Literatura Inglesa - Drama Isabelino
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
0 |
Plano Oficial - LEAA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EE |
0 |
Plano Oficial - LEE |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial a partir de 2002 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEFA |
0 |
Plano Oficial - LEEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEFI |
0 |
Plano Oficial - LEEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEIA |
0 |
Plano Oficial - LEEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EELRI |
0 |
Plano Oficial - LEELRI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
6 |
Plano Oficial - LEFI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano Oficial - LEFI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
EIA |
22 |
Plano Oficial - LEIA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EPI |
26 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Objetivos
Os objectivos do Curso procuram conjugar três momentos em solidária articulação:
a.Conhecimento do drama de William Shakespeare através do estudo de textos dramáticos representativos dos géneros que o autor cultivou;
b. Interiorização, por parte do aluno, da dimensão estética e da flexibilidade criativa da língua inglesa num estádio crucial da sua fixação histórico-literária;
c. Finalmente, na familiarização progressiva com a criação do dramaturgo isabelino se buscará o desenvolvimento de uma atitude crítica na leitura e estimular o interesse pelas peças de Shakespeare na sua expressão literária e cénica.
Programa
Em Nome do Pai: espaços de instabilidade e diálogo de gerações no drama de William Shakespeare
Em A Midsummer Night’s Dream (1595 ?), Henry IV part 1 (1596) e King Lear (1605) se reconhecem, nos contextos específicos da comédia, da peça histórica e da tragédia, os dilemas da integridade e da reprodução das estruturas sociais e mentais do patriarcado. O programa oferecido não busca definir paradigmas ou esgotar referências temáticas cruciais e é, também por isso, lacunar e discutível: ele procurará tão somente conjugar, no seu breve percurso, a interpelação dos sentidos da celebração cómica, a exploração das dialécticas da liberdade e do dever e a reflexão acerca das tensões entre a voz da autoridade e a linguagem dos afectos.
O curso abrirá com uma nota acerca da articulação das tradições que firmam a criação dramática isabelina – o legado popular e medieval, a inovação renascentista e erudita – e dos códigos e convenções que informam o texto dramático de Shakespeare e seus contemporâneos.
Bibliografia Principal
Aos títulos sugeridos, recorrentes na literatura crítica, se juntarão outras indicações oferecidas ao longo das aulas. O estudante encontrará facilmente edições de qualidade das peças que integram o programa (v. g. The Arden Shakespeare e The New Penguin Shakespeare).
BARBER, C. L. , Shakespeare’s Festive Comedies – A Study of Dramatic Form and its Relation to Social Custom, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1959.
BLOOM, Harold, Shakespeare – The Invention of the Human, London, Fourth Estate, 1998.
DANBY, John F. , Shakespeare’s Doctrine of Nature – A Study of King Lear, London, faber and faber, 1948.
HUNTER, G. K. , English Drama 1586-1642, Oxford, Clarendon Press, The Oxford History of English Literature II, 1997.
LEGGATT, Alexander, Shakespeare’s Comedy of Love, London and New York, Methuen, 1974.
LEGGATT, Alexander, Shakespeare’s Political Drama – The History Plays and the Roman Plays, London and New York, Routledge, 1988.
SANDLER, Robert, ed. , Northrop Frye on Shakespeare, New Haven and London, Yale University Press, 1986.
SERÔDIO, Maria Helena, William Shakespeare – A Sedução dos Sentidos, Lisboa, Cosmos, 1996.
TILLYARD, E. M. W. , Shakespeare’s History Plays, London, Chatto & Windus, 1944.
WELLS, Stanley, ed. , The Cambridge Companion to Shakespeare Studies, Cambridge, Cambridge University Press, The Cambridge Companions to Literature, 1986.
Bibliografia Complementar
A acompanhar as aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas se procurará chamar os estudantes à intervenção, seja na leitura, interpretação e análise do texto literário, seja na apresentação e discussão do texto de literatura crítica. Também a realização de trabalhos constituirá, sempre que possível, um modo de apreensão interessada e de aprofundamento pessoal dos conteúdos leccionados. Deste modo, ganhará prioridade a modalidade de avaliação contínua ou, no caso da reconhecida inexequibilidade da sua adopção plena, método de trabalho e avaliação que dela se aproxime.
Software
Não aplicável
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Não aplicável
Fórmula de cálculo da classificação final
Não aplicável
Provas e trabalhos especiais
Sempre que possível
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Não aplicável