Gestão de saúde e segurança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes da especialização conhecimentos relativos aos riscos gerais e específicos associados ao desenvolvimento da atividade médico-dentária, às principais doenças ocupacionais próprias da medicina dentária bem como à melhor forma de as prevenir.
Pretende-se que os estudantes saibam o que é a ergonomia, como aplicá-la à medicina dentária, quais os seus objetivos e quais as consequências da sua não implementação de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma atividade médico dentária mais saudável e segura.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão desenvolver conhecimentos, competências e capacidades para compreenderem e identificarem riscos inerentes `ao desenvolvimento da atividade médico-dentária e a melhor de lidar com eles. Deverão, igualmente, incorporar no seu desenvolvimento, uma visão crítica, da importância destes conhecimentos na sua prática clínica diária.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ergonomia - Definição, história e objetivos
2. Ergonomia em Medicina Dentária
2.1Riscos em Medicina Dentária
2.1.2 Físicos
2.1.2 Químicos
2.1.3 Biológicos
2.1.4 Ergonómicos ou músculo-esqueléticos
2.1.5 Sociais ou psicológicos
2.2 Consequências da falta de Ergonomia
2.3 Doenças ocupacionais em Medicina Dentária
2.3.1 Desordens músculo-esqueléticas (mãos Síndrome do Túnel Cárpico, punhos, ombros, costas)
2.3.2 Lesões oculares
2.3.3 Lesões dermatológicas
2.3.4 Lesões auditivas
2.3.5 Lesões vasculares
2.3.6 Doenças infeto-contagiosas
2.3.7 Doenças do foro psicológico/psiquiátrico
2.3.8 Outras (respiratórias, oncológicas…)
2.4 Prevenção
2.5 Sinais e sintomas
2.6 Tratamento
2.7 Exercícios de relaxamento
3. Controlo da Infeção Cruzada.
4. Segurança dos procedimentos clínicos ortodônticos
Bibliografia Obrigatória
Matias, Rogério; CÁLCULO FINANCEIRO – TEORIA E PRÁTICA, Escolar Editora, Lisboa, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas e seminários com apresentação teórica dos temas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
|
Exame |
|
100,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Frequência das aulas |
Frequência das aulas |
18 |
|
Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
36 |
|
|
Total: |
54,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 2/3 das aulas.
A ausência de assiduidade impede a realização do exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final.