Biologia Celular e Molecular I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Aquisição de competências teóricas e teórico-práticas relacionadas com a composição e com o funcionamento das células
- Capacidade de compreensão das características fisiológicas de um organismo como reflexo das características celulares
- Aquisição de conhecimento relacionado com a evolução e diferenciação celular
- Aquisição de competências de trabalho laboratorial e em grupo
Resultados de aprendizagem e competências
No final da frequência da Unidade Curricular, o estudante deverá demonstrar aquisição de conhecimentos teóricos, capacidade de integração dos temas abordados e aplicação de conhecimentos para a preparação, execução e interpretação de resultados obtidos nos trabalhos laboratoriais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Temas Teóricos:
- Breve história da evolução da Biologia Celular e Molecular
- Características gerais da célula
- Ferramentas e técnicas para o estudo da Biologia Celular
- Células procarióticas e eucarióticas
- Organização estrutural e molecular das membranas biológicas
- Transporte transmembranar
- Citoplasma: Substâncias de reserva e citosqueleto
- Estrutura e função de organelos: Núcleo
- Transporte nuclear e organização da cromatina
- Estrutura e função de organelos: Retículo endoplasmático
- Estrutura e função de organelos: Complexo de Golgi
- Mecanismos de transporte vesicular. Lisossomas
- Mitocôndrias
- Peroxissomas
- Superfície celular e matriz extracelular
- Adesão e junções intercelulares
- Comunicação e sinalização celular
- Morte celular
Temas teórico-práticos e práticos:
- Microscopia de Luz
- Tipos de preparações para observação no microscópio
- Técnicas de processamento de amostras para visualização em microscopia
- Diferentes tipos de coloração para microscopia de Luz
- Técnicas especializadas de Biologia Celular: citoquímica, hibridação in situ, imunocitoquímica
- Separação e análise de proteínas: SDS-PAGE e Western-blotting
- Aplicação de conhecimentos teóricos para interpretar e resolver questões experimentais
- Pesquisa bibliográfica em bases de dados
- Estrutura e organização de um artigo científico
- Visualização de preparações extemporâneas e definitivas
- Visualização de diferentes estruturas subcelulares em fotografias de microscopia eletrónica
Bibliografia Obrigatória
Cooper Geoffrey M.;
The^cell. ISBN: 0-87893-220-7
Carlos Azevedo, Claudio Sunkel; Biologia Celular e Molecular, 5ª Edição, 2012, Lidel. ISBN: 978-972-757-692-0
Bibliografia Complementar
Alberts Bruce 070;
Essential Cell Biology. ISBN: 978-0-8153-4129-1
Alberts Bruce 070;
Molecular biology of the cell. ISBN: 0-8153-4072-9
Lodish Harvey;
Molecular cell biology. ISBN: 0-7167-4366-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição dinâmica dos conteúdos programáticos, com o envolvimento dos estudantes na mesma. Aulas teórico-práticas de demonstração da aplicabilidade dos conceitos teóricos, relacionando-os com situações fisiológicas e patológicas, bem como a sua importância no contexto da investigação científica. Integração de conhecimentos para a interpretação e resolução de exercícios experimentais. Aulas práticas laboratoriais para visualização de vários tipos de preparações de microscopia de luz. Visualização e identificação de estruturas subcelulares por microscopia eletrónica. Procedimentos experimentais utilizados em trabalhos de investigação científica.
Software
Moodle
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Teste |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Nota mínima nas frequências/exame = 7,20 (máximo = 16)
Presença em 3/4 das aulas (TP e P).
Classificação final > 9,5 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = classificação da componente teórica (80%) + classificação da componente teórico-prática (10%) + classificação da componente prática (10%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto de trabalhador estudante, atleta profissional ou dirigente associativo, podem ser avaliados por exame final, fora dos períodos de avaliação normal, de acordo com a lei vigente.