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Prótese dentária II

Código: ERO 15     Sigla: PD II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 4 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular (UC) visam proporcionar, aos estudantes, competências para a reabilitação oral com Prótese Fixa, Prótese Removível e Prótese implantar, nomeadamente em:
PRÓTESE FIXA (pontes complexas e alterações da dimensão vertical);
PRÓTESE REMOVÍVEL (sobredentaduras complexas sobre implantes e próteses combinadas);
IMPLANTES (Sistemas Implantares).

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem dos alunos devem ser competente em:

Formular planos de tratamento adequados para próteses fixas ou removíveis implante-retidas, enquanto parte de uma equipe multidisciplinar para atingir resultados óptimos para o paciente

Coordenar um plano de tratamento, com especialidades cirúrgicas, destinadas a substituir dentes com implantes.

Realizar guias cirúrgicos e radiográficos completas para auxiliar o planeamento de número, posição e angulação de equipamentos.

Construir e colocar próteses provisórias e definitivas implanto-retido vs prótese  implanto-suportadas (fixas e removíveis)

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PRÓTESE FIXA

Pontes complexas, fixas totais sobre implantes e alterações da dimensão vertical

PRÓTESE REMOVÍVEL

Sobredentaduras complexas sobre implantes e próteses conjuntas
IMPLANTOLOGIA

Indicações e contraindicações. Tomografias. Sistemas implantares. Planos de tratamento. Guias cirúrgicas e radiográficas. Próteses provisórias e definitivas

 

Bibliografia Obrigatória

Jaju PP, Jaju SP; Clinical utility of dental cone-beam computed tomography: current perspectives, Clin Cosmet Investig Dent, 2014 (6:29-43)
Tyndall DA, Price JB, Tetradis S, Ganz SD, Hildebolt C, Scarfe WC; Position statement of the American Academy of Oral and Maxillofacial Radiology on selection criteria for the use of radiology in dental implantology with emphasis on cone beam computed tomography, Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol, 2012 (113(6):817-26)
Angelopoulos C, Aghaloo T; Imaging technology in implant diagnosis, Dent Clin North Am , 2011 (55(1):141-58)
Avrampou M, Mericske-Stern R, Blatz MB, Katsoulis J; Virtual implant planning in the edentulous maxilla: criteria for decision making of prosthesis design, Clin Oral Implants Res, 2013 (Suppl A100:152-9)
Johansson A, Johansson AK, Omar R, Carlsson GE; Rehabilitation of the worn dentition, J Oral Rehabil, 2008 (35(7):548-66)
Kanbara T, Sekine H, Homma S, Yajima Y, Yoshinari M; Wear behavior between zirconia and titanium as an antagonist on fixed dental prostheses, Biomed Mater, 2014 (9(2):025005)
Kourkouta S; Implant therapy in the esthetic zone: smile line assessment, Int J Periodontics Restorative Dent, 2011 (31(2):195-201)
Goldstein MB; Aesthetic success: tissue management and impressions, Dent Today, 2010 (29(9):70, 72-3)
Mahshid M, Khoshvaghti A, Varshosaz M, Vallaei N; Evaluation of "golden proportion" in individuals with an esthetic smile, J Esthet Restor Dent, 2004 (16(3):185-92)
Klineberg IJ, Trulsson M, Murray GM; . Occlusion on implants–is there a problem?, Journal of Oral Rehabilitation, 2012 (39(7): 522-537)
Guess PC, Att W, Strub JR; Zirconia in fixed implant prosthodontics, Clinical Implant Dentistry and Related Research, 2012 (14(5): 633-645)
Hamalian TA, Nasr E, Chidiac JJ; Impression materials in fixed prosthodontics: influence of choice on clinical procedure, Journal of Prosthodontics, 2011 (20(2): 153-160)
Contrepois M, Soenen A, Bartala M, Laviole O; Marginal adaptation of ceramic crowns: a systematic review, The Journal of Prosthetic Dentistry , 2013 (110(6): 447-454)
Misch CE; Dental Implant Prosthetics, Elsevier Health Sciences, 2014
Zarb George A.; Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
GÜREL G; Porcelain laminate veneers: minimal tooth preparation by design, Dental Clinics of North America, 2007 (51(2): 419-431)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas, recorrendo a meios audiovisuais e demonstrações práticas (sistemas implantares, facetas cerâmicas, restaurações indiretas, perfil de emergência, attachments em próteses removíveis).

Algumas aulas são ministradas por convidados doutras universidades e da indústria.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Trabalho escrito 30,00
Teste 70,00
Total: - 100,00

Obtenção de frequência


Presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuida sem exame final.

A nota final inclui os seguintes parâmetros:

1.Teste teórico – 70%

A não comparência ao teste, ou a classificação inferior a 9,5 valores, implica a reprovação na avaliação contínua. O estudante pode fazer exame final (época normal e/ou época de recurso).

2.Trabalho científico (de revisão ou trabalho escrito de investigação) – 30%



 
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