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Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva I

Código: MIMD030205     Sigla: OOMDP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 81 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 3 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Preparar os futuros médicos dentistas para prestarem cuidados de saúde oral a crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais. Dar competência, conhecimentos e habilitações relacionadas com esta especialidade. Capacitar para colaborar em equipa multidisciplinar de saúde infantil. Ser eficiente a ensinar e motivar à literacia em saúde oral nas crianças, cuidadores e equipa de saúde. Desenvolver a atitude científica e profissional.Aprofundar o conhecimento do desenvolvimento normal e patológico humano, com especial incidência a nível da face e aparelho estomatognático.Saber os conceitos básicos de má oclusão, ser capaz de reconhecer o desenvolvimento normal e anormal da face, da oclusão e das funções orofaciais.Conhecer e interpretar, na generalidade, o tratamento ortodôntico nos seus contextos biológico e mecânico. Dotar conhecimentos, aptidões e competências que permitam a aplicação de medidas preventivas em contexto clínico. Desenvolver  competências em ambiente pré-clínico com os materiais utilizados e tratamentos  efetuados em Odontopediatria.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos orientam-se no sentido de que no final da UC o estudante seja detentor dos conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam participar ativamente na resolução de casos do âmbito da Odontopediatria. Atitudes a desenvolver numa compreensão dirigida e aprofundada dos aspetos morfofuncionais do aparelho estomatognático, nas suas várias etapas de desenvolvimento.

Pretende-se que o estudante esteja apto a desenvolver estratégias preventivas, num contexto clinico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos: Anatomia dentária, nomenclatura de cavidades e anestesia.

Co-requisitos: aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas de Medicina Dentária.

Programa

Seminários sobre o exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria. Imagiologia em Odontopediatria. Materiais dentários em odontopediatria. Implicações das diferenças entre os dentes temporários e permanentes e das anomalias dentárias de desenvolvimento. Importância do primeiro molar permanente. Particularidades psicológicas da criança. Normas de conduta. Fisiopatologia e terapêutica da cárie em dentição temporária e permanente; especificidades da terapêutica pulpar. Condutas minimamente invasivas. Particularidades da anestesia, patologia periodontal, cirurgia e patologia oral na criança e adolescente.

Crescimento craniofacial pós-natal. Desenvolvimento, maturação e envelhecimento da oclusão. Fisiopatologia das funções orofaciais. Disfunções, parafunções e hábitos orais. Etiologia geral da má oclusão. Avaliação do risco das Patologias Orais. História clínica e a implementação de estratégias de prevenção primária. Estratégias de Comunicação e implementação de estratégias de prevenção primária. 

Atividade em contexto pré-clínico: execução de preparos cavitários, tratamentos restauradores e pulpares com diferentes técnicas e materiais.

Bibliografia Obrigatória

Andrade DC, Guedes-Pinto AC.; Textos Escolhidos de Odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-137-8.
Andrade DC, Pimenta J, Rebelo P; Materiais Adesivos em Crianças e Jovens - Técnicas e Aplicações Clínicas. , Porto Editora, 1995. ISBN: 972-0-06035-2
Ghassem A, Mojtaba VG, Richard W.; Atlas of Pediatric Oral and Dental Developmental Anomalies Wiley-Blackwell . ISBN: 13: 978-1119380856
Norman O. Harris; Primary preventive dentistry. ISBN: 0-8385-8129-3
Moyers R.E.; Handbook of orthodontics. , Year Book Medical Pub., 1998. ISBN: 13: 978-0815160038
Enlow D.H., W.B. Saunders.; Handbook of Facial Growth., 1975. ISBN: 13: 978-0721633862.
Graber T.et all ; Orthodontics - current principles and practice., 2017. ISBN: 978-0-323-37832-1
William R. Proffit; Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital e análogos.

A aprendizagem por estudo de caso apresenta-se particularmente válida (PBL), num contexto pré-clínico de simulação de situações reais de necessidade de promoção de saúde oral e tratamento da patologia; favorece a integração do conhecimento científico com a prática clínica futura, cultiva o raciocínio clínico e permite o desenvolvimento de estratégias de comunicação clínica e de trabalho de equipa.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Vigora o regime de frequência da UP, consultar regulamentos UP e FMDUP. (75% horas de contacto nas aulas T,TP e P)




Podem aceder ao exame de recurso os estudantes que, estando inscritos nesse ano letivo na unidade curricular, obtenham a frequência da mesma.





Aulas Teóricas obrigatórias:
- Crescimento craniofacial I e IV (primeira e última aula)
- Fatores etiológicos I e IV (primeira e última aula)

Serão realizadas questões no fim de algumas/todas aulas teóricas (a decidir pelo docente) de preparação para o teste (valorização de 5% na classificação dos testes).

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal:

Avaliação T e T/P - 70%, através de testes parcelares com nota minima positiva (10 valores) em cada teste (5% da nota será das questões realizadas nas aulas).

Avaliação prática - 30%, teste prático com nota minima positiva (10 valores), contando a avaliação contínua 50% para a nota prática final (25% trabalhos pré-clínicos e 25% portefólio)

Para o estudante poder comparecer à época de recurso tem obrigatoriamente de ter 75% da assiduidade e avaliação positiva de todos os parâmetros de avaliação da componente pré-clínica.

Só os estudantes que obtenham frequência podem aceder a exame final.

A classificação na época de recurso será a nota do exame.

As avaliações pré-clínicas serão efetuadas com base na Metodologia OSCE. 

Critérios de avaliação segundo OSCE (CRITÉRIOS ADAPTADOS PARA OS PROCEDIMENTOS PRÉ-CLÍNICOS)

  • O- OBJECTIVE

  • S- STRUCTURED

  • C- CLINICAL

  • E- EXAMINATION


Estes critérios serão fornecidos aos estudantes no Powerpoint da aula de apresentação e colocados no Moodle.

Provas e trabalhos especiais

Não contemplado.

Trabalho de estágio/projeto

Não contemplado.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Consultar as normas do Conselho Pedagógico.

O acesso à época de recurso, melhoria,  ou finalistas  TEs DAs, ... só é possível aos estudantes que tenham cumprido 75% dos trabalhos práticos previstos, com uma nota mínima de 10 valores.

Não há modelo de avaliação alternativo.
Esta UC é de avaliação contínua, não tem exame final.

Os estudantes cujo estatuto dispense da obrigação de assiduidade  não estão isentos nem da frequência das aulas T/P, P e as aulas teóricas descritas anteriormente nem da submissão aos componentes de avaliação previstos para os demais estudantes,  pelo que deverão cumprir os critérios de frequência.

Consultar "Critérios de frequência e fórmula de cálculo da classificação final."

Melhoria de classificação

Teste escrito em época de recurso.

Esta UC é de avaliação contínua:



  • a melhoria pode ser efetuada para 30% da nota e no correspondente  aos testes dos temas dos seminários;



  • para a melhoria da totalidade da nota será necessário frequentar novamente a UC.


Observações

Em caso de não aprovação, não transita de ano letivo qualquer das componentes de avaliação.

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