Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Portal Académico > FAQS
PORTAL ACADÉMICO

FAQs




Concluí a minha Licenciatura. O que é preciso para pedir a certidão final?

O estudante deverá requerer a certidão de conclusão da licenciatura na página pessoal, pagando, para o efeito, a taxa de 15 ¤, na tesouraria da FLUP. A emissão da referida certidão será acompanhada de suplemento ao diploma.
É necessário entregar pré-requisito para ingressar na Faculdade de Letras?

A apresentação de pré-requisitos para acesso à FLUP é necessário para o ciclo de estudos de Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, para o ciclo de estudos de Arqueologia e para o ciclo de estudos de História da Arte. O estudante terá de entregar o pré-requisito no ato da matrícula.
Existe redução no valor da propina nos ciclos de estudo?

Sim. A redução no valor da propina existe quando a inscrição do estudante é em tempo parcial, ou seja, aquele que, num determinado ano letivo, se inscreva num número máximo de 37,50 ECTS, nos ciclos de estudos conducente a obtenção de um grau. Não é permitido aos estudantes que se encontrem a tempo integral a mudança para tempo parcial quando o mínimo de ECTS em falta para conclusão do ciclo de estudos for igual ou inferior a 37,50 ECTS, exceto se usufruir do estatuto de trabalhador estudante.
Posso frequentar unidades curriculares que não pertençam ao plano do ciclo de estudos que estou a frequentar?

Sim. Caso pretenda frequentar unidades curriculares que não constem do seu plano curricular, deverá requerer a inscrição como unidade curricular singular, no limite de ECTS permitido, conforme despacho reitoral. Para o efeito, deverá dirigir-se ao serviço de gestão académica para solicitar a inscrição. Pela frequência de cada unidade curricular, será aplicada uma taxa de acordo com o regulamento.
As unidades curriculares singulares contabilizam para a média final?

Não. Contudo, as mesmas constarão da sua certidão de unidades curriculares realizadas e também no suplemento ao diploma.
Em que situações posso efetuar exames na época especial de setembro?

A época especial de setembro existe para os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares que necessitem da aprovação no máximo de 30 ECTS para concluir o ciclo de estudos; para os que realizaram inscrição no ano letivo ao abrigo do programa ERASMUS; para os que estão inscritos com regalias do estatuto de Necessidades Educativas Especiais e para os estudantes que tenham de entregar Dissertações/Relatórios/Teses para conclusão do ciclo de estudos.
Posso ingressar num Mestrado da Faculdade apesar de ainda não ter concluído a minha Licenciatura?

Caso aguarde a publicação de resultados, pode candidatar-se condicionalmente, apresentando uma autodeclaração com indicação das uc´s aprovadas e comprometendo-se a entregar cópia da certidão de Licenciatura assim que esta seja emitida.
É possível requerer bolsa de estudo para frequentar um Mestrado da Faculdade de Letras da U.Porto?

Os estudantes dos cursos de Mestrado poderão requerer bolsas de estudo junto dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto. Para mais informações, consulte o site do SASUP.
Tenho de me deslocar à Faculdade para pagamento das propinas?

Não. Poderá consultar através da sua página pessoal os valores da propina e as respetivas referências multibanco e realizar pagamento nas caixas automáticas ou no homebanking. Contudo, caso tenha ultrapassado a data limite de pagamento, o mesmo terá de ser obrigatoriamente efetuado na Tesouraria da Faculdade.
Alteração de planos de estudo

Quando verificar ser necessário proceder a alteração ao seu plano de estudos, por força de circunstâncias não previstas, tais como saídas profissionais, sobreposição de horários, conteúdo das unidades curriculares escolhidas, saiba que para formalizar o processo deve preencher um formulário dirigido à Diretora da FLUP para verificar se a proposta de alteração é aceitável. Se for autorizado deve de imediato dirigir-se ao serviço de gestão académica para proceder a sua alteração.

Recomendar Página Voltar ao Topo