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Tecnologias da Educação

Código: FLUP0899     Sigla: TE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ens. - Didáct. Específicas e Inici. à Docência

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HIS 32 Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4

Objetivos

-Identificar os meios tecnológicos que podem maximizar a didáctica da História
-Compreender as vantagens/desvantagens didácticas da sua utilização
-Conhecer recursos tecnológicos disponíveis (nomeadamente nas Escolas onde se realizam estágios)
-Adaptar as tecnologias aos conteúdos programáticos do 3º ciclo e do secundário
-Contactar recursos concebidos e utilizados em contexto de aula
-Conceber recursos em função das novas tecnologias
-Apresentar ( e Avaliar ) recursos produzidos

Programa

1.Novas características da Informação
-Alargamento do conceito de informação, especialização, rapidez, interactividade, prevalência da imagem sobre a palavra e contradições.

2. Práticas Educativas na sociedade global
-Problemas e Conceitos : o fenómeno, a comunicação, o problema e o contexto, novos conceitos de aprendizagem, principais siglas e seu conteúdo.
-Teorias e Modelos : abordagens teóricas, enquadramento e tipos de modelos (da cognição à metacognição; da cognição situada ao socioconstrutivismo; da aprendizagem à competência).

3.A Tecnologia Educativa no processo de ensino/aprendizagem da História
-Natureza da História e suas implicações no ensino.
-Didáctica e Teorias da Aprendizagem.
-Tecnologia Educativa – conceito e evolução.
-A integração dos “mass media” no ensino da História

4.Meios e Métodos para a mediatização do discurso didáctico
-Concepção e produção de recursos: audio, audiovisual, multimedia e outros (teatro de sombras,…).
-Aplicação/utilização de recursos : articulação com a situação integradora da aula, rentabilização didáctica, avaliação no contexto de aprendizagem.
-Os meios audiovisuais e multimedia num ensino para as competências específicas da História.

5. A Televisão, os jovens e a História

6.O documento cinematográfico na didáctica da História.

7.Informática e Educação – aspectos cognitivos, pedagógicos e sociais.

Bibliografia Principal

BARON, Georges-Louis et BRUILLARD, Eric (dir.) – Informatique et education : regards cognitifs, pédagogiques et sociaux. Paris : INRP, 1996.

BRANCO, Alberto Manuel Vara – O contributo dos mass media no ensino da História – Uma investigação no âmbito da formação dos conceitos de nacionalismo e revolução. Lisboa : Instituto de Inovação Educacional, 2002.

BROWNING, John - Tecnologias de informação: o essencial das tecnologias de informação de A a Z. Tradução de LisCongressos. Linda-a-Velha: Abril/Controljornal Editora,1998, 172 p. Br. (The Economist Books/Biblioteca da Gestão; 4).

CAEIRO, Domingos - Tecnologia, educação e cultura: A revolução da sociedade contemporânea. O Estudo da História. Lisboa. III Série. 2 (1997) 269-290.

CAEIRO, Domingos – Alguns meios e métodos para a mediatização do discurso didáctico/educativo. Lisboa : A.P.H., 1997 (Cadernos Pedagógico – Didácticos, nº 11).

CROWLEY, David e HEYER, Paul – La comunicación en la historia – tecnologia, cultura, sociedade. Barcelona : Bosch Casa, 1997.
DOSSIER: Réussir la révolution: Nouvelles technologies. Le Monde de L´Éducation. Paris. 287 (Décembre 2000) 19 – 42

LA SOCIÉTÉ du savoir. Sciences Humaines. Hors - série. 32 (Mars - Avril - Mai 2001) 8-75.

MADEIRA, João - Que lugar para as tecnologias da informação nos programas de História. O Estudo da História. Lisboa. III Série. 2 (1997) 291-298.

MONTES, João - Tecnologias da informação e comunicação e a sua importância na escola actual . Noesis. Lisboa. 47 (1998) 49-51.

PINTO, MAnuel Luís da Silva - Práticas educativas numa sociedade global. Porto: Edições Asa, 2002, 352 p. (Colecção Horizontes da Didáctica)

POIRIER, Brigitte – Document filmique et apprentissage en histoire. Paris : INRP, 1995.

PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia e VARANDAS, José Manuel - As novas teconlogias na formação inicial de professores: análise de uma experiência. In FERNANDES, Margarida et alii (coord.) – “O Particular e o Global no Virar do Milénio: Cruzar Saberes em Educação”. Actas do 5.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Edições Colibri, 2002. 255-264

RAMALHO, Anabela Panão - Tecnologia educativa, que futuro? In FERNANDES, Margarida et alii (coord.) – “O Particular e o Global no Virar do Milénio: Cruzar Saberes em Educação”. Actas do 5.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Edições Colibri, 2002. 265-268

RAMOS, José Luís Pires - A integração do computador na escola e no currículo: problemas e perspectivas. Inovação. Lisboa. Vol. 12, Nº 2 (1999) 89 -106.

SILVA, Armando – Vídeo Educativo. Da produção à utilização. Porto : Edições ASA, 1996 (Cadernos Correio Pedagógico, nº 33).

TARDIF, Jacques – Intégrer les nouvelles technologies de línformation. Quel cadre Pédagogique? Paris : E.S.F., 1998.

TECNOLOGIAS (AS) de Informação e comunicação e a qualidade das aprendizagens. Estudos de caso em Portugal OCDE. Portugal. Ministério da Educação. Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento. Maio, 2002.

Bibliografia Complementar

Será divulgada em função da avaliação formativa que for sendo realizada e em função dos interesses e das dificuldades dos alunos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

-Espaço reduzido para a explanação teórica (embora seja útil a frequência prévia da disciplina de Didáctica Específica)
-Utilização de recursos produzidos e testados em contexto de aula, para conhecimento, análise e avaliação
-Indicação de alguns filmes "históricos" que devem ser visualizados fora da aula para posterior análise e rentabilização didáctica
-Incentivo à participação oral e à apresentação de recursos concebidos e produzidos individualmente ou em pequenos grupos
-Concepção de textos de apoio em função das necessidades
sentidas

Software

Sempre que possível haverá recurso ao computador, ao projector multimedia e a programas de software mais utilizados em contexto didáctico

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

-Qualidade e originalidade dos trabalhos e/ou recursos produzidos
-Qualidade e originalidade das intervenções orais
-Presença assídua nas aulas
-Realização de um exame final (que não terá apenas uma componente teórica)

Fórmula de cálculo da classificação final

-Assiduidade
-Participação oral
-Trabalhos/recursos apresentados
-Exame final
Obs. As três componentes iniciais configuram a "avaliação contínua" sem necessidade de exame final. Este terá uma componente teórica e outra prática (apresentação presencial -que configura uma "prova oral")

Provas e trabalhos especiais

-Necessidade de visualização de filmes fora da aula; de pesquisa de recursos audio, vídeo, informáticos, B.D., ... fora do contexto de aula, mas com incorporação desses trabalhos/pesquisas no contexto de aula

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não tem

Melhoria de classificação

-Idêntica à avaliação final
-Exame final
Obs. Este terá uma componente teórica e outra prática (apresentação presencial -que configura uma "prova oral")

Observações

-Cadeira de Avaliação Contínua
-Cadeira com limite de inscrições (30 alunos)
-Cadeira cuja frequência é aconselhada no 1º semestre do 4º ano, aos alunos que pretendam realizar estágio em escola.
-Lingua de ensino - Português
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