Metodologia de Diagnóstico e Planeamento I (UC Optativa I)
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Outras |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudante no final da Unidade Curricular devem dominar os conhecimentos sobre:
Diagnóstico:
1. Diagnóstico clínico (estético e funcional)
2. Diagnóstico radiológico
Planeamento
1. Confecção de modelos de estudo
2. Enceramento de diagnóstico
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento necessário ao diagnóstico, de modo que o aluno seja capaz de diagnosticar e elaborar um correto plano de tratamento para uma reabilitação implanto-suportada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Exame clínico
- História médica
-- Motivo da consulta
-- Expectativas
-- História familiar e social
-- História dentária
-- Hábitos nocivos
-- Medicação
- Exame Dentário
-- Intraoral
-- Exame sradiográficos (ortopantomografia, status radiográfico periapical, CBCT, TC)
-- Fatores de risco associados ao paciente
-- Fatores de risco associados à localização
Planeamento
- Prognóstico do tratamento implantar
- Estratégias de planeamento
- Decisões de tratamento
Bibliografia Obrigatória
Lindhe, Jan, 340;
Clinical periodontology and implant dentistry. ISBN: 1-4051-0236-5
Peterson Larry J. 340;
Principles of oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-397-51232-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC tem como objectivo fornecer ao estudante os conhecimentos teóricos. Nesse sentido, são abordados os temas incluídos nos conteúdos programáticos, os quais são expostos sobre várias formas: seminários teóricos com participação de estudantes e docentes, bem com seminários de revisão da literatura e de planificação de tratamento. Desta forma, através de uma participação ativa dos estudantes com orientação e supervisão dos docentes, assegura-se que os estudantes adquiram os objectivos de aprendizagem propostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
90,00 |
| Participação presencial |
10,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
18,00 |
| Estudo autónomo |
36,00 |
| Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Para o efeito, os estudantes deverão obter, como mínimo, 75% de presenças em relação ao número de aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
90% exame + 10% assiduidade