Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Resiliência académica: narrativas de pessoas provenientes de bairros de habitação social

Resiliência académica: narrativas de pessoas provenientes de bairros de habitação social

Título
Resiliência académica: narrativas de pessoas provenientes de bairros de habitação social
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2024
Autores
Maria de Fátima Vigário
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Susana Coimbra
(Autor)
Outra
Outras Informações
Resumo (PT): A pobreza e a acumulação de fatores de risco associados à vivência em bairros de habitação social fazem com que estes constituam contextos que desafiam o desenvolvimento e o ajustamento psicológicos, em particular do ponto de vista académico e profissional. De facto, o insucesso e/ou abandono escolares são desfechos menos positivos que frequentemente pautam o percurso académico de crianças e jovens provenientes destes contextos sociais. Contudo, existe um grupo reduzido de pessoas que conclui a sua formação no ensino superior. O presente estudo analisa sete narrativas de pessoas com este perfil adotando para o efeito uma perspetiva ecológico-desenvolvimental e com recurso à análise de conteúdo temática reflexiva. Teve como objetivo estudar os mecanismos de risco e de proteção que contribuíram para a sua trajetória de resiliência académica. Os resultados da investigação sugerem que as experiências de sucesso, a interação positiva com outros contextos, a presença de figuras de apoio e a valorização dos/as professores/ as ao longo do percurso foram variáveis fundamentais para o amortecimento do efeito do risco decorrente da residência em bairros de habitação social e, consequentemente, para o desenvolvimento de resiliência académica. O estudo fornece pistas para a intervenção junto de populações em situação de vulnerabilidade, em particular de residentes em bairros de habitação social, no sentido de incrementar trajetórias que permitam quebrar os ciclos de reprodução social de pobreza.
Abstract (EN): Poverty and the accumulation of risk factors associated with living in social housing neighbourhoods make them contexts that challenge development and psychological adjustment, particularly from an academic and professional point of view. In fact, failure and/or dropping out of school are fewer positive outcomes that often characterize the academic careers of children and young people from these social backgrounds. However, there is a small group of people who graduate from higher education courses. This study analyses seven narratives of people with this profile, using an ecological-developmental perspective and reflective thematic content analysis. It aimed to study the risk and protective mechanisms that contributed to their academic resilience. The results of the research suggest that successful experiences, positive interaction with other contexts, the presence of supportive figures, and the appreciation of teachers along the way were fundamental variables in buffering the effect of risk resulting from living in social housing neighbourhoods and, consequently, in the development of academic resilience. The study provides clues for intervention with vulnerable populations, particularly those living in social housing neighbourhoods, to increase trajectories that break the cycles of social reproduction of poverty.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 21
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Resiliência académica 287.95 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Uso de drogas, comportamentos sexuais de risco e comportamentos antissociais na adolescência: padrões de associação (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Valentina Chitas; Jorge Negreiros; Tania Barreira
Uso de drogas, comportamentos sexuais de risco e comportamentos antissociais na adolescência: padrões de associação (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Valentina Chitas; Jorge Negreiros; Tania Barreira
Transição para a idade adulta e adultez emergente: adaptação do Questionário de Marcadores de Adultez junto de jovens portugueses (2009)
Artigo em Revista Científica Nacional
Marina Mendonça; Cláudia Andrade; Anne Marie Fontaine
Tópicos de psicologia positiva numa amostra portuguesa e timorense (2005)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Barros de Oliveira; C. Pinto

Ver todas (100)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-25 às 03:04:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias