Investigação e Estatística I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes saibam diferenciar e aplicar os diferentes tipos de estudos epidemiológicos; apliquem e interpretem os principais indicadores epidemiológicos: morbilidade, mortalidade e risco. É objetivo que os estudantes saibam identificar as principais fontes de erros de medição, regras de investigação e redação de acordo com o método científico-experimental. Desta forma, tem-se por intenção sensibilizar os estudantes para a importância da validade interna e externa de um trabalho investigação científica.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de seleçionar os métodos de análises de dados (descritivos e inferenciais) e sejam capazes de os interpretar; a par da capacidade para interpretar as principais propriedades dos métodos de diagnóstico. Por fim, pretende-se que os estudantes sejam capazes de delinear e implementar todas as fases de um estudo de investigação, e que possuam sentido crítico na análise de artigos publicados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Epidemiologia descritiva: Principais indicadores de morbilidade, mortalidade e risco. Apresentação dos principais desenhos de pesquisa epidemiológica.
Conceitos básicos de estatística.
Métodos descritivos. Apresentação de resultados: tabelas e gráficos. Conceito de testes de hipóteses. Aplicação de testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos para comparação de uma e duas populações. Análise de correlação de Pearson e Spearman. teste do Qui-quadrado. Métodos e fontes de pesquisa bibliográfica. Regras essenciais na publicação científica.
Bibliografia Obrigatória
Daniel Wayne W.;
Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Gordis Leon;
Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Maroco João;
Análise estatística - com utilização do SPSS. ISBN: 978-972-618-452-2
Oliveira A. Gouveia;
Bioestatística, epidemiologia e investigação. ISBN: 978-972-757-558-9
Bibliografia Complementar
Amit Chattopadhyay; Oral Health Epidemiology Principles and Practice , Jones and Bartlett Publishers, 2011. ISBN: 13:978-0-7637-5409.9
Kenneth J Rothman, Sander Greeland, Timothy Lash M; Modern Epidemilogy, Wolters Kluwer, 2008. ISBN: 978-0-7817-5564-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação de aulas teórico-práticas com resolução de problemas estatísticos com apoio do programa SPSS, e análise de artigos publicados.
Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final.
Fórmula de avaliação: Nota final = avaliação no exame.
Software
SPSS
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
|
Exame |
|
100,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
|
Estudo autónomo |
53 |
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Frequência das aulas |
28 |
|
|
Total: |
81,00 |
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Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = avaliação no exame