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Estratégias de comunicação sobre nutrição no YouTube: qual a avaliação dos futuros profissionais

Título
Estratégias de comunicação sobre nutrição no YouTube: qual a avaliação dos futuros profissionais
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Autores
Ribeiro, Caio Julius
(Autor)
Outra
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Fogel, Adriana Aguiar Aparício
(Autor)
Outra
Costa, Mariana
(Autor)
Outra
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Rodrigues, Joana
(Autor)
Outra
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Padrão, Patrícia
(Autor)
FCNAUP
Azevedo, José
(Autor)
FLUP
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Outras Informações
Resumo (PT): O estudo identifica estratégias de comunicação eficazes para combater a desinformação nutricional, que foi intensificada pela infodemia durante a pandemia de covid-19. O projeto Nutrição às Claras foi desenvolvido para fornecer conteúdo nutricional baseado em evidências através do YouTube, uma plataforma escolhida pela sua capacidade de alcançar um público amplo e facilitar a interação. Os vídeos abordaram temas sobre dietas atualmente populares, como o jejum intermitente e a dieta paleolítica, entre outras, focando desmistificar mitos e melhorar a compreensão nutricional. A metodologia envolveu a avaliação dos vídeos por 65 estudantes para analisar a sua clareza, precisão, impacto, e outros aspetos técnicos, como a qualidade da produção e a afinidade dos espectadores com os apresentadores. A afinidade com os apresentadores revelou-se uma dimensão crítica, uma vez que os vídeos apresentados por comunicadores com os quais os espectadores sentem uma conexão pessoal tendem a ser mais eficazes na transmissão de mensagens e na promoção de uma aprendizagem significativa. A qualidade técnica dos vídeos, incluindo a edição, a clareza do áudio e a relevância das ilustrações visuais, também desempenhou um papel importante na forma como as informações foram recebidas e assimiladas pelos estudantes. Os resultados destacaram a preferência dos estudantes por plataformas como Instagram e YouTube para obter informações sobre nutrição, revelando uma receção positiva quanto à clareza e utilidade dos vídeos. A análise mostrou que a eficácia da comunicação é significativamente influenciada não apenas pelo conteúdo, mas também pela forma como é apresentado, enfatizando a importância de considerar as relações parassociais e a competência técnica na criação de vídeos educativos. Esta abordagem destaca a importância de estratégias de comunicação bem estabelecidas na promoção da literacia em saúde.
Abstract (EN): The study identifies effective communication strategies to combat nutritional misinformation intensified by the infodemic during the covid-19 pandemic. The Nutrição às Claras project was developed to provide evidence-based nutritional content through YouTube, a platform chosen for its ability to reach a broad audience and facilitate interaction. The videos covered topics on currently popular diets, such as intermittent fasting and the palaeolithic diet, among others, focusing on debunking myths and enhancing nutritional understanding. The methodology involved having 65 students evaluate the videos to analyse their clarity, accuracy, impact, and other technical aspects, such as production quality and viewers’ affinity with the presenters. Affinity with the presenters proved to be a critical dimension, as videos presented by communicators with whom viewers feel a personal connection tend to be more effective in conveying messages and promoting meaningful learning. The technical quality of the videos, including editing, audio clarity, and the relevance of visual illustrations, also played a significant role in how information was received and assimilated by the students. The results highlighted the students’ preference for platforms like Instagram and YouTube for obtaining nutrition information, revealing a positive reception regarding the clarity and usefulness of the videos. The analysis showed that communication effectiveness is significantly influenced by the content and how it is presented, emphasising the importance of considering parasocial relationships and technical proficiency in creating educational videos. This approach underscores the importance of well-established communication strategies in promoting health literacy.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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