Prática Clínica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Ciências dentárias |
Ocorrência: 2016/2017 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Este curso pela sua especificidade é eminentemente prático e pretende dar continuidade à aprendizagem da prática clínica realizada pelos estudantes dos 4.º e 5.º anos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Objetivos:
- Assegurar os conhecimentos adequados das Ciências básicas de Cirurgia Oral e um entendimento fundamentado dos métodos científicos, da avaliação da informação estabelecida cientificamente e da análise de dados sobre os melhores procedimentos de diagnóstico e de terapêutica numa perspetiva da Medicina Baseada na Evidência.
- Proporcionar uma experiência clínica adequada e adquirida sob a supervisão, convenientemente preparada para o desenvolvimento de competências que permitam realizar com precisão técnicas de prevenção e terapêutica das patologias e anomalias relacionadas com a ciência da Cirurgia Oral.
- Garantir competências relacionadas com a metodologia da investigação científica com a análise de dados, com a resolução de problemas e a sua planificação terapêutica, e ainda com a comunicação e apresentação do trabalho em equipas pluridisciplinares.
- Saber aplicar os conhecimentos e resolução dos problemas em situações novas em contextos alargados e pluridisciplinares.
- Capacidade para entenderem o Doente como um todo, assim como as indicações e contra-indicações absolutas e relativas dos diversos procedimentos terapêuticos.
- Criar condições para uma aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se com este curso de formação contínua proporcionar aos estudantes do 4º e do 5º anos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária o exercício eminentemente prático das competências adquiridas num ambiente tutelado por docentes das diversas áreas clínicas da Medicina Dentária.
A supervisão tutorial permitirá ao estudante deste curso não só o aperfeiçoamento da sua prática clínica elementar, mas também a discussão e a devida orientação e esclarecimento para a resolução de casos clínicos mais particulares ou complexos.
Este tipo de exercício em clínica permitirá ao estudante de Medicina Dentária uma evolução e maturação mais rápida das suas competências clínicas.
No fim do Curso o estudante deverá adquirir não só competências específicas ao nível do diagnóstico das diferentes patologias relacionadas com área da cirurgia oral, bem como um completo domínio das técnicas cirúrgicas que permitem o seu tratamento.
Todo ensino será realizado segundo os critérios de “Medicina Baseada na Evidência”, permitindo por isso não só uma análise crítica atual dos procedimentos de diagnóstico e terapêutica lecionados, mas também dotar o estudante de armas que lhe permita num futuro ir adequando a sua prática à própria evolução de conceitos.
- Proporcionar os conhecimentos adequados das ciências relacionadas com a reabilitação oral, nomeadamente da Prótese Removível e da Prótese Fixa sobre dentes e sobre implantes e da Oclusão e Dor Orofacial;
- Assegurar uma experiência clínica adequada, adquirida sob supervisão competente;
- Promover competências relacionadas com a planificação terapêutica, com o trabalho em equipa pluridisciplinar e com a metodologia da investigação científica;
- Estimular uma mentalidade científica que desenvolva o pensamento independente e o espírito crítico.
O estudante deverá ficar competente no diagnóstico e tratamento das situações de reabilitação oral, ou seja, especificando:
- Ser competente na aquisição de conhecimentos científicos sólidos, que permitam não só um suporte teórico para a sua aplicação clínica, mas também a realização de um diagnóstico e um planeamento reabilitador complexo e completo;
- Ter conhecimentos dos procedimentos laboratoriais utilizados para a elaboração de restaurações unitárias e de pontes, de próteses acrílicas e esqueléticas, muco, dento ou implanto-suportadas;
- Ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a Prostodontia;
- Ser competente no desenvolvimento de capacidades psicomotoras e da sensibilidade estética;
- Ser competente para resolver, na prática clínica, de forma autónoma a reabilitação oral com: Próteses removíveis acrílicas e esqueléticas muco, dento e implanto-suportadas; Restaurações unitárias e pontes dento e implanto-suportadas; Reabilitações orais complexas (reabilitações fixas, removíveis ou combinadas da totalidade das arcadas dentárias, com ou sem apoio em implantes; alterações significativas da dimensão vertical e da estética; dor oro-facial de origem dentária e distúrbios da ATM.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos do curso de Atividade em Clínica Médico Dentária são:
- Cirurgia Oral;
- Medicina Oral;
- Periodontologia;
- Endodontia;
- Dentisteria;
- Odontopediatria;
- Prótese Removível;
- Oclusão, ATM e dor orofacial;
- Prótese Fixa.
Bibliografia Obrigatória
Geral; Medicina Dentária
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A avaliação será predominantemente do tipo contínuo: atividade clínica, assiduidade, pontualidade, registo de atos, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será predominantemente do tipo contínuo: atividade clínica, assiduidade, pontualidade, registo de atos, etc.