Resumo (PT):
Como lidar com o mito de Medeia no século XXI? Nestes tempos conturbados pelo covid, destroçados pela guerra, que papel desempenha a crueldade de Medeia? O que é que nos desafia no seu mito, hoje: a mulher, a mãe, a feiticeira, a filicida? Ou algo mais, mais amplo, mais indizível? Haverá lugar para a violência proveniente do mito, num mundo em que a violência, não apenas ficcional, atingiu uma intensidade inusitada? Parte da resposta, e uma boa base para manter viva esta ordem de questões, pode encontrar-se em duas peças contemporâneas, da autoria do dramaturgo, diretor e ator português, Luís Mestre: uma peça de 2012, Agora sou Medeia e, em 2022, um monólogo, mais curto, Medeiadoispontozero. Propondo-me explorar sobretudo o segundo destes textos teatrais – que reinventa a voz de Medeia e a inscreve numa trama de tremenda violência –, apresento uma leitura crítica desta nova versão do mito de Medeia, que, com recurso a uma inteligência atenta e fina, mistura motivos tradicionais com outros surpreendentemente novos.
Abstract (EN):
How can we deal with Medea's myth in this 21st century? In these times troubled by covid, torn apart by war, what role does Medea's cruelty play? What does challenge us in this myth today: the woman, the mother, the sorceress, the filicide? Or something else, even broader, and more unspeakable? Is there a place for the violence that comes from myth, in a world where violence, not just fictional, has reached an unusual intensity? Part of the answer, and a good basis for keeping this set of questions alive, can be found in two contemporary plays, by the Portuguese playwright, director and actor Luís Mestre: a 2012 play, Agora sou Medeia (Now I am Medea), and a 2022 monologue, shorter, Medeiadoispontozero (Medeatwopointzero). Exploring mainly the second of these theatrical texts – which reinvents Medea’s voice and inscribes her in a framework of extreme violence – I present a critical reading on this new version of Medea’s myth that, using careful and bold intelligence, mixes traditional motives with others surprisingly new.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica