Paleografia e Diplomática Medieval
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Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias e Ciências de Incidência Histórica |
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
O objectivo geral da disciplina é proporcionar aos alunos conhecimentos que lhe permitam ler e interpretar fontes históricas escritas medievais, sobretudo relacionadas com a História de Portugal. É também objectivo da disciplina fornecer aos alunos elementos que lhes permitam, após a leitura de um documento, analisar os seus caracteres externos e internos, de modo a que fique habilitado a responder a questões de diversos tipos (como por exemplo "quem escreveu?", "quando?", "onde?", "com que fim?", etc.) e a classificar o tipo de documento em causa (quanto à natureza, proveniência, etc.)
Programa
A) Paleografia
1. O progresso da ciência paleográfica
2. As grandes etapas da história da Escrita latina
3. A escrita em Portugal nos séculos IX- XV :
3.1. Tipologias
3.2. Transcrição de Documentos
B) Diplomática
1. Conceito e História da Diplomática
2. Os documentos : génese, tipologia, tradição e conservação. Fórmulas e formulários.
3. A documentação pontifícia
C) Sigilografia (algumas noções)
Bibliografia Principal
BISCHOFF, Bernhard – Paléographie de l’Antiquité romaine et du Moyen Age Occidental, Tradução francesa, Paris, 1985.
COELHO, Maria Helena da Cruz – “A Diplomática em Portugal: balanço e estado actual”, sep. da Revista Portuguesa de História, XXVI, 1991, pp. 125-155.
COSTA, Avelino de Jesus da – Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas, vol. 1 – Estampas, 6ª Edição, Coimbra, 1997.
COSTA, Avelino de Jesus da – Normas Gerais de Transcrição de Documentos e Textos Medievais e Modernos, 3ª edição, Braga, 1993
LASALA, Fernando de ; RABIKAUSKAS, Paulius – Il documento medievale e moderno.Panorama storico della diplomatica generale e pontificia, Ed. Pontificia Università Gregoriana/Istituto Portoghese di Sant’Antonio, Roma 2003
SANTOS, Maria José Azevedo – Da Visigótica à Carolina. A escrita em Portugal de 882 a 1172, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian e J.N.I.C.T., 1994.
SANTOS, Maria José Azevedo – Ler e compreender a escrita na Idade Média, Edições Colibri/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Lisboa, 2000
STIENNON, Jacques- Paléographie du Moyen Age, 2ª ed., Armand Colin, Paris, 1991.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Conforme as normas em vigor na FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Apenas a nota de exame.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Conforme as normas em vigor na FLUP.
Observações
Dado o caracter eminentemente prático da disciplina, aconselha-se os alunos a faltarem o menos possível às aulas.