Periodontologia IV
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Diagnosticar as doenças periodontais
- Elaborar planos de tratamento periodontal e multidisciplinares
- Efetuar tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos
- Desenvolvimento de capacidades psicomotoras em ambiente clínico tutorizado
Programa
Diagnóstico e Tratamento não cirúrgico e cirúrgico de pacientes com patologia periodontal
Bibliografia Obrigatória
Lindhe, Jan 340;
Clinical periodontology and implant dentistry. ISBN: 87-16-12060-4
Newman Michael G.;
Carranza.s clinical periodontology. ISBN: 978-1-4377-0416-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas - 1aula/semana
(2ª feira, 09:00h-11:00h, turmas 1 e 2)
(2ª feira, 11:00h-13:00h, turmas 3 e 4)
(Atendimento de pacientes pelos estudantes sob supervisão de um docente responsável)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Vigora o regime de frequência da UP, vide regulamentos UP e FMDUP.
75% horas de contacto com a realização no mínimo de 12 consultas por grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Obtida segundo a fórmula:
90% Componente prática + 10% Assiduidade
= Nota mínima de 9,0 valores (em 20) na componente prática=
COMPONENTE PRÁTICA - continua e processual
(Critérios: pontualidade, participação e interesse, capacidade de estabelecer diagnóstico e plano de tratamento, preenchimento do registo clínico, qualidade dos tratamentos realizados, conhecimentos teórico-práticos)
ASSIDUIDADE
até 5% de faltas – 2 valores;
5,1 a 10% de faltas – 1,5 valores;
10,1 a 15% de faltas – 1 valor;
15,1 a 20% de faltas – 0,5 valor;
20,1 a 25% de faltas – 0 valores
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As componentes teórico-práticas são consideradas indispensáveis para a aprovação de todos os alunos independentemente do seu estatuto.
Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal. Também para estes estudantes poderão ser efetuadas provas de avaliação complementares.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação implica repetição da avaliação prática continua.