Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos de Odontopediatria aprendidos
Desenvolver competências em ambiente pré-clínico com os materiais utilizados e tratamentos efetuados em Odontopediatria
Desenvolver conhecimentos e competências clínicas no reconhecimento de necessidades de tratamento preventivos e realização dos atos de prevenção primária e secundária em pacientes assim como tratamento restauradores simples
Aplicar competências de comunicação clínica com pacientes e seus cuidadores; capacitar para motivar, educar e promover a saúde oral, visando a melhoria da literacia em saúde oral.
Ensinar a etiologia local da má oclusão e os fundamentos do diagnóstico ortodôntico, bem como a sua aplicação clínica. Ensinar a diagnosticar as más oclusões de Classe I, II e III e definir a sua terapêutica.
Promover a competência da investigação e a da comunicação através da realização e apresentação de um poster científico subordinado ao tema da unidade curricular
Resultados de aprendizagem e competências
Através dos conhecimentos e competências a adquirir os estudantes serão capazes de identificar os sinais e sintomas das diversas patologias , necessidades de tratamento bem como conhecer as especificidades de vários elementos auxiliares de diagnóstico nos pacientes pediátricos; pela atividade prática é expectável que os estudantes fiquem aptos a desenvolver a competência para realizar atos de prevenção e elaborar propostas terapêuticas nomeadamente em termos preventivos e intercetivos.Compreender a má-oclusão e sua etiologia. Conhecer os sinais e sintomas das más-oclusões de Angle e procedimentos gerais terapêuticos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos teóricos de Odontopediatria nomeadamente no que diz respeito a:
Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria
Anatomia dentária
Imagiologia em Odontopediatria
Anomalias dentárias de desenvolvimento
Anestesia em odontopediatria
Particularidades psicológicas da criança. Normas de conduta
Importância do primeiro molar permanente
Cirurgia e patologia oral na criança e adolescente
Preparo cavitário
Materiais em odontopediatria
Terapêutica pulpar
Tratamento Protético da criança e adolescente
Conhecimentos de métodos de prevenção primária para as doenças orais.
Conhecimentos do desenvolvimento normal e patológico humano, a nível facial e do aparelho estomatognático.
Noções de má oclusão e bases biológicas e mecânicas do tratamento ortodôntico.
Co-requisitos: aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas de Medicina Dentária
Programa
Seminários sobre a consulta de Odontopediatria e exame fisico, Odontopediatria do bebé, controlo farmacológico do comportamento em Odontopediatria, pacientes especiais e medicamente comprometidos, patologia oral e gengival em Odontopediatria, alterações eruptivas e manutenção de espaço, hábitos orais, hipomineralização incisivo-molar, traumatismos dentários, laser em odontopediatria
Atividade em contexto pré-clinico: execução dos tratamentos restauradores e pulpares com diferentes técnicas e materiais. Análise de casos clínicos
Atividade em contexto clínico: realização de tratamentos preventivos de nível primário e secundário e restauradores simples;motivação e educação para a saúde e saúde oral; promoção da literacia em saúde oral.
Fatores etiológicos locais. Anatomia Radiográfica; Análise cefalométrica de Ricketts e outras análises. Más oclusões de Classe I, II e III: - componentes e características - tratamento. Moldagem e modelos ortodônticos. Análise de modelos: Moyers, Bolton, DDM na dentição definitiva. Elaboração de um aparelho removível.
Bibliografia Obrigatória
David José Casimiro de Andrade;
Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
Juan R. Boj;
Odonto Pediatría. ISBN: 978-607-98336-0-2
Norman O. Harris;
Primary preventive dentistry. ISBN: 0-13-091891-1
Lee W. Graber;
Orthodontics. ISBN: 978-0-323-37832-1
Robert E. Moyers;
Handbook of orthodontics. ISBN: 0-8151-6003-8
Christopher A et al; Health Behaviour change in the Dental Practice. ISBN: 13:978-0-81-2106-1/2010
Bibliografia Complementar
Elena Barbería Leache,;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
Antonio Carlos Guedes-Pinto,;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Athanasios E. Athanasiou;
Orthodontic cephalometry. ISBN: 0-7234-2045-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas TP e seminários.
Aulas Práticas: seminários, discussão de casos clínicos, elaboração e apresentação de um poster científico, atividade pré-clínica com as técnicas e os materiais mais comummente utilizados em Odontopediatria e atendimento de pacientes na clínica.
A avaliação prática (atos clínicos e pré-clínicos) será baseada na metodologia OSCE.
Os estudantes terão acesso, publicação na plataforma MOODLE aos parâmetros utilizados para avaliação de cada uma das componentes práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
99,00 |
Trabalho escrito |
36,00 |
Total: |
180,00 |
Obtenção de frequência
Mínimo de 75% de assisuidade nas aulas - TP e P com entrega dos trabalhos requeridos em cada aula
Fórmula de cálculo da classificação final
Época Normal-Avaliação TP- 50% (50% avaliação contínua e 50%- teste TP)+ Avaliação P- 50% (40% avaliação atos clínicos e 40% avaliação contínua e 20% apresentação poster científico)
Para o estudante obter aprovação na UC tem que ter 10,0 valores em 20 valores em cada um dos componente de avaliação (avaliação TP e avaliação P)
Época de Recurso: exame TP- 50%+ avaliação P- 50% (mínimo de 75% de assisuidade das aulas TP e P é exigido para realizar o exame de recurso). Para ter aprovação o estudante terá que ter 10,0 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não contemplado
Trabalho de estágio/projeto
Não contemplado
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Normas do Conselho Pedagógico para o ano letivo de 2024/2025
Melhoria de classificação
Exame oral
Observações
Revisão de provas- revisão do componente de avaliação TP em data a agendar