Prótese Dentária II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar, aos estudantes, competências para a reabilitação oral com Prótese Fixa e Prótese Removível.
Resultados de aprendizagem e competências
- Materiais dentários;
- Imagiologia clinica;
- Prótese Fixa (pontes complexas e alterações da dimensão vertical);
- Prótese Removível (sobredentaduras complexas sobre implantes e próteses conjuntas);
- Desgaste dentário excessivo;
- Facetas e adesão;
- Dentisteria estética.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas teóricas e teórico-práticas, e que incluem os seguintes temas:
Materiais dentários
Conhecimento dos biomateriais relacionados com a Prostodontia.
Imagiologia clinica
Análise de tomografias e outras imagens radiográficas relacionadas com casos clínicos de elevada complexidade.
Prótese Fixa
Pontes complexas, próteses fixas totais sobre implantes e alterações da dimensão vertical.
Prótese Removível
Sobredentaduras complexas sobre implantes e próteses conjuntas.
Desgaste dentário excessivo
Conduzir uma história apropriada para descobrir os fatores etiológicos envolvidos no desgaste dos dentes; Compreender e utilizar as técnicas adequadas, materiais e tecnologias disponíveis para gerir o desgaste dos dentes; Compreender os requisitos laboratoriais das restaurações e ter uma comunicação eficaz com os técnicos de prótese; Controlar e avaliar a eficácia do tratamento do desgaste dos dentes.
Facetas e adesão
Facetas: preparação de bordo incisal e espaços interdentários. Facetas de diferentes materiais e técnicas de colagem.
Dentisteria estética
Planeamento e realização de todos os tipos de procedimentos dentários para gerir mudanças na cor e na morfologia do dente; Compreender e utilizar as técnicas adequadas, os materiais e as tecnologias disponíveis para alterar a cor e a proporção do dente; Cerâmicas e Sistemas cerâmicos; Compreender os requisitos laboratoriais das restaurações e mostrar uma comunicação eficaz com técnicos de laboratoriais de prótese; Controlar e avaliar a eficácia do tratamento.
Bibliografia Obrigatória
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Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas, recorrendo a meios audiovisuais e demonstrações práticas (sistemas implantares, facetas cerâmicas, restaurações indiretas, perfil de emergência, attachments em próteses removíveis).
Algumas aulas são ministradas por convidados doutras universidades e da indústria.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada tendo em consideração os seguintes parâmetros:
Teste teórico – 70%
A não comparência ao teste, ou a classificação inferior a 9,5 valores, implica a reprovação na avaliação contínua. O estudante pode fazer exame final (época normal e/ou época de recurso).
Trabalho científico (de revisão ou trabalho escrito de investigação) – 30%
Tema, índice e esquema do trabalho aprovado previamente pelo Regente.
Nota final igual ou superior a 17 valores tem de ser defendida em exame oral. Se o aluno não comparecer ao exame oral ficará com a nota final de 16 valores. A prova oral nunca leva a classificação inferior a 16 valores.
Melhoria de classificação
Teste teórico e trabalho científico publicável.