Psicologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia Clínica |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Estudo do comportamento humano perturbado. Compreender a interacção biológico-psicológico na dinâmica das doenças humanas, numa perspectiva eclética. Análise da semiologia do enfermo psíquico.
• Conhecer os diferentes princípios gerais, métodos e procedimentos da Psicologia Médica.
• Conhecer alguns dos domínios da Psicopatologia. Apreender a importância da região orofacial na patoplastia de determinadas doenças mentais.
• Destacar os quadros clínicos especificamente associados ao exercício da Medicina Dentária. Saber distinguir entre reacção adaptativa ou perturbação psicológica e doença psiquiátrica.
• Regras de nomenclatura e classificações internacionais.
• Conhecer os métodos e as técnicas complementares de diagnóstico para a compreensão das doenças mentais.
• Dar formação ao Médico Dentista para que compreenda os fenómenos psicossociais que podem modificar, influenciar, mimetizar ou mascarar a manifestação ou o reconhecimento de um sintoma orgânico, com relevância para a região orofacial.
• Dominar as competências terapêuticas básicas (médicas e psicoterapêuticas) para tratar uma doença mental.
• Tornar o aluno apto a efectuar o estudo destes assuntos de forma autónoma e contínua.
• Através do incentivo sistemático à auto-aprendizagem e da promoção de actividades paralelas de pesquisa, a disciplina permitirá ao aluno desenvolver curiosidade pelo saber e atitude crítica na procura do conhecimento.
Programa
Psicologia: objecto e áreas de intervenção (parte 1)
Psicologia: objecto e áreas de intervenção (parte 2)
A vida psicológica enquanto instância do ser humano (o Acontecer Psicológico)
A Teoria Sistémica ajuda a compreender os sistemas biológicos
Neurotransmissão cerebral e desregulação afectiva
Ter uma uma Dor!
Modelos e Teorias em Psicologia: perspectiva evolutiva (as Leis do Universo não são a expressão do divino: Deus joga aos dados?)
Darwin: Evolução e Filogenia - Tornar-se Humano
Neurobiologia
O Desenvolvimento da Criança
O que é uma Doença Mental? (O Sofrimento Psicológico)
Envelhecimento e Distorção Facial - a última etapa do ciclo vital
As Teorias da Personalidade (PARTE 1 e 2)
Quando a Personalidade funciona mal: As perturbações de Personalidade
BIBLIOGRAFIA:
Bibliografia Obrigatória
• Ridruejo Alonso, P., Medina Léon & Rubio Sánchez JL; Psicología Médica, Editora McGraw – Hill – Interamericana, 1996
Balint, Michael; O Médico, o seu Doente e a Doença, Climepsi Editores, Lisboa, 1998
Balint, Enid; Norell, J.S.; Seis Minutos para o Doente – Interacções em Consulta de Clínica Geral, Climepsi Editores, Lisboa, 1998
American Psychiatric Association; Mini DSM-IV-TR, Climepsi Editores, Lisboa, 2002
Pio de Abreu, JL; Introdução à Psicopatologia compreensiva, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008 (5ª edição actualizada)
Bibliografia Complementar
Rankin JA. & Harris MB; Patients' preferences for dentists' behaviors, JADA; 110: 323-7, 1995
Spyrides GM et al; Uma nova abordagem na clínica odontológica.; a saúde holística, Rev. Brasil. Odonto.; L (6): 14-7, 1993
Collette HA; Influence of dentist-patient relationship on attitudes and adjustment to dental treatment, JADA; 70:879-84. , 1969
Gale EN. et al; Effects of dentist's behavior on patient's attitudes, JADA; 109 (3): 425-444. , 1984
Gerbert B et al; Dentists and patients who love them: professional and dentist-patient views of dentistry, JADA; 125 (3): 264-72. , 1994
Poulos SH; weapons: why dentists aren't super successful, Dental Econom; 86 (10): 62-66, 1996
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino compreende aulas teóricas, iminentemente expositivas, e as aulas teórico-práticas.
Estas últimas incluem a apresentação e discussão de trabalhos de revisão e de investigação experimental ou clínica, realizados pelos alunos em pequenos grupos (no máximo 2 elementos).
Escolaridade semanal incluindo:
•1 Aula Teórica de 60 mins.
•1 Aula Teórico-prática de 90 mins. (alunos distribuídos por duas turmas)
Carácter interactivo nas aulas TP: Regra geral, serão abordados temas que fazem apelo ao raciocínio clínico (aprendizagem do método clínico) e, noutros casos, haverá uma sistematização e um aprofundamento do tema abordado na aula teórica numa vertente aplicada. Noutros casos, muitos dos conteúdos previstos para a disciplina no primeiro semestre serão apresentados com o aprofundamento devido no âmbito da aulas TP.
As aulas teórico-práticas obedeceram a 2 princípios essenciais: treino de competências cognitivas e aquisição de algumas das noções básicas da metodologia científica, o que será facilitado pelo incentivo à elaboração de trabalhos de revisão bibliográfica e a abordagem de temas pertinentes de matéria teórico-prática.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A avaliação é descontínua e terminal para a componente teórica com exame final
e contínua e processual para a componente teórico-prática, sendo esta última concretizada mediante a realização de trabalhos individuais ou de grupo (no máximo de 2 alunos), valorizando-se igualmente a participação directa dos alunos em cada uma das aulas Teórico-Práticas.
Datas de exames (parte teórica): ... de Fevereiro de 2010, pelas 15:30hrs (época normal) e ... de Fevereiro de 2010, pelas 15:30hrs (época recurso).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da componente teórica representa 45% da nota final
A avaliação da componente teórico-prática constitui 45% da nota final
A assiduidade tem um peso de 10% no total da classificação final
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento da FMDUP
Observações
O atendimento aos alunos está previsto às 5ªfeiras, entre as 16 e as 17:30hrs e será feito no Gabinete do Estudante
NOTA: esta UC insere-se na área científica de Psicologia Clínica.