Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Preparar os futuros médicos dentistas para prestarem cuidados de saúde oral a crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais. Dar competência, conhecimentos e habilitações relacionadas com esta especialidade. Capacitar para colaborar em equipa multidisciplinar de saúde infantil. Ser eficiente a ensinar e motivar à literacia em saúde oral nas crianças, cuidadores e equipa de saúde. Desenvolver a atitude científica e profissional.Aprofundar o conhecimento do desenvolvimento normal e patológico humano, com especial incidência a nível da face e aparelho estomatognático.Saber os conceitos básicos de má oclusão, ser capaz de reconhecer o desenvolvimento normal e anormal da face, da oclusão e das funções orofaciais.Conhecer e interpretar, na generalidade, o tratamento ortodôntico nos seus contextos biológico e mecânico. Dotar conhecimentos, aptidões e competências que permitam a aplicação de medidas preventivas em contexto clínico.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos orientam-se no sentido de que no final da UC o estudante seja detentor dos conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam participar ativamente na resolução de casos do âmbito da Odontopediatria. Atitudes a desenvolver numa compreensão dirigida e aprofundada dos aspetos morfofuncionais do aparelho estomatognático, nas suas várias etapas de desenvolvimento.
Pretende-se que o estudante esteja apto a desenvolver estratégias preventivas, num contexto clinico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas da Medicina Dentária.
Nomeadamente anatomia dentária e nomenclatura de cavidades.
Programa
Exame clínico, diagnóstico e plano de tratamento em odontopediatria. Imagiologia em Odontopediatria. Materiais dentários em odontopediatria. Implicações das diferenças entre os dentes temporários e permanentes e das anomalias dentárias de desenvolvimento. Importância do primeiro molar permanente. Particularidades psicológicas da criança. Normas de conduta. Fisiopatologia e terapêutica da cárie-em dentição temporária e permanente; especificidades da terapêutica pulpar. Condutas minimamente invasivas. Particularidades da anestesia, patologia periodontal, cirurgia e patologia oral na criança e adolescente.
Crescimento craniofacial pós-natal. Desenvolvimento, maturação e envelhecimento da oclusão. Fisiopatologia das funções orofaciais. Disfunções, parafunções e hábitos orais. Etiologia geral da má oclusão. Educação, motivação e promoção da saúde oral no paciente odontopediátrico, portador de aparelhos ortodônticos e no Pacientes portadores de necessidades especiais.
Bibliografia Obrigatória
Andrade DC, Guedes-Pinto AC.; Textos Escolhidos de Odontopediatria, UP, 2017. ISBN: 978-989-746-137-8.
Andrade DC, Pimenta J, Rebelo P; Materiais Adesivos em Crianças e Jovens - Técnicas e Aplicações Clínicas. , Porto Editora, 1995. ISBN: 972-0-06035-2
Ghassem A, Mojtaba VG, Richard W.; Atlas of Pediatric Oral and Dental Developmental Anomalies Wiley-Blackwell . ISBN: 13: 978-1119380856
Norman O. Harris;
Primary preventive dentistry. ISBN: 0-8385-8129-3
Moyers R.E.; Handbook of orthodontics. , Year Book Medical Pub., 1998. ISBN: 13: 978-0815160038
Enlow D.H., W.B. Saunders.; Handbook of Facial Growth., 1975. ISBN: 13: 978-0721633862.
Graber T.et all ; Orthodontics - current principles and practice., 2017. ISBN: 978-0-323-37832-1
William R. Proffit;
Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas de exposição crítica de conceitos teóricos e apoiadas por tecnologias de apoio ao ensino e comunicação, que o docente explora e ajusta à sua medida. Estas ferramentas valorizam a dinâmica da aula e são na sua generalidade em suporte digital e análogos.
A aprendizagem por estudo de caso apresenta-se particularmente válida (PBL), num contexto pré-clínico de simulação de situações reais de necessidade de promoção de saúde oral e tratamento da patologia; favorece a integração do conhecimento científico com a prática clínica futura, cultiva o raciocínio clínico e permite o desenvolvimento de estratégias de comunicação clínica e de trabalho de equipa.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
36,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Vigora o regime de frequência da UP, consultar regulamentos UP e FMDUP. (75% horas de contacto nas aulas TP e P)
Fórmula de cálculo da classificação final
Época Normal - Avaliação T e T/P através de testes parcelares com nota minima positiva (10 valores) em cada teste- 70%
Avaliação prática - Teste prático com nota minima positiva (10 valores)- 30%
Época de Recurso - Exame final
Provas e trabalhos especiais
Não contemplado.
Trabalho de estágio/projeto
Não contemplado.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Consultar as normas do Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
teste escrito/prova oral