Anestesia, Reanimação e Suporte Básico de Vida
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento sobre a preparação do doente para a anestesia e a avaliação do risco anestésico, bem como o conhecimento dos fármacos administrados para a prática anestésica. Ao mesmo tempo, os estudantes serão capazes de avaliar e atuar em situações de emergência em
medicina dentária.
Resultados de aprendizagem e competências
Aquisição de conhecimentos da Anestesiologia:
Os cuidados pré, intra e pós-operatórios.
Conhecer os mecanismos da ação, indicações e interações dos principais fármacos utilizados na terapêutica farmacológica da dor.
Conhecer a etiopatogenia, diagnóstico e terapêutica da dor aguda pós-operatória.
Situar o papel do Médico Dentista na abordagem e tratamento do doente urgente/emergente.
Identificar as principais situações de emergência do foro médico.
Conhecer e aplicar os Algoritmos de Suporte Básico de Vida e DAE.
Promover a responsabilização profissional na área da Emergência e da Reanimação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
• A anestesia e sua história.
• Definição de anestesia; tipos de anestesia.
• Sedação.
• Cuidados préanestésicos: avaliação préanestésica do paciente; avaliação do risco anestésico.
• Consequências da dor aguda pósoperatória: alterações neuroendócrinas, metabólicas e do sistema simpático; complicações cardíacas, pulmonares e tromboembólicas.
• Principais fármacos na dor aguda pósoperatória: analgésicos opióides, analgésicos nãoopióides, anestésicos locais. Combinação de fármacos na analgesia balanceada.
• A analgesia na cirurgia de ambulatório.
• Prevenção e atuação nas situações de emergência mais frequentes na prática da medicina dentária. Crise Asmática Anafilaxia Síncope Intoxicações por Anestésico Locais (AL).
• Aplicação do algoritmo de SBV: » Manuseamento da via aérea com máscara facial e máscara laríngea » Utilização do Desfibrilador Automático Externo (DAE).
• A Cateterização Venosa periférica.
Bibliografia Obrigatória
Little, James W. 070;
Dental management of the medically compromised patient. ISBN: 0-8151-5634-0
Kanchan Ganda; Dentist's Guide to Medical Conditions and Complications., 2013
Council Guidelines for Resuscitation; European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas: expositiva.
Aulas Práticas: compreende leituras prévias, hands on skills teaching e atuação em cenários de paragem cardíaca usando manequins.
Frequência dum bloco cirúrgico de “internamento” e de cirurgia de ambulatório.
Serão considerados para avaliação final do estudante, a sua participação na aulas, quer práticas quer teóricas, através da capacidade de resolução de problemas e fundamentação científica dessa mesma resolução.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
28,00 |
Estudo autónomo |
53,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para o efeito, os alunos devem ter, como mínimo, 75% das presenças em relação ao número de aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final – 70%;
Participação nas aulas – 30%.