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Arte do Século XX(II)

Código: FLUP0172     Sigla: AR20-2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: História da Arte

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 7 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HA 33 Plano Oficial - LHA 4 2,5 5 -

Objetivos

Conhecer os momentos mais significativos da produção plástica portuguesa no século XX, identificando tendências, obras e autores fundamentais.
Integrar as várias expressões no cenário internacional, estabelecendo relacionamentos, detectando e interpretando aspectos de convergência ou divergência.
Compreender a diversidade de factores subjacentes à criação artística condicionantes das páticas e das linguagens utilizadas.

Programa

CONTEÚDOS

1. Na viragem do século

1. 1. Permanências do naturalismo. A segunda geração.

1.2. Entre o simbolismo e o expressionismo. António Carneiro e Aurélia de Sousa


2. O modernismo inicial

2.1. A introdução dos valores modernistas. Humorismo: renovação estética e plástica.

2.2. O Futurismo em Portugal. A geração de Orpheu e Portugal Futurista.

2.3. Amadeo de Souza-Cardoso e Eduardo Viana.

2.4. O modernismo da escultura. Francisco Franco, Diogo de Macedo, Canto da Maia…

2.5. O Grupo “Mais Além”.Dominguez Alvarez.


3. Críticas ao modernismo e inspirações europeias

3.1.O Salão dos Independentes. António Pedro.

3.2. Interpretações e inspirações em modelos europeus. Júlio dos Reis Pereira, Mário Eloy…

3.3. António Ferro e a “Política do Espírito”. A Exposição do Mundo Português.

3.4. O Grupo dos Independentes. A 3ª geração dos modernistas. Percursos individuais.

3.5. Neo-realismo, Surrealismo e Abstraccionismo.

3.6. A Galeria de Março e a Fundação Calouste Gulbenkian. Objectivos, acções.

3.7. O Grupo KWY.


4. Novas tendências dos anos sessenta e setenta

4.1. Diversidade de linguagens na pintura ( neofiguração, pintura sígnica, objectualismo, op-art, pop-art, nova abstracção...) e na escultura (opções figurativas, opções geometrizantes, as opções objectuais, as opções minimalistas, as opções conceptuais e ecológicas...).

4.2. O Grupo “Os Quatro Vintes”.

4.3. A demolição das fronteiras entre os géneros artísticos. Performances. Acções Colectivas.
Os Encontros Internacionais de Arte. Os grupos: Acre e Puzzle. As Bienais de Arte.

4.4.Experiências conceptuais. A “Alternativa Zero”.

4.5.Pós-conceptualismo. Novos suportes e conjugação de várias técnicas.


5. Dos formalismos aos “Existencialismos”

5.1. Os anos Oitenta: Análises formalistas e estruturais na pintura. Neo-expressionismos.
Na escultura: A lumino-art. “A Geração de oitenta”. As esculturas-instalações.

5.2. Os Grupos: Grupo Espaço Lusitano, Grupo Missionário, Grupo Acção de Graças, Grupo
VídeOporto.

5.3. Questões e “versões” nos anos noventa.
A informação e a representação da realidade como temas.
Cruzando linguagens e inventando suportes. O fascínio dos materiais.
Preocupações conceptuais.
Olhando o ser humano.

Bibliografia Principal

ABREU, José Guilherme Ribeiro Pinto de – A escultura no Espaço Público do Porto no Século XX: Inventário, História e Perspectivas de Interpretação. Dissertação de Mestrado em História da Arte apresentada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

ACCIAIUOLI, Margarida – Exposições do Estado Novo 1934-1940.S/l: Livros Horizonte, 1998.

ALMEIDA, Bernardo Pinto de - Pintura Portuguesa no Século XX 3ª ed.. Porto: Lello & Irmão, 2002.

ALMEIDA-MATOS, Lúcia Gualdina – Escultura em Portugal no Século XX (1910-1969): Academismos, Modernismos e Vanguardas. Dissertação de Doutoramento em Ciências da Arte apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Porto: 2003.

ÁVILA, Maria Jesús; CUADRADO, Perfecto – Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Instituto Português de Museus/Junta da Extremadura-Consejería da Cultura, 2001.

CATÁLOGO [+ de ] 20 grupos e episódios no porto do século XX. Porto: Galeria do Palácio, 2001, 2 vols.

CATÁLOGO Anos 60 anos de ruptura: uma perspectiva da arte portuguesa nos anos sessenta. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.

CATÁLOGO Arte Portuguesa nos Anos 50. Fundação Calouste Gulbenkian/Câmara Municipal de Beja, 1992.

CATÁLOGO Árvore das Virtudes: 38 anos com a cidade. Porto: Cooperativa Árvore, 2001.

CATÁLOGO Museu do Chiado: Arte Portuguesa 1850-1950. Lisboa: Instituto Português de Museus/Museu do Chiado, 1994.

CATÁLOGO Museu Nacional de Soares dos Reis: Pintura Portuguesa 1850-1950. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1996.

CATÁLOGO Os anos 40 na Arte Portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

CATÁLOGO “Os Quatro Vintes” nos 25 Anos da Árvore. Porto: Árvore, 1989.

CATÁLOGO Perspectiva: Alternativa Zero. Porto: Fundação de Serralves, 1997.

CATÁLOGO Porto 60/70: os Artistas e a Cidade. Porto: Fundação de Serralves, 2001.

FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no Século XIX. 3ª ed. Lisboa: Bertrand, 1990. 2 vol.

FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no Século XX. 1911-1961. 3ª ed. Lisboa: Bertrand Editora, 1991.

FRANÇA, José-Augusto - Os Anos 20 em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

GONÇALVES, Rui Mário – De 1945 à actualidade. In História da Arte em Portugal. Lisboa: Alfa, 1986, vol. 13.

GONÇALVES, Rui Mário - Pioneiros da Modernidade. In História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, vol. 12.

MELO, Alexandre – Artes Plásticas em Portugal: dos Anos 70 aos nossos dias. Algés: Difel, 1998.

PERNES, Fernando (Coord.) – Panorama: Arte Portuguesa no Século XX. Porto: Fundação de Serralves/Campo das Letras, 1999.

RIO-CARVALHO, Manuel; MATIAS, Maria Margarida L.G.Marques - Do Romantismo ao fim do século. In História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, vol. 11.

SAIAL, Joaquim – Estatuária Portuguesa dos Anos 30 1926-1940. Lisboa: Bertrand, 1991.

SYNEK, Manuela; QUEIROZ, Brás – Escultores Contemporâneos em Portugal. Lisboa: Estar, 1999.




Bibliografia Complementar

Será indicada bibliografia específica sempre que necessário.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão utilizados vários métodos (expositivo, dialógico, análise de textos e imagens – diapositivos, transparências, gravuras em papel, vídeos, etc.) de acordo com os conteúdos programáticos e tendo em vista a mais perfeita adequação ao grupo de alunos. Valorizar-se-á sempre o diálogo, estimulando a capacidade de análise, a criatividade e espírito crítico. Procurar-se-á o contacto directo com as obras de arte através de visitas de estudo, de acordo com a programação dos Museus ou Galerias da cidade.

Software

A indicar quando oportuno.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Na modalidade de avaliação contínua: regime presencial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua - Média das provas de avaliação: 60%;
Trabalho escrito: 40%

Provas e trabalhos especiais

Não previsto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento.

Observações

Língua de ensino: Português.
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