Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 311

Biopatologia

Código: 311     Sigla: 311

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 48 Plano oficial a partir de 2000 3 10 17 -

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia é o de conseguir que os alunos aprendam uma nova linguagem. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas.
Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia é o de conseguir que os alunos aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Programa

O Programa da Biopatologia é constituído por duas partes que correspondem grosso modo aos dois semestres:

1º semestre – “Patologia Geral” e
2º semestre – “Patologia Sistémica”.

Bibliografia Principal

Qualquer livro de Anatomia Patológica do tipo das últimas edições do Robbin’s PATHOLOGIC BASIS OF DISEASE ou do OXFORD TEXTBOOK OF PATHOLOGY é adequado, embora se reconheça algum “excesso” nestas obras (o Oxford Textbook of Pathology é constituído por três volumes). Sugere-se, por isso, como compromisso a 6ª edição do BASIC PATHOLOGY (autores: Kumar V, Cotran RS e Robbins SL; Editora: W. B. Saunders Co; 1997).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A organização do ensino é feita de um modo semelhante nos dois semestres compreendendo os seguintes tipos de “aulas/sessões de trabalho”.
• 2 Aulas Teóricas por semana de 1 hora de duração: exposição inicial de cerca de 40 minutos seguida por uma discussão de cerca de 20 minutos.
• 2 Aulas Práticas por semana com 1h30m de duração cada uma. A primeira aula da semana destina-se à observação do material seleccionado previamente e a segunda à discussão dos resultados dessa observação.
• 1 Seminário por semana de 1h30m de duração máxima. Quatro dos Seminários são ocupados por Reuniões Anátomo-Clínicas.
• 1 Autópsia por semestre: Durante o ano cada Turma Prática deverá assistir à realização e proceder ao estudo histológico de duas autópsias.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é obtida pela média das frequências desde que em nenhuma delas o aluno tenha obtido menos de 8,5 valores (Se tiver uma classificação inferior a 8,5 terá de fazer o exame final). Os alunos que tiverem mais de 16 valores na média das frequências ou no exame final deverão fazer exame oral; se o não fizerem ficarão com a classificação final de 16 valores. Não haverá exame oral em nenhuma outra circunstância (nem para alunos com negativa, nem para subida de nota).Notas
1. Não haverá lugar a descontos pelas respostas erradas. Apenas serão contabilizadas as respostas “uncued” totalmente correctas.
2. As questões que tiverem índice de dificuldade demasiado elevado serão eliminadas a posteriori apenas sendo contabilizadas para os alunos que tiverem optado pela resposta correcta.
3. O exame prático e o exame teórico distinguem-se pelos documentos que utilizam como suporte para as perguntas (diapositivos ou texto); isto é, não há uma matéria “das” práticas distinta da matéria “das” teóricas.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 09:22:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico