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Bioquímica I

Código: MD1103     Sigla: B I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 72 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 6 81 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos da Bioquímica e sua relação com fenómenos do quotidiano.
- Capacidade de análise, integração e discussão dos conhecimentos adquiridos.
- Desenvolvimento da capacidade de identificação e interpretação de situações novas relacionadas com os conhecimentos adquiridos.
- Aquisição de competências de trabalho laboratorial.
- Compreensão da relevância de métodos experimentais da Bioquímica como fundamento de aprendizagem e sua aplicação nas Ciências Médicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Ter a capacidade de interpretar do ponto de vista químico e biológico alguns dos fenómenos que ocorrem no nosso dia-a-dia, e que envolvem o nosso organismo e de que forma este se adapta a diversas situações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO-PRÁTICAS
- Introdução aos processos biológicos:
Fundamentos de Química Orgânica. Ácidos e bases.
- Estrutura e função das biomoléculas:
Hidratos de carbono. Lípidos. Proteínas. Ácidos nucleicos.
- Enzimas e catálise enzimática.
- Bioquímica Oral:
Composição da saliva. Sistemas tampão da saliva. Composição dos dentes. Bioquímica do flúor.

AULAS PRÁTICAS
- Regras de segurança no laboratório.
- Algarismos significativos.
- Concentração de soluções.
- Preparação de soluções de concentração exacta.
- Determinação do pH de uma solução.
- Reacções de identificação de açúcares.
- Extracção e análise por cromatografia em camada fina dos lípidos presentes na gema do ovo.
- Extracção e quantificação do colesterol presente na gema do ovo.
- Reacções de identificação de proteínas.
- Determinação da concentração proteica de uma amostra.
- Preparação e corrida de um gel de SDS-PAGE.
- Determinação do ponto isoeléctrico de uma proteína.
- Estudo da composição da saliva.

Bibliografia Obrigatória

Quintas A, Freire AP, Halpern MJ; Bioquímica – Organização Molecular da Vida, Lidel, 2008
Nelson David L.; Lehninger principles of biochemistry. ISBN: 0-7167-4339-6
Blackman A, Bottle S, Schmid S, Mocerino M, Wille U; Chemistry, John Wiley & Sons Ltd, 2008
Ferguson David B.; Oral Bioscience. ISBN: 0-7552-0229-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição da matéria, com interação contínua dos estudantes. Aulas teórico-práticas de realização de exercícios relacionados com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Aulas práticas laboratoriais. Aulas práticas de realização de elementos de avaliação online, nas quais os estudantes devem elaborar um texto desenvolvendo tópicos fornecidos pelo docente, podendo, para isso, recorrer a consulta bibliográfica e pesquisa online.

Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 81,00
Trabalho escrito 5,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 3/4 das aulas.
Classificação mínima no somatório da avaliação contínua de 4,5 valores.
Realização das 2 frequências (classificação mínima em cada = 4,5 valores) OU exame final (classificação mínima= 4,5 valores; máximo = 10 valores)

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação nas frequências ou exame escrito (máximo = 10 valores) + classificação nos mini-relatórios efectuados nas aulas práticas (máximo = 2,5 valores) + classificação no relatório final (máximo = 1,5 valores) + classificação nas fichas de trabalho (máximo = 2 valores) + classificação obtida no teste de cálculos (máximo = 4 valores)

Classificação mínima de aprovação na disciplina = 10 valores

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