| Código: | MD1105 | Sigla: | I M |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 81 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 1 | - | 2 | 36 | 54 |
O exercício de uma área médica como a medicina dentária baseado na prevenção, no diagnóstico, na terapêutica e no prognóstico da doença exige inevitavelmente o recurso a procedimentos de aquisição, de análise criteriosa, de avaliação e de valorização da informação e do conhecimento biomédicos. Neste âmbito, a consciencialização da evolução histórica do pensamento e do conhecimento médicos contribui para criar bases culturais que alicerçam a progressividade do conhecimento científico e clínico, contribuindo para uma prática cientificamente mais eficaz.
O ensino da UC de Introdução à Medicina visa dotar os estudantes de conhecimentos básicos da História da Medicina e compreender as transformações ocorridas no conhecimento ao longo da História. Para tal, o estudante deverá ser capaz de compreender as caraterísticas político-sociais e as concepções éticas e científicas na Grécia clássica; estabelecer relações entre o universo medieval e a prática médica; ser capaz de descrever as particularidades da idade moderna, identificando as principais concepções sobre o homem, o universo e a moral. Adicionalmente, pretende-se que o estudante comece a desenvolver competências de produção científica e oralidade no âmbito da realização de uma monografia escrita e da apresentação da mesma, submetendo-se à discussão do trabalho realizado em ambiente de sala de aula.
Através do contacto com metodologias de pesquisa bibliográfica, adquirir capacidade de elaborar trabalhos de índole científica escritos bem como adquirir competências para a respectiva apresentação oral.
Criação de bases culturais teóricas que alicerçam a progressividade do conhecimento científico e clínico, contribuindo para uma prática cientificamente mais eficaz.
Além dos conhecimentos básicos de qualquer estudante universitário:
Evolução geral da medicina. Os prelúdios. As primeiras medicinas antigas. As origens do raciocínio médico: o Renascimento e a génese do espírito científico. O prólogo do nascimento da medicina moderna: do Renascimento ao Século das Luzes. A revolução médica: o nascimento do método anátomo-clínico. Nascimento e apogeu da biomedicina: o percurso do saber e do raciocínio médico no século XX. Das dificuldades psicológicas às doenças mentais e à ética médica. Medicina e coletividade. Da assistência médica à política de saúde. A medicina amanhã?
Aprendizagem teórica
- 1 aula T semanal de 60 minutos. Considerações sobre o tema da aula, utilizando material audiovisual apropriado.
Aprendizagem teórico-prática
- 1 aula TP semanal de 60 minutos. Discussão de questões pertinentes sobre o tema da aula teórica. Pesquisa bibliográfica para elaboração de trabalho sob a forma de artigo e respetiva apresentação oral resumida.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Exame | 35,00 | |||
| Teste | 25,00 | |||
| Trabalho de campo | 40,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Elaboração de projeto | 5 | ||
| Frequência das aulas | 18 | ||
| Trabalho de campo | 5 | ||
| Trabalho de investigação | |||
| Total: | 28,00 |
Condições de Frequência: obtém frequência o aluno que não excede o limite de faltas nas aulas TP e entregue os trabalhos previstos. Vigora o regime de frequência da UP e regulamento de assiduidade MIMD da FMDUP a partir de 2015/2016 (75% horas de contato).
Fórmula de avaliação
Estudantes ordinários:
Época normal
- Nota final = exame T 35% + trabalhos TP 40% + minitestes TP 25%
Época recurso
- Nota final = exame T (exame 35% + trabalhos TP 40% + minitestes TP 25%)
Estudantes com isenção de assiduidade (IS):
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %), é indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a presença física na apresentação oral do trabalho TP
.
Estudantes com IS que realizem os minitestes, aplica-se o regime ordinário: exame T 35% + trabalhos TP 40% + minitestes TP 25%
Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.
A avaliação nesta UC é distribuida com exame final. Durante as aulas TP serão realizados minitestes sobre a matéria lecionada nas aulas TP e que vão progressivamente eliminando a mesma à medida que é avaliada. Estudantes com isenção de assiduidade que pretendam realizar os minitestes, podem usufruir do regime ordinário (exame T 35% + trabalhos TP 40% + minitestes TP 25%), devendo comunicar por escrito ao regente da UC, no início do semestre, que pretendem optar por esse regime de avaliação.
Os estudantes cujo estatuto permita um regime de avaliação especial, poderão solicitar a avaliação fora do calendário normal, sendo salvaguardadas as diferentes componentes da avaliação.
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %)
Estudantes com isenção de assiduidade (IS):
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %), é indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a presença física na apresentação oral do trabalho TP
.
Estudantes com isenção de assiduidade que pretendam realizar os minitestes, podem usufruir do regime ordinário:
Nota final: exame T 35% + trabalhos TP 40% + minitestes TP 25%, devendo comunicar por escrito ao regente da UC, no início do semestre, que pretendem optar por esse regime de avaliação.
Para a aprovação em qualquer dos regimes é indispensável cumprir os trabalhos TP planeados correspondentes aos efetuados pelos estudantes ordinários.
Para conhecimento das regras legalmente estipuladas para cada caso, deverão consultar os seguintes regulamentos consoante a situação: - Decreto-lei 358/70 de 29 de julho - Decreto-lei 152/91 de 23 de abril - Portaria n.º 947/87 de 10 de dezembro - Lei n.º 90/2001 de 20 de agosto - Decreto-lei n.º 125/95 de 31 de maio .
De acordo com as normas relativas aos processos de avaliação da FMDUP. A melhoria de nota é efetuada na época de recurso através da repetição de um exame teórico que incluirá a matéria das aulas TP (eliminada no regime normal através da realização de mini-testes).
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %)
.
A avaliação nesta UC é distribuida com exame final.
Avaliação Teórica (T) -
Efetuada através de um exame composto por perguntas de verdadeiro ou falso, correspondência, escolha multipla ou perguntas de resposta curta por extenso. Este exame será cotado de 0 a 20 valores.
Avaliação distribuída (TP) - Atribuída em função do trabalho escrito/artigo, da respetiva apresentação oral e da realização de minitestes sobre a matéria lecionada nas aulas TP, no decorrer das aulas TP. A nota atribuída é de 0 a 20 valores.
Revisão de provas - Os alunos que desejarem rever a respetiva prova teórica poderão fazê-lo na data e hora indicadas pelo docente. Para tal, deverão previamente inscrever-se para rever a prova, de acordo com as indicações que serão apresentadas pelo docente.