Biociências Orais I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os conteúdos programáticos da unidade curricular permitem que os estudantes adquiram uma perspetiva global das principais características celulares e moleculares da cavidade oral, em condições fisiológicas e em condições patológicas. É valorizada a importância dos conhecimentos bioquímicos e moleculares associados a várias alterações patológicas em diferentes estruturas da cavidade oral, de forma a permitir uma melhor compreensão das mesmas, bem como uma maior capacidade de atuação na prática clínica. Também se procura fomentar a investigação científica junto dos estudantes, de forma a realçar a necessidade de uma atualização permanente dos conhecimentos como uma maisvalia para o exercício da profissão de médico dentista.
Resultados de aprendizagem e competências
Aquisição de conhecimento relacionado com as características celulares e moleculares da cavidade Desenvolvimento de competências teóricas sobre os mecanismos bioquímicos associados a algumas alterações fisiológicas e patológicas da cavidade oral.
Compreensão dos fenómenos moleculares envolvidos no envelhecimento da cavidade oral.
Integração de conhecimentos de biologia e bioquímica oral nas áreas de intervenção clínica da medicina dentária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Biologia celular da cavidade oral: principais tipos celulares.
Comunicações celulares na cavidade oral: contactos célulacélula, comunicações paracrínicas e exossomas. Bioquímica da saliva.
Mecanismos moleculares de produção salivar.
Bases bioquímicas de algumas patologias da cavidade oral: xerostomia, halitose, cancro oral, fluorose dentária e dentinogenesis imperfecta.
Envelhecimento dentário. Envelhecimento salivar.
Bibliografia Obrigatória
Bollen CM, Beikler T; Halitosis: the multidisciplinary approach, Int J Oral Sci. 4:55-63., 2012
Seow WK; Developmental defects of enamel and dentine: challenges for basic science research and clinical management, Aust Dent J. 59 Suppl 1:143-54., 2014
Denbesten P, Li W; Chronic fluoride toxicity: dental fluorosis., Monogr Oral Sci. 22:81-96., 2011
Montero PH, Patel SG; Cancer of the oral cavity., Surg Oncol Clin N Am. 24:491-508., 2015
Rajwar YC, Jain N, Bhatia G, Sikka N, Garg B, Walia E; Expression and Significance of Cadherins and Its Subtypes in Development and Progression of Oral Cancers: A Review, J Clin Diagn Res. 9:ZE05-7, 2015
Abrams AP, Thompson LA; Physiology of aging of older adults: systemic and oral health considerations., Dent Clin North Am. 58:729-38., 2014
Thomson WM, Ma S; An ageing population poses dental challenges., Singapore Dent J. 35C:38, 2014
Mandel L; Salivary gland disorders., Med Clin North Am. 98:1407-49., 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teórico-práticas interativas e participadas, de análise de artigos científicos e de discussão de alguns casos clínicos. Elaboração de um trabalho escrito sobre um tema relacionado com o conteúdo programático da unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes terão que efetuar um trabalho escrito, onde deverão aplicar e desenvolver conteúdos relacionados com o programa da unidade curricular.
O trabalho final será avaliado e a classificação atribuída corresponderá à classificação final na unidade curricular.