| Código: | MD1205 | Sigla: | EB II |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Físicas |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 103 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 1 | - | 5 | 72 | 135 |
Os objetivos fundamentais são o aprofundamento e a consolidação do espírito científico, iniciados na Unidade Curricular de EB I.
Desta forma, pretende-se que os estudantes diferenciem a aplicabilidade de diferentes métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos capazes de testar hipóteses de relação. Adicionalmente, pretende-se que saibam determinar a força e a evidência dos resultados estatísticos obtidos e, por último, saber discutir a plausibilidade de um possível nexo de causalidade.
Pretende-se que obtenham capacidade crítica, ainda que empírica, do cariz multifactorial que está subjacente à origem da esmagadora maioria das doenças. No domínio da Epidemiologia pretende-se ainda, que os estudantes saibam interpretar as principais propriedades dos métodos de diagnóstico e, em função das mesmas, saibam discutir a aplicação dos meios e métodos de diagnóstico mais adequados aos objetivos propostos.para avaliar a causa das doenças
Como resultados de aprendizagem estima-se que os estudantes obtenham capacidade analítica e crítica perante resultados estatísticos e obtenham capacidade crítica na análise de artigos científicos.
Estatística - Análise estatística com SPSS e cálculo
Ajustamento de uma variável a uma função de distribuição de probabilidades: Kolmogorov – Smirnov e teste do Qui-quadrado
Correlação e Regressão linear de Pearson
Correlação de Spearman
Teste do Qui-quadrado para a independência
Teste Kappa e McNemar
Testes U para amostras independentes e emparelhadas
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Meios de prevenção: rastreios
Conceitos de “Normalidade”
Epidemiologia Clínica - Testes de diagnóstico
Propriedades dos testes de diagnóstico
Razões de probabilidades positiva e negativas
Análise de curvas ROC.
Aulas teóricas e teórico-práticas: duas horas semanais.
Aulas práticas: duas semanais.
Trabalho individualizado com alunos: cinco horas e meia semanais.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 45,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Teste | 45,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 120,00 |
| Frequência das aulas | 60,00 |
| Total: | 180,00 |
As aulas práticas e as aulas teórico-práticas estão sujeitas ao regime de faltas.
O sistema de avaliação será concretizado pelo método de avaliação processual descontínua e sumativa a realizar com um exame teórico e um exame prático.
Avaliação Processual:Teste teórico (cotação 45%); Teste prático de estatística com SPSS e cálculo (cotação 22,5% + 22,5%). Assiduidade: (Cotação 10% da parte proporcional de presenças).
Condições de aprovação:
1. Na avaliação processual, os alunos só poderão ser aprovados com o mínimo de 10 em 20 valores nos exames teórico e prático, e como nota final, no mínimo 10 valores.
2. Presenças mínimas e obrigatórias nas aulas teóricas e práticas (3/4).
Avaliação na Época de Recurso: Teste teórico (cotação 50%); Teste prático de estatística (cotação 50%).
Condições de aprovação:
1. Nota final, no mínimo 10 valores.
2. Presenças mínimas e obrigatórias nas aulas teóricas e práticas (3/4).
Época normal: O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em três momentos: 1º Momento de avaliação – Teste prático (P1) de análise estatística em SPSS e cálculo (cotação 0,225 + 0,225); 2º Momento de avaliação – Teste teórico (T1) (cotação 0,45); 3º Momento de avaliação – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores). A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores na avaliação P 1 e T1. Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa: Avaliação final = 0,45*P1 + 0,45*T1 + assiduidade. Os estudantes com frequência mas reprovados no ano anterior não têm a componente de assiduidade. A aprovação faz-se depender de nota mínima de 10 valores nos dois momentos de avaliação descritos P1 e T1, segundo a fórmula de avaliação final = 0,5*P1 + 0,5*T1. Época de Recurso: Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior). Este método de avaliação é composto por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima. Estão dispensados deste exame os estudantes com a classificação de 14 valores na respetiva época normal. Fórmula de avaliação em exame de recurso: Avaliação final no Exame Recurso = 0,5*T + 0,5*P
Avaliação em época especial (setembro):
Esta avaliação é composto por um exame teórico (T) e por um exame prático (P) não sujeitos a nota mínima.
Avaliação final = 0,75*T + 0,25*P