Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0836

Literatura Inglesa - Poesia do Século XX

Código: FLUP0836     Sigla: LIPS20

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAA 0 Plano Oficial - LEAA 2 2,5 5 -
EE 0 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
4
EFI 5 Plano Oficial - LEFI 2 2,5 5 -
3
4
EIA 23 Plano Oficial - LEIA 2 2,5 5 -
3
EPI 33 Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
3
4

Objetivos

A experiência da poesia está aqui representada por T.S. Eliot, D.H. Lawrence e Sylvia Plath. Sendo diferente a importância atribuída a cada um destes autores na História, na Crítica e na Teoria literárias; diferenciadas as suas atitudes pessoais no relacionamento com o poema; também dissemelhantes as suas opções no que concerne à estrutura e ao conteúdo do texto poético; pode contudo dizer-se que, do ponto de vista do acto de leitura, a poesia de cada um destes autores exerce um efeito intenso e profundo e que todos eles contribuiram, de modo perturbador e inquietante, para o entendimento da contemporaneidade. Juntar estas três vozes permite, mais especificamente, estabelecer confrontos e aproximações entre a poesia inglesa e a americana, o que abre perspectivas; mas, acima de tudo, o contacto com esta poesia irá agudizar a percepção do real e será um estímulo à questionação e ao sentido crítico – objectivo final de um curso universitário de Humanidades.

Programa

“My words echo” – três percursos de “awareness” na poesia do séc. XX.


Questões prévias:
1. Organização e planificação.
2. Justificação do programa e do seu título.
3. Explicitação do esquema programático.

Perspectivação:
1. Defesa da poesia.
2. O acto de leitura como "act of attention".
3. O efeito de "awareness" e a demanda do real.

Contextualização:
1. A “cidade irreal”.
2. “The Sense of an Ending”.

I – D.H. Lawrence (1885-1930)
I.1. – “Poet without a mask”.
I.2. – O esforço teórico – “Poetry of the Present”.
I.3. – “Free verse” como projecto e processo.
I.4. – “Viagem ao Centro da Terra”.
I.5. – Visão final – do azul até ao negro.

II – T.S. Eliot (1888-1965)
II.1. – Ezra Pound e a sua influência.
II.2. – O esforço teórico – “Tradition and the Individual Talent” e outros ensaios.
II.3. – A génese do poema e o “invisible man”.
II.4. – The Waste Land por fora e por dentro.
II.5. – O novo discurso poético – as técnicas de compressão.
II.6. – Concerto final – quartetos.

III – Sylvia Plath (1932-1963)
III.1. – O grito confessional.
III.2. – Lázaro-mulher – a revolta interior.
III.3. – “Uma linguagem de limites ou os limites da linguagem”.
III.4. – Confluência final – “the night flower”.

IV – A poesia inglesa e a americana – as três vozes e outros diálogos.



Bibliografia Principal

BELL, Michael – The Context of English Literature 1900-1930. London, Methuen, 1980.
BRADBURY, Malcolm & McFARLANE, James (eds.) – Modernism 1890-1930. Harmondsworth, Penguin Books, 1976.
BROOKS, Cleanth – Modern Poetry and the Tradition. Chapel Hill, The University of North Carolina Press, 1939.
BROWN, Dennis – Intertextual Dynamics within the Literary Group – Joyce, Lewis, Pound and Eliot: the Men of 1914. Houndmills, The MacMillan Press, 1990.
CUNHA, Gualter (coord.) – Literatura Inglesa III. Lisboa, Universidade Aberta, 2001.
DODSWORTH, Martin (ed.) – The Survival of Poetry – A Contemporary Survey. London, Faber and Faber, 1970.
FAULKNER, Peter (ed.) – A modernist Reader – Modernism in England 1910-1930.
London, Batsford, 1986.
FORTH, Boris (ed.) – The Modern Age (The Pelican Guide to English Literature, vol. 7), Harmondsworth, Penguin Books, 1978.
GRAHAM, Martin & FURBANK, P.N. (eds.) – Twentieth Century Poetry – Critical Essays and Documents. Stony Stratford, Milton Keynes, The Open University Press, 1975.
HOBSBAUM, Philip – A Reader’s Guide to D.H. Lawrence.London, Thames & Hudson, 1981.
HOLLANDER, John (ed.) – Modern Poetry – Essays in Criticism. New York, Oxford University Press (Galaxy), 1968.
KENNER, Hugh – The Pound Era. Berkeley and Los Angeles, University of California Press, 1972.
LEAVIS, F.R. – New Bearings in English Poetry. London, Chatto & Windus, 1950.
LODGE, David (ed.) – 20th Century Literary Criticism. A Reader. London, Longman Group, 1972.
PERKINS, David – A History of Modern Poetry – From the 1890’s to the High Modernist Mode. Cambridge, Massachusetts, The Belknap Press of Harvard University Press, 1979.
PRESS, John – A Map of Modern English Verse. London, Oxford University Press, 1971.
ROSENTHAL, M.L. – The Modern Poets. New York, Oxford University Press (Galaxy), 1965.
SIMPSON, Lewis – A Revolution in Taste. Studies of: Dylan Thomas, Allen Ginsberg, Sylvia Plath and Robert Lowell. London, Macmillan, 1979.
SPEARS, Monroe K. – Dionysus and the City – Modernism in Twentieth Century Poetry. New York, Oxford University Press, 1970.
STEAD, C.K. – The New Poetic – Yeats to Eliot. London, Hutchinson, 1964.
SULTAN, Stanley – Eliot, Joyce and Company. New York, Oxford University Press, 1987.
TINDALL, William York – Forces in Modern British Literature 1885-1946. Freeport, New York, Books for Libraries Press, 1947.


Obs. Desta bibliografia constam somente livros existentes na F.L.U.P. Bibliografia mais detalhada será indicada ao longo do ano lectivo.
No que respeita aos textos a utilizar, aconselha-se: T.S. Eliot, Collected Poems 1909-1962. London, Faber and Faber (Faber Paperbacks), 1974; D.H. Lawrence, Poems (selected and introduced by Keith Sagar), Harmondsworth, Penguin Books, 1986; para a poesia de Sylvia Plath a edição a utilizar será indicada no início do ano lectivo.

Bibliografia Complementar

A indicar ao longo do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Software

Não se aplica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Nota positiva no exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final para 20 valores (100%)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino:Português
Recomendar Página Voltar ao Topo