Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ideias de alunos sobre o "seu" passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa

Ideias de alunos sobre o "seu" passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa

Título
Ideias de alunos sobre o "seu" passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2012
Autores
Alves, Luís Alberto Marques
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Ribeiro, Cláudia Sofia Pinto
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Oliveira, Renato
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Moreira, Laura Castro
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Humanidades
CORDIS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): Quando se fala de identidade, de consciência europeia, de tolerância, de intervenção cívica, de solidariedade,... a História é requisitada para desempenhar um papel e uma função marcada-mente sociais. Por outro lado, quando se questionam os jovens europeus sobre o significado da História, vislumbram-se nas suas respostas a “valorização da História como fonte de a-prendizagem” e o respeito pela monumentalidade do passado. O projeto que aqui apresenta-mos, “Enseigner les passés douloureux en Europe”, tem o objetivo claro de evitar o esqueci-mento, trazer a densidade histórica que garanta o correto conhecimento do passado, dotar os alunos de competências críticas para assumirem as responsabilidades dos “deveres da memó-ria”. O foco desta pesquisa é tentar perceber como os jovens refletem a questão da reparação histórica como, por exemplo, pensar sobre a justificação, viabilidade, motivos e efeitos de reparação de injustiças históricas. Estas reflexões são uma importante janela para a consciên-cia histórica dos jovens: ao observarmos como refletem sobre a questão da reparação históri-ca, podemos ver como concebem os limites da responsabilidade individual e coletiva e a res-ponsabilidade moral do Estado e dos seus cidadãos.
Abstract (EN): When one mentions identity, European conscientiousness, tolerance, civic intervention, soli-darity… History is requested to perform a predominantly social role and function. On the oth-er hand, when one asks to the European youth about the significance of History, we can see in their responses the “valorisation of History as a source of learning” and the respect for the monumentality of the past. The project that we are presenting, “Enseigner les passés doulou-reux en Europe”, has the clear purpose of avoiding forgetfulness, bring historic density that guarantees the correct knowledge of the past, provide the students with critical competences to assume the responsibilities of the “memory duties”. The focus of this research is to try to understand how young people think about the question of the historic reparation as, for in-stance, ponder about the justification, viability, motives and effects of the reparation of historic injustice. These reflections are an important window to the historic conscientiousness of young people: by observing how they think about the matter of historic reparation, we can see how they conceive the limits of individual and collective responsibility and also the moral responsibility of the State and its citizens.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
8505-27129-1-PB 328.98 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

La guerre coloniale c'est notre épisode le plus douloureux : particularités du cas portugais (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Alves, Luís Alberto Marques; Oliveira, Renato ; Ribeiro, Cláudia Sofia Pinto ; Moreira, Laura Castro

Das mesmas áreas científicas

Midas - Museus e Estudos Interdisciplinares (02) (2013)
Trabalho Académico
Semedo, Alice; Rodrigues, Paulo Simões ; Casaleiro, Pedro ; Silva, Raquel Henriques da
MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares (01) (2013)
Trabalho Académico
Semedo, Alice; Rodrigues, Paulo Simões ; Casaleiro, Pedro ; Silva, Raquel Henriques da
Novas Leituras 8 (2012)
Publicação Didática
Alice Amaro; António Leal

Ver todas (211)

Da mesma revista

Primeira República: espaço para a mulher no ensino técnico em Portugal (2014)
Artigo em Revista Científica Internacional
Alves, Luís Alberto Marques
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-20 às 14:29:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias