Prótese Removível I
Ocorrência: 2005/2006 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MD |
58 |
Plano oficial a partir de 2000 |
4 |
4 |
7 |
- |
|
Objetivos
- Enquadramento da disciplina no âmbito Medicina Dentária.
- Aquisição de conhecimentos teóricos relacionados com a reabilitação oral de pacientes desdentados totais.
- Contacto com os materiais e técnicas laboratoriais e aprendizagem/conhecimento dos requisitos a que devem obedecer os dispositivos necessárias ao tratamento dos pacientes desdentados totais.
- Desenvolvimento de competências que, em ano posterior, permitam a abordagem e o tratamento de pacientes desdentados totais em prática clínica tutelada por docente qualificado.
Programa
Teórico - objectivos e requisitos da prótese total; diagnóstico do paciente desdentado; preparação pré-protética; obtenção de modelos análogos dos maxilares desdentados; relações e registos intermaxilares e montagem de modelos em articulador; oclusão em prótese total; montagem de dentes e enceramento; provas clínicas; processamento e acabamento das próteses; exame e colocação das próteses na boca; observação pós-colocação; consertos, rebasamentos, remontagens; sobredentaduras; prótese imediata.
Prático – impressões com moldeiras standard individualizadas; preenchimento com gesso; confecção de moldeiras individuais; confecção de placas de registo; registos intermaxilares e montagem dos modelos em articulador; montagem de dentes respeitando os princípios da oclusão balanceada; enceramento das próteses; inclusão em mufla e polimerização em banho-maria; acabamento e polimento das próteses.
Bibliografia Principal
1. Zarb, Bolender. Prosthodontic Treatment for Edentulous Patients. - 12th ed. Mosby Inc. St Louis 2004.
2. JF McCord, AA. Grant. A Clinical Guide to Complete Denture Prosthetics. Publicado em artigos no British Dental Journal. Art.1 – vol 188, nº 7 April 8 2000; ... Art 11 – vol 189, nº 4 August 26 2000.
3. Victor E Beresin, Frank J Schiesser. The neutral zone in complete and partial dentures. – 2th ed. The C. V. Mosby Company. SSt Louis 1978.
4. DJ Neill, RI Nair. Complete Denture Prosthetics. – 3th ed. Wright, London 1990.
5. Pedro Planas. Rehabilitacion Neuro-Oclusal.Cap. 15 – Protesis Total pág 253 - 285 Salvat Editores, S.A. Barcelona 1987.
Bibliografia Complementar
1. Textos de apoio elaborados pelo regente da disciplina.
2. Artigos publicados em revistas da especialidade seleccionados pelos docentes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas – exposição dos assuntos com participação dos alunos.
Seminários - no fim dos principais capítulos há um seminário destinado à estruturação de conceitos sobre temas fundamentais da prostodontia total.
Aulas práticas – execução de trabalhos práticos em laboratório previamente exemplificados e explicados pelos docentes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Os alunos devem estar inscritos na disciplina.
Os alunos devem ter participado num mínimo de 2/3 do total das aulas práticas . A presença e participação dos alunos serão verificadas pelo docente responsável pelas aulas. A frequência obtida num ano lectivo dispensa o aluno de frequentar as aulas práticas no ano em que se candidate a nova avaliação, excepto se a sua classificação prática for inferior a 7,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Prova prática. Consiste na avaliação contínua dos alunos pelo docente responsável e efectuada durante o período normal das aulas. É baseada em: assiduidade, interesse e dedicação do aluno; avaliação dos trabalhos práticos efectuados. Para a execução de cada trabalho prático será estipulado um número máximo de aulas no fim das quais se procede à avaliação do mesmo. A classificação da avaliação contínua (equivalente da prova prática) tem um peso de 50 % na nota final. A classificação mínima que o aluno deve obter nesta avaliação para ser admitido à prova escrita é de 7,5 valores.
Prova escrita. Consiste num exame final escrito de 14 perguntas de resposta directa com a cotação de 1 valor e 2 perguntas de desenvolvimento com a cotação de 3 valores. Incide sobre toda a matéria dada durante o ano lectivo. A classificação mínima que o aluno deve obter na prova escrita para ser admitido à prova oral é de 7,5 valores.
Prova oral. Consiste num exame oral perante um júri constituído por 3 elementos da equipa docente e presidido pelo regente da disciplina. Incide sobre toda a matéria leccionada na disciplina. Se o aluno obtiver nas provas anteriores uma nota média entre 7,5 e 9,5 valores terá obrigatoriamente que comparecer na prova oral. Se o aluno tiver uma classificação superior a 9,5 valores será dispensado da prova oral a não ser que: requeira a sua realização para eventual melhoria de nota; a média das provas anteriores seja igual ou superior a 17 valores e o aluno pretenda "defender" esta classificação. Se o aluno decidir não "defender" a nota, a classificação final será de 16 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As componentes teórica e prática são consideradas indispensáveis para a aprovação de todos os alunos. Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal de acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas relativas aos processos de avaliação da FMD-UP.