Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > ERO 45

Seminários III

Código: ERO 45     Sigla: SEMIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Gestão Académica Pós-Graduação
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 6 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2017/2018 3 - 8 72 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estimular o estudo e a pesquisa;

Atualizar o conhecimento com bases científicas;

Aplicar conhecimentos na resolução de problemas práticos;

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de conhecimentos e experiência na elaboração de hipóteses de tratamento em reabilitação oral com base nos dados recolhidos e na aplicação dos conhecimentos científicos e técnicas atuais, nomeadamente nos seguintes aspetos:



  1. ENSINO E COMUNICAÇÃO: Conhecimento de responsabilidades como um modelo profissional. Habilidade de comunicação. Atitudes de sensibilidade na comunicação com pacientes.



  2. GESTÃO CLÍNICA: Conhecimento de diretrizes clínicas; Avaliação de risco. Capacidade de comunicação adequada; Avaliação crítica; Dados do paciente; Inquéritos; Padrão de atitudes profissionais e pessoais; Avaliação de práticas e procedimentos clínicos.



  3. INTERDISCIPLINARIDADE DA REABILITAÇÃO ORAL: Compreender a importância e as implicações da interrelação entre Prostodontia e outras disciplinas clínicas.



  4. CIRURGIA IMPLANTAR E BIOMATERIAIS: Conhecer: as contraindicações, indicações e benefícios do uso de implantes e de biomateriais; os princípios de prevenção de doenças relacionadas com estruturas implantares; os critérios de sucesso e insucesso e implicações biológicas da utilização de implantes; as técnicas cirúrgicas para colocação de implantes.



  5. FRACASSOS E COMPLICAÇÕES EM REABILITAÇÃO ORAL: Compreender as principais causas de fracassos e complicações, bem como a forma mais adequada de resolução.



  6. PROFUNDA COMPREENSÃO DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA EM PRÓTESE DENTÁRIA


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.ENSINO E COMUNICAÇÃO

Comunicar de forma eficaz tanto oralmente como por escrito com os colegas, profissionais, funcionários, pacientes e com o público; Desenvolver e apresentar sessões de instrução; Reconhecer o papel de ambos os aspetos verbais e não-verbais de comunicação.



  1. GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO



Planear a gestão de uma clínica dentária; Reclamações de pacientes; Lidar com membros da equipa; Gerir tempo e estratégias para lidar com o stress; Regulamentos do emprego e da saúde e segurança no trabalho; Boas práticas na gestão e administração; Gerir as pessoas de acordo com a lei na igualdade e diversidade.

2.1. GESTÃO CLÍNICA

Princípios de eficácia clínica e de auditoria; Avaliações das necessidades baseadas em pesquisas epidemiológicas e revisões sistemáticas; Processos de revisão e avaliação; Relatórios de incidentes críticos/adversos e forma como esse processo pode melhorar o atendimento clínico; Responsabilidades médico-legais do médico dentista, em especial das relacionadas com a Prótese Dentária; Garantia da qualidade na prestação de cuidados clínicos; Acesso para os grupos minoritários; Administração de registos médicos.



  1. INTERDISCIPLINARIDADE DA REABILITAÇÃO ORAL



Importância e implicações da inter­relação entre Prótese Dentária e outras unidades curriculares.



  1. CIRURGIA IMPLANTAR E BIOMATERIAIS:



Formulação de planos de tratamento para Prótese implantar, incluindo guias cirúrgicas e radiográficas como auxiliares no planeamento do número, posição e angulação das estruturas implantares. Técnicas cirúrgicas para colocação de estruturas implantares e biomateriais. Monitorização e avaliação da reabilitação implantar.



  1. FRACASSOS E COMPLICAÇÕES EM REABILITAÇÃO ORAL



Ter noção aprofundada das principais causas de fracassos e complicações, assim como da forma mais adequada da sua resolução.

6. PROFUNDA COMPREENSÃO DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA EM PRÓTESE DENTÁRIA

Bibliografia Obrigatória

aju PP, Jaju SP.; Clinical utility of dental cone-beam computed tomography:current perspectives. Clin Cosmet Investig Dent 2014;6:29-43.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários, que podem ser apresentados pelos próprios estudantes, pelos docentes do curso, por professores convidados doutras UCs da FMDUP e ainda docentes de doutras universidades.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo
Frequência das aulas
Total: 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuida sem exame final.

A nota final é calculada tendo em consideração a avaliação das apresentações dos estudantes nos seminários e a sua participação nas discussões.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-14 às 14:47:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico