Código: | ERO 07 | Sigla: | PC II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Dentárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Gestão Académica Pós-Graduação |
Curso/CE Responsável: | Especialização em Reabilitação Oral |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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ERO | 6 | Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2014/2015 | 1 | - | 18 | 162 | 486 |
Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2017/2018 | 1 | - | 18 | 162 | 486 |
Resultados de aprendizagem e competências:
- Executar exames clínicos, coletando informação biológica, psicológica e social para avaliar as condições médicas e orais
- Familiaridade com as opções de tratamento disponíveis para formular um plano integrado global
- Ser competente na forma de hierarquizar os exames complementares de diagnóstico utilizados em Prostodontia.
- Fornecer cuidados clínicos em doentes, pela prática clínica supervisionada, nomeadamente nos tratamentos mais simples de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão, cerâmicas ou metalo-cerâmicas, sobre dentes e implantes); de P. Removível (próteses parciais, totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples sobre implantes); de Oclusão (goteiras oclusais)); e colocação de implantes em casos simples (pontes de pequena extensão e sobredentaduras).
-Conhecimento prático dos procedimentos laboratoriais e das novas tecnologias utilizados em Prótese Fixa e Removível, e Oclusão
-Capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética.Aulas práticas (8h semanais) com doentes, e que incluem:
- história clínica e exame clínico do doente
- estudo de casos clínicos simples (com o docente, na aula e na presença do doente, e na semana seguinte sem a presença do doente). O plano de tratamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e orçamentos, será aprovado pelo docente e apresentado ao doente, em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor e por sessões clinicas, aprovado pelo docente.
Atendimento clínico (2 estudantes por box), para reabilitação com Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena e grande extensão, cerâmicas e metalocerâmicas, sobre dentes e implantes), Prótese Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas, sobredentaduras simples e complexas sobre implantes), Oclusão (EMG, TENS, goteiras oclusais) e colocação de implantes em casos simples (pontes de pequena extensão e sobredentaduras).
- Casos menos comuns com demonstrações práticas pelo docente.
- Uma vez por mês (4 h) são apresentados e discutidos por todos os estudantes os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clinica.Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos definidos. Ao fazer o atendimento dos doentes o estudante vai apurar as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os conhecimentos de forma integrada, nomeadamente quanto ao relacionamento psicológico, aos conhecimentos para o planeamento uni ou pluridisciplinar (diferentes opções estimulam o estudo crítico), ao domínio das técnicas operatórias, à escolha dos materiais e técnicas, aos aspetos estéticos e da cor, ao relacionamento com o técnico laboratorial e ao apoio doutras áreas disciplinares.
As discussões conjuntas mensais de casos facilitam o desenvolvimento da tomada de decisão independente no diagnóstico, planeamento e execução do tratamento, e a integração dos conhecimentos.
Estes aspetos devem constar do relatório do caso clinico, obrigatório, o que exige pesquisa e análise crítica.
Os casos clínicos tratados podem ser abordados em artigos científicos que podem ser realizados noutras UCs da EspecializaçãoDesignação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Participação presencial | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
- Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico que assegure segurança do doente. – 70%
- Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 15%
- Avaliação da participação nas sessões mensais de discussão de casos – 15%
A avaliação nas épocas normal, recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.