Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias de Investigação |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Medicina Dentária é uma área científica de forte componente clínica e laboratorial.
O curso de Doutoramento em Ciências Dentárias (não conferente de grau), correspondente ao 1.º ano do Doutoramento em Medicina Dentária (com 60 créditos ECTS), é um curso eminentemente teórico e teórico prático. A unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial foi integrada no plano de estudos do referido doutoramento para colmatar a falta de vínculo do estudante à prática clínica e laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deverá desenvolver conhecimentos e competências para produzir trabalho científico: projetos de investigação, publicações e protocolos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
No decorrer da unidade curricular Investigação em Ambiente Clínico ou Laboratorial I, o estudante de doutoramento deverá recolher a informação necessária para a preparação do seu projeto de tese.
Para tal, o estudante terá de desenvolver atividades de investigação científica em dois contextos diferentes, clínico e/ou laboratorial, sempre com o acompanhamento do corpo docente adstrito à unidade curricular.
A Medicina Dentária, apesar de área científica predominante, é composta por subáreas, nomeadamente cirurgia oral, medicina oral, periodontologia, dentisteria, endodontia, implantologia oral, oclusão, prótese dentária, entre outras. A diversidade destas subáreas implica uma variedade de conteúdos programáticos, que serão delineados aquando da atribuição da proposta do tema de tese ao estudante.
Bibliografia Obrigatória
Azevedo Carlos Alberto Moreira;
Metodologia científica. ISBN: 978-972-54-0212-2
Carvalho, J.; Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses., Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.)., 2009
Creswell, J.; Research Design., London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition)., 2009
Davies, M.; Doing a Successful Research Project. , London: Palgrave Macmilan., 2007
Santo, A.; Delineamentos de Metodologia Científica. , São Paulo: Edições Loyola., 1992
Vilelas, J.; Investigação. O Processo de Construção do Conhecimento., Lisboa: Edições Sílabo., 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino utilizado no âmbito desta unidade curricular é do tipo orientação tutorial. Neste contexto, o trabalho do estudante é executado com o auxílio do(s) orientador(es).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação do estudante é realizada, de forma sumativa, com a apresentação e discussão oral do projeto desenvolvido.