Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0617

Metodologia do Ensino do Alemão I

Código: FLUP0617     Sigla: MEAL1

Ocorrência: 2005/2006 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Ingleses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 3 Plano Oficial - LEFA 4 2,5 5 -
EIA 12 Plano Oficial - LEIA 4 2,5 5 -
EPA 12 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 3 2,5 5 -
4
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -

Objetivos

Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.

Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos,

objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Programa

Bases fundamentais no ensino das línguas estrangeiras.
Formas elementares de aprendizagem de uma língua estrangeira, fundamentos e modos de funcionamento.
Teorias de aprendizagem.
O papel da didáctica e da metodologia.
Perspectivação histórica das Abordagens e Métodos no ensino das línguas estrangeiras no Séc. XX.
O ensino actual das línguas estrangeiras.
Análise das condições concretas do ensino e dos objectivos e conteúdos programáticos (ensino básico e secundário).
Análise de manuais.
Oportunidades de actualização permanente dos próprios conhecimentos.
Planificação
Introdução: Princípios didácticos e concepções metodológicas.
Condições.
Objectivos.
Conteúdos/Temas.
Análise de planos.
Experimentação prática; microteaching.

Bibliografia Principal

Regelmäßiges Studium der Zeitschrift FREMDSPRACHE DEUTSCH: Klett Verlag: München.
Themenhefte des Fernstudienabgebots Germanistik/Deutsch als Fremdsprache.Goethe-Institut/Langenscheidt Verlag: München zu den Themen: Methoden; Hören; Lesen; Sprechen; Schreiben; Grammatik; Wortschatzarbeit, Testen und Prüfen

Basisartikel zu den einzelnen Themen aus: BAUSCH; CHRIST; KRUMM, Handbuch Fremdsprachenunterricht. Francke Verlag: Tübingen 1995.
Basisartikel zu den einzelnen Themen aus: HEYD, G., Deutsch lehren - Grundwissen für den Unterricht in Deutsch als Fremdsprache .Diesterweg: Frankfurt/M., 1990. und HEYD, G., Aufbauwissen für den Fremdsprachenunterricht (DaF).Narr Verlag: Tübingen 1998
HENRICI, G./RIEMER, C., Eine Einführung in die Didaktik des Unterrichts Deutsch als Fremdsprache mit Videobeispielen. (2 Bände). Schneider Verlag Hohengehren: Baltmannsweiler 1994
VIELAU, A., Methodik des kommunikativen Fremdsprachenunterrichts. Cornelsen Verlag: Berlin 1997
HÄUSSERMANN; PIEPHO, Aufgabenbuch Deutsch als Fremdsprache. iudicium, München, 1996.
NEUNER; KRÜGER; GREWER, Übungstypologie zum kommunikativen Deutschunterricht. Langenscheidt, Berlin und München, 1990.
RAMPILLON, U., Aufgabentypologie zum Autonomen Lernen.Hueber, Ismaning 2000
WEIGMANN, J., Unterrichtsmodelle für Deutsch als Fremdsprache. Hueber, Ismaning, 1992.

Bibliografia Complementar

DOYÉ, P., Typologie der Testaufgaben für den Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Langenscheidt, Berlin und München, 1998.
JUNG, L.: 99 Stichwörter zum Unterricht Deutsch als Fremdsprache- Max Hueber Verlag: Isamning 2001
KOCH, H., Unterrichten mit Internet & Co. Methodenhandbuch. Cornelsen Verlag: Berlin 2001
Nota: Serão fornecidas mais indicações bibliográficas específicas ao longo do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Vorlseung; Uebungen; investigação orientada; trabelhos de projecto/de grupo, trabalhos de casa

Software

Word; Excel; PowerPoint; Keynote;iphoto; iTunes;Adobe Photoshop CS

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Prática: a obtenção da frequência implica 75% de presenças às sessões

Fórmula de cálculo da classificação final

Conforme as regras da Flup

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Exame final de Recurso.

Observações

As aulas dadas em alemão
Recomendar Página Voltar ao Topo