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Metodologia de Diagnóstico e Planeamento I (UC Optativa I)

Código: 5116     Sigla: MDP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Outras

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: 2º Ciclo Mestrados e Pós-Graduações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cirurgia Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCOB 4 Mestrado em Cirurgia Oral - Plano de Estudos 2010/2011 1 - 2 18 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudante no final da Unidade Curricular devem dominar os conhecimentos sobre:

Diagnóstico:

1. Diagnóstico clínico (estético e funcional)

2. Diagnóstico radiológico

Planeamento

1. Confecção de modelos de estudo

2. Enceramento de diagnóstico

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento necessário ao diagnóstico, de modo que o aluno seja capaz de diagnosticar e elaborar um correto plano de tratamento para uma reabilitação implanto-suportada.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Exame clínico
- História médica

-- Motivo da consulta

-- Expectativas

-- História familiar e social

-- História dentária

-- Hábitos nocivos

-- Medicação

- Exame Dentário

-- Intraoral

-- Exame sradiográficos (ortopantomografia, status radiográfico periapical, CBCT, TC)

-- Fatores de risco associados ao paciente

-- Fatores de risco associados à localização

Planeamento

- Prognóstico do tratamento implantar

- Estratégias de planeamento

- Decisões de tratamento

Bibliografia Obrigatória

Lindhe, Jan, 340; Clinical periodontology and implant dentistry. ISBN: 1-4051-0236-5
Peterson Larry J. 340; Principles of oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-397-51232-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC tem como objectivo fornecer ao estudante os conhecimentos teóricos. Nesse sentido, são abordados os temas incluídos nos conteúdos programáticos, os quais são expostos sobre várias formas: seminários teóricos com participação de estudantes e docentes, bem com seminários de revisão da literatura e de planificação de tratamento. Desta forma, através de uma participação ativa dos estudantes com orientação e supervisão dos docentes,  assegura-se que os estudantes adquiram os objectivos de aprendizagem propostos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 18,00
Estudo autónomo 36,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Para o efeito, os estudantes deverão obter, como mínimo, 75% de presenças em relação ao número de aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

90% exame + 10% assiduidade
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