais e psicológicos sobre o doente e a sua família, assim como das repercussões sociais e económicas das decisões clínicas.
- Ser competente no estabelecimento duma comunicação eficaz com o doente, assim com os colegas e os restantes membros da equipa se saúde.
- Ser competente para efectuar uma correcta entrevista clínica e um exame físico minucioso, desenvolvendo um sistema de observação e análise, de forma a saber referir e avaliar o grau e a gravidade dos sinais gerais e dos sintomas evidentes e subtis, assim como saber interligá-los nos aspectos fisiopatológicos e clínicos.
- Ser competente no conhecimento profundo e na forma de hierarquizar de modo criterioso os exames complementares de diagnóstico mais utilizados em Prostodontia e Oclusão.
- Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um planeamento reabilitador complexo e completo.
- Ter conhecimento dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, dento ou implanto-suportadas, próteses removivéis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais.
- Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples ou complexas, tais como restaurações unitárias e pontes, dento ou implanto-suportadas, próteses removivéis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais.
- Ser competente para reconhecer os tratamentos que excedem as suas capacidades e, nessas situações, referir o doente ao profissional adequado.
- Ser competente a elaborar trabalhos em grupo e multidisciplinares.
- Ser competente na realização de pesquisas científicas e no uso da informação científica de forma crítica.
- Estar familiarizado com as noções sobre a validade dos conhecimentos e a necessidade de formação contínua (actualização, aperfeiçoamento e aprofundamento) articulada com a actividade profissional.
- Ser competente no desenvolvimento da capacidade de auto-aprendizagem.
- Estar familiarizado com as noções sobre a responsabilidade social da profissão
Resultados de aprendizagem e competências
- Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia.
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.
- Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma, situações simples ou complexas, tais como restaurações unitárias e pontes, dento ou implanto-suportadas, próteses removivéis, sobredentaduras sobre dentes e implantes, e goteiras oclusais.
- Ser competente para reconhecer os tratamentos que excedem as suas capacidades e, nessas situações, referir o doente ao profissional adequado.
- Ser competente para efectuar uma correcta entrevista clínica e um exame físico minucioso, desenvolvendo um sistema de observação e análise, de forma a saber referir e avaliar o grau e a gravidade dos sinais gerais e dos sintomas evidentes e subtis, assim como saber interligá-los nos aspectos fisiopatológicos e clínicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Prótese Fixa, Prótese Removível, Prótese Implantar, Oclusão e Dor Orofacial.
Bibliografia Obrigatória
Shillingburg, Herbert T.;
Fundamentals of fixed prosthodontics. ISBN: 3-87652-641-8
Observações Bibliográficas
Shillingburg HT, Wilson EL Jr., Morrison J. Guide to Occlusal Waxing 3rd edition. Chicago Quintessence Pub Co. 2000.
Shillingburg HT. Fundamentals of Fixed Prosthodontics, 4rd edition. Chicago. Quintessence Pub Co. 2014.
Okeson JP. Bell’s Orofacial Pains. 7rd edition. Chicago. Quintessence Books. 2014.
Manfredini D: Current Concepts on Temporomandibular Disorders. Chicago. Quintessence Books. 2010.
Laskin DM. Greene CS. Hylander WL. Temporomandibular Disorders. Chicago. Quintessence Books. 2006.
Paesani DA. Bruxism: Theory and Practice. Chicago. Quintessence Books. 2010.
Olesen J. Goadsby PJ. Ramadan NM. TfeltHansen P. Welch KMA. (The Headaches. 3rd edition. Philadelphia. Lippincott Williams & Wilkins. 2006.
Levin M. Ward TN. Head, Neck and Facial Pain: A Casebased Handbook of Diagnosis, Management, and Prognosis. Columbus. Anadem Publishing, Inc. 2006.
Wright Edward F.; Manual of temporomandibular disorders. 3rd edition. Wiley Blackwell. 2014.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teorico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Trabalho escrito |
Trabalho escrito |
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50,00 |
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Teste |
Teste |
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50,00 |
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Total: |
- |
100,00 |
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Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A - A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
1. Assiduidade e pontualidade – 10%
2. Dois testes teóricos (avaliação contínua) – 90%
B - Nota final igual ou superior a 17 valores tem de ser defendida em exame oral.
Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores
A prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.
Provas e trabalhos especiais
Sem obrigatoriedade, os estudantes poderão realizar um trabalho de pesquisa ou revisão, que poderá ser tido em conta na avaliação distribuída
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Teste teórico e exame oral
Melhoria de classificação
Teste teórico e exame oral