Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0375

Seminário (Alemão)

Código: FLUP0375     Sigla: SA

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 2 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 5 - 15 -
Plano Oficial - LEFA 5 - 15 -
Plano oficial a partir de 2002 5 - 15 -
EIA 12 Plano Oficial - LEIA 5 - 15 -
EPA 3 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 5 - 15 -
Plano Oficial - LEPA 5 - 15 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 5 - 15 -

Objetivos

Articulação de conhecimentos teóricos, adquiridos no curso universitário, com a própria prática lectiva de forma activa, interactiva e reflexiva.
Desenvolver atitudes e métodos de investigação do professor em formação. Desenvolver critérios e métodos de avaliação.
Desenvolver no estagiário / na estagiária consciência crítica e reconhecimento metacognitivo dos progressos individuais.
Aprender e desenvolver atitudes profissionais de forma colaborativa e dialógica.

Programa

Preparação e apresentação de trabalhos sobre temas didácticos e metodológicos da prática pedagógica e do ensino que se traduzem na realização de um workshop, no qual participam todos os estagiários.
Elaboração e apresentação de um dossier escrito com focalização nos aspectos relevantes do tema, a respectiva fundamentação teórica e documentação de trabalho prático quer na escola quer no workshop apresentado pelos vários grupos de estágio. Análise, discussão e reflexão sobre o trabalho apresentado.

Bibliografia Principal

BAUSCH;C., KRUMM, J.:Handbuch Fremdsprachenunterricht. Francke: Tübingen. 1995.
BIMMEL, Peter et. al.: Deutschunterricht planen. Arbeit mit Lehrwerkslektionen. Fernstudieneinheit 18. Langenscheidt 2003.
HEYD,G.: Deutsch lehren. Grundwissen für den Unterricht DaF. Diesterweg: Frankfurt / Main 1990.
HEYD, G.: Aufbauwissen für den Fremdsprachenunterricht. Narr: Tübingen 1997.
JUNG, L.: 99 Stichwörter zum Unterricht DaF. Hueber 2001.
KRUMM, H.J.: „Die sprachlichen Fertigkeiten: isoliert – kombiniert – integriert“. In: Fremdsprache Deutsch, Heft 24. Klett, 2001.
NEUNER, G. Et.al.: Übungstypologie zum Kommunikativen Deutschunterricht. Langenscheidt: Berlin und München 1981.
NEUNER, G.: Methoden des fremdsprachlichen Deutschunterrichts. Eine Einführung. Langenscheidt 1993.
NEUNER, G, u.a.: Zur Analyse, Begutachtung und Entwicklung von Lehrwerken für den fremdsprachlichen Deutschunterricht. In:Fremdsprachenunterricht in Theorie und Praxis. Langenscheidt 1994.
RÖSLER, D.: Deutsch als Fremdsprache außerhalb des deutschsprachigen Raums. Narr: Tübingen 1998.
SION, C. (Hg.): 88 Unterrichts-Rezepte DaF. Klett 1995.
SPERBER, H.: Mnemotechniken im Fremdsprachenerwerb. Iudicium: München 1989.
Strauss, D.: Didaktik und Methodik Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Langenscheidt, 1994.
TÖNSHOFF, W.: „Fremdsprachenlerntheorie“. In: Fremdsprache Deutsch. Sondernummer, Klett 1995.
VESTER, F.: Denken, Lernen, Vergessen. dtv 1975.
WEIGMANN, Jürgen.: Unterrichtsmodelle für Deutsch als Fremdsprache. Hueber: 1992.
WICKE, R.: Vom Text zum Projekt. Cornelsen: Berlin 1997.
WICKE, R.: Aktiv und kreativ lernen. Projektorientierte Spracharbeit im Unterricht. Hueber: Ismaning. 2004
MEYER, H. .Was ist guter Unterricht? Cornelsen:Berlin. 2004

Bibliografia Complementar

Será indicada Bibliografia específica à medida da necessidade dos trabalhos de grupo e de acordo com as áreas temáticas abordadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Investigação orientada.

Software

Power Point, Excel, Word.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência implica 75% de presenças às sessões e a apresentação escrita (dossier) e oral (workshop) do trabalho de investigação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP.

Observações

Língua de ensino: alemão.
Recomendar Página Voltar ao Topo