Oclusão, ATM e Dor Orofacial em Prostodontia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar competências aos estudantes dentro dos seguintes temas:
- a importância da oclusão e da articulação temporomandibular na Medicina Dentária;
- a importância dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular no diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temporomandibulares;
- a relação entre prematuridade e interferência oclusal com músculos dolorosos à palpação;
- as particularidades da articulação temporomandibular fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares;
- a cinemática mandibular e a importância destes movimentos na etiologia, diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares;
- compreensão do Sistema PROTAR como meio auxiliar de diagnóstico.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos desta unidade curricular visam proporcionar competências aos estudantes dentro dos seguintes temas:
- a importância da oclusão e da articulação temporomandibular na Medicina Dentária;
- a importância dos músculos do complexo crânio-cérvico-mandibular no diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temporomandibulares;
- a relação entre prematuridade e interferência oclusal com músculos dolorosos à palpação;
- as particularidades da articulação temporomandibular fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos distúrbios temporomandibulares;
- a cinemática mandibular e a importância destes movimentos na etiologia, diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares;
- compreensão do Sistema PROTAR como meio auxiliar de diagnóstico.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Anatomia e Fisiologia do Complexo Cranio-cervico-mandibular:
- Revisão anatomo-fisiológica do Complexo Cranio-cervico-mandibular
- Estudo da articulação temporomandibular
- Fisiopatologia oclusal
- Relações inter-maxilares
- Estudo da cinemática mandibular
Sistema PROTAR e ARCUS DIGMA
Bibliografia Obrigatória
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Sobotta, Johannes 1869-1945;
Sobotta. ISBN: 3-437-41940-4
Netter Frank H.;
Atlas of human anatomy. ISBN: 1-929007-11-6
Manfredini Daniele;
Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340;
Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias.
As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores e utilização da axiografia).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
0,00 |
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final. No entanto, os estudantes também serão avaliados individualmente durante as aulas teóricas e teórico-práticas, através de testes escritos e participações orais.
Provas e trabalhos especiais
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de classificação
Exame escrito (50%) + Exame oral (50%)
Observações
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