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Técnicas e Metodologia em Geografia

Código: FLUP0025     Sigla: TMG1

Ocorrência: 2003/2004 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 127 Plano oficial 2003 - 4º ao 5º ano 1 - 6 -
Plano Oficial - LGEO 2003/2004 1 - 6 -

Objetivos

Conhecer técnicas e métodos de trabalho em Geografia.
Aplicar técnicas e métodos de investigação em Geografia.
Desenvolver competências no domínio da leitura do território.
Promover a ligação entre formação e investigação.

Programa

1. Concepção de Projecto na Análise Geográfica (3 semanas)
Conceito e componentes do Projecto. Critérios de qualidade e insucessos. Ciclo do Projecto e metodologia. Hierarquia de objectivos. Requisitos dos objectivos.
2. Pesquisa e Trabalho de Campo (3 semanas)
Definição da estratégia e programação de actividades. Métodos de pesquisa no terreno. Registo da informação, análise de dados e aferição de resultados.
3. Natureza dos Dados Geográficos (3 semanas)
Fontes estatísticas e fontes documentais. Problemas e qualidade da informação geográfica.
4. Concepção de Questionários (2 semanas)
Noções e importância. Formulação de hipóteses. Planificação do questionário. Perguntas e questionários - regras para a sua formulação. As não respostas. Validade e segurança do questionário.
5. Concepção de Entrevistas (2 semanas)
Noções e importância. A interacção social na entrevista. Vantagens e desvantagens das entrevistas. Preparação e execução das entrevistas.
6. Técnicas de Amostragem e Sondagem (2 semanas)
Condições e elementos das amostras. Conceitos e indicadores de qualidade das sondagens.

Bibliografia Principal

ALBARELLO, L. et al – Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa, 1997.
BARBIER, J. – Elaboração de projectos de acção e planificação, Porto Editora, Porto, 1996.
BURGESS, R. G. – A pesquisa de terreno. Uma introdução, Celta Editora, Oeiras, 1997.
FODDY, W. – Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Celta Editora, Oeiras, 1996.
GHIGLIONE, R.; MATALON, B. – O inquérito. Teoria e prática, Celta Editora, Oeiras, 1997.
HAGUE, P. JACKSON, P. – Faça a sua própria pesquisa de mercado, Nobel, São Paulo, 1995.
HILL, M. M., HILL, A. – Investigação por questionário, Edições Sílabo, Lisboa, 2000.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. – Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa, 1998.
VICENTE, P.; REIS, E.; FERRÃO, F. – Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Edições Sílabo, Lisboa, 1996.

Bibliografia Complementar

A indicar nas aulas para cada caso/grupo de trabalho.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: exposição de conteúdos teóricos.
Aulas práticas: aplicação dos conhecimentos adquiridos, com trabalhos práticos de grupo e trabalho de campo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final:
CF = Classificação do teste TP
Avaliação contínua:
CF = [(CTx60)+(ASx5)+(PAx5)+(PEx5)+(ATx10)+(RFx15)]/100

Siglas: CF (Classificação final); CT (Classificação do teste); AS (Assiduidade); PA (Participação/cumprimento das tarefas); PE (Pertinência); AT (Apresentação trabalhos); RF (Relatório final).
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