Metodologia de Diagnóstico e Planeamento II (Outras II)
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Outras |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Diagnóstico:
1. Diagnóstico clínico (estético e funcional)
2. Diagnóstico radiológico
3. Diagnóstico microbiológico associado ao tratamento com implantes
Planeamento
1. Confecção de modelos de estudo
2. Enceramento de diagnóstico
3. Guias radiológicas
4. Guias cirúrgicas
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem o conhecimento necessário ao diagnóstico, de modo que o aluno seja capaz de diagnosticar e elaborar um correto plano de tratamento para uma reabilitação implanto-suportada complexa, de maxilares atróficos que exigem conhecimento sobre regeneração óssea vertical e horizontal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Exame clínico
- História médica
-- Motivo da consulta
-- Expectativas
-- História familiar e social
-- História dentária
-- Hábitos nocivos
-- Medicação
2. Exame Dentário
-- Intraoral
-- Exames radiográficos (ortopantomografia, status radiográfico periapical, CBCT, TC)
-- Fatores de risco associados ao paciente
-- Fatores de risco associados à localização
3. Planeamento
- Prognóstico do tratamento implantar
- Estratégias de planeamento
- Decisões de tratamento
-- Técnicas de regeneração óssea
--- Vertical
--- Horizontal
-- Elevação do seio maxilar
Bibliografia Obrigatória
Peterson Larry J. 340;
Principles of oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-397-51232-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC tem como objectivo fornecer ao estudante os conhecimentos teóricos. Nesse sentido, são abordados os temas incluídos nos conteúdos programáticos, os quais são expostos sobre várias formas: seminários teóricos com participação de estudantes e docentes, bem com seminários de revisão da literatura e de planificação de tratamento. Desta forma, através de uma participação ativa dos estudantes com orientação e supervisão dos docentes, assegura-se que os estudantes adquiram os objectivos de aprendizagem propostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
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Exame |
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90,00 |
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Participação presencial |
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10,00 |
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Total: |
- |
100,00 |
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Fórmula de cálculo da classificação final
90% exame + 10% assiduidade