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Prática clínica II

Código: ERO 07     Sigla: PC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Gestão Académica Pós-Graduação
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 6 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2014/2015 1 - 18 162 486
Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2017/2018 1 - 18 162 486

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências que os habilitem a estudar e tratar doentes que necessitam de cuidados de reabilitação oral, relacionados com a área da Prótese Fixa (tratamentos simples sobre dentes e sobre implantes), da Prótese Removível (clássica e sobredentaduras sobre implantes) e da Oclusão e Dor Orofacial (goteiras oclusais), sob supervisão docente.

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem e competências:

- Executar exames clínicos, coletando informação biológica, psicológica e social para avaliar as condições médicas e orais

- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global

- Ser competente  na forma de hierarquizar os exames complementares de diagnóstico utilizados em Prostodontia.

- Fornecer cuidados clínicos em doentes, pela prática clínica supervisionada, nomeadamente nos tratamentos mais simples de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão, cerâmicas ou metalo-cerâmicas, sobre dentes e implantes); de P. Removível (próteses parciais, totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples sobre implantes); de Oclusão (goteiras oclusais)); e colocação de implantes em casos simples (pontes de pequena extensão e sobredentaduras).

-Conhecimento  prático dos procedimentos laboratoriais e das novas tecnologias utilizados em Prótese Fixa e Removível, e Oclusão

-Capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas práticas (8h semanais) com doentes, e que incluem:

- história clínica e exame clínico do doente 

- estudo de casos clínicos simples (com o docente, na aula e na presença do doente, e na semana seguinte  sem a presença do doente). O plano de tratamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e orçamentos, será  aprovado pelo docente e apresentado ao doente, em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor e por sessões clinicas, aprovado pelo docente.

Atendimento clínico (2 estudantes por box), para reabilitação com Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalo­cerâmicas, sobre dentes e implantes), Prótese Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes), Oclusão (EMG, TENS, goteiras oclusais) e colocação de implantes em casos simples (pontes de pequena extensão e sobredentaduras).

- Casos menos comuns com demonstrações práticas pelo docente.

- Uma vez por mês (4 h) são apresentados e discutidos por todos os estudantes os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clinica.

Bibliografia Obrigatória

Shillingburg, Herbert T. Jr.; Fundamentals of fixed prosthodontics. ISBN: 0-931386-50-0
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos definidos. Ao fazer o atendimento dos doentes o estudante vai apurar as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os conhecimentos de forma integrada, nomeadamente quanto ao relacionamento psicológico, aos conhecimentos  para o planeamento uni ou pluridisciplinar (diferentes opções estimulam o estudo crítico), ao domínio das técnicas operatórias, à escolha dos materiais e técnicas, aos aspetos estéticos e da cor, ao relacionamento com o técnico laboratorial  e ao apoio doutras áreas disciplinares.

As discussões conjuntas mensais de casos facilitam o desenvolvimento da tomada de decisão independente no diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, e a integração dos conhecimentos.

Estes aspetos devem constar do relatório do caso clinico, obrigatório, o que exige pesquisa e análise crítica.

Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos que podem ser realizados noutras UCs da Especialização

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Participação presencial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:

- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do doente. – 70%

- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%

- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%

A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.
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