Oclusão, ATM e Dor Orofacial II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II é proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos de dor orofacial, bem como a capacidade de efetuar diagnósticos diferenciais com outras patologias com sinais e sintomas sobreponíveis. Além disto, pretende-se abordar as diferentes terapêuticas dos distúrbios temporomandibulares.
Os estudantes devem desenvolver competências para programar um articulador semi-ajustável e confecionar uma goteira oclusal de estabilização.
Programa
Dor Orofacial
Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares
Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares
Introdução à clínica
Confecção e equilíbrio de uma goteira oclusal de estabilização em articulador semi-ajustável com programação individualizada
Bibliografia Obrigatória
Okeson, Jeffrey P.;
Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II distribui-se por aulas teórico-práticas interativas. Estas aulas, com recurso a meios audiovisuais, têm, como finalidade, transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia e despertar a motivação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A frequência na UC de Oclusão, ATM e Dor Orofacial é obtida por:
- presença em 75% das aulas;
- trabalho laboratorial: montagem individualizada de modelos em articulador semi-ajustável + confecção de goteira oclusal de estabilização;
- relatório final da atividade desenvolvida nas aulas teórico-práticas laboratoriais;
Os estudantes abrangidos por regimes especiais que os dispense da presença nas aulas, terão de realizar uma prova escrita e uma prova oral, onde serão avaliadas as competências necessárias à aprovação à Unidade Curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação descontínua - 45% (2 testes escritos - nota mínima: 7,0 valores)
Avaliação contínua - 45% (trabalhos laboratoriais, relatório final)
Assiduidade - 10%
Provas e trabalhos especiais
Sem obrigatoriedade, os alunos que pretendam, podem fazer trabalhos de pesquisa, dentro do plano curricular, que será considerado na avaliação descontínua.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Prova escrita - 50%
Prova oral - 50%
(aplicável aos estudantes que obtiveram frequência, mas não aprovação, no ano lectivo transato)
Melhoria de classificação
Prova escrita - 50%
Prova oral - 50%
Observações
Relatório final: deve conter os procedimentos efectuados nas aulas de trabalho laboratorial, devidamente sequenciados, descritos e documentados fotograficamente (com um mínimo de qualidade).
Trabalhos opcionais de pesquisa: devem tomar a forma de artigo científico, poster ou comunicação livre.