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Oclusão, ATM e Dor Orofacial II

Código: MD4807     Sigla: O II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 88 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 4 - 1,5 27 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II é proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos de dor orofacial, bem como a capacidade de efetuar diagnósticos diferenciais com outras patologias com sinais e sintomas sobreponíveis. Além disto, pretende-se abordar as diferentes terapêuticas dos distúrbios temporomandibulares.

Os estudantes devem desenvolver competências para programar um articulador semi-ajustável e confecionar uma goteira oclusal de estabilização.

Programa

Dor Orofacial
Diagnóstico diferencial dos distúrbios temporomandibulares
Terapêutica dos distúrbios temporomandibulares
Introdução à clínica

Confecção e equilíbrio de uma goteira oclusal de estabilização em articulador semi-ajustável com programação individualizada

Bibliografia Obrigatória

Okeson, Jeffrey P.; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial II distribui-se por aulas teórico-práticas interativas. Estas aulas, com recurso a meios audiovisuais, têm, como finalidade, transmitir informação, facilitar a compreensão e interpretação da bibliografia e despertar a motivação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A frequência na UC de Oclusão, ATM e Dor Orofacial é obtida por:
- presença em 75% das aulas;
- trabalho laboratorial: montagem individualizada de modelos em articulador semi-ajustável + confecção de goteira oclusal de estabilização;
- relatório final da atividade desenvolvida nas aulas teórico-práticas laboratoriais;

Os estudantes abrangidos por regimes especiais que os dispense da presença nas aulas, terão de realizar uma prova escrita e uma prova oral, onde serão avaliadas as competências necessárias à aprovação à Unidade Curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação descontínua - 45% (2 testes escritos - nota mínima: 7,0 valores)

Avaliação contínua - 45% (trabalhos laboratoriais, relatório final)

Assiduidade - 10%

Provas e trabalhos especiais

Sem obrigatoriedade, os alunos que pretendam, podem fazer trabalhos de pesquisa, dentro do plano curricular, que será considerado na avaliação descontínua.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova escrita - 50%
Prova oral - 50%

(aplicável aos estudantes que obtiveram frequência, mas não aprovação, no ano lectivo transato)

Melhoria de classificação

Prova escrita - 50%
Prova oral - 50%

Observações

Relatório final: deve conter os procedimentos efectuados nas aulas de trabalho laboratorial, devidamente sequenciados, descritos e documentados fotograficamente (com um mínimo de qualidade).

Trabalhos opcionais de pesquisa: devem tomar a forma de artigo científico, poster ou comunicação livre.

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