Metodologia do Ensino do Alemão I
Ocorrência: 2005/2006 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Aquisição de conhecimentos,
acerca de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
acerca das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
acerca da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.
Iniciação à análise,
das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
dos actuais materiais de ensino;
das alterações actualmente existentes.
Desenvolvimento de capacidades
relacionadas com a planificação, sua execução e consequente reflexão;
relacionadas com a escolha, definição e adequação de conteúdos,
objectivos e concepções metodológicas;
relacionadas com a elaboração escrita de planos concretos de aula.
Programa
Bases fundamentais no ensino das línguas estrangeiras.
Formas elementares de aprendizagem de uma língua estrangeira, fundamentos e modos de funcionamento.
Teorias de aprendizagem.
O papel da didáctica e da metodologia.
Perspectivação histórica das Abordagens e Métodos no ensino das línguas estrangeiras no Séc. XX.
O ensino actual das línguas estrangeiras.
Análise das condições concretas do ensino e dos objectivos e conteúdos programáticos (ensino básico e secundário).
Análise de manuais.
Oportunidades de actualização permanente dos próprios conhecimentos.
Planificação
Introdução: Princípios didácticos e concepções metodológicas.
Condições.
Objectivos.
Conteúdos/Temas.
Análise de planos.
Experimentação prática; microteaching.
Bibliografia Principal
Regelmäßiges Studium der Zeitschrift FREMDSPRACHE DEUTSCH: Klett Verlag: München.
Themenhefte des Fernstudienabgebots Germanistik/Deutsch als Fremdsprache.Goethe-Institut/Langenscheidt Verlag: München zu den Themen: Methoden; Hören; Lesen; Sprechen; Schreiben; Grammatik; Wortschatzarbeit, Testen und Prüfen
Basisartikel zu den einzelnen Themen aus: BAUSCH; CHRIST; KRUMM, Handbuch Fremdsprachenunterricht. Francke Verlag: Tübingen 1995.
Basisartikel zu den einzelnen Themen aus: HEYD, G., Deutsch lehren - Grundwissen für den Unterricht in Deutsch als Fremdsprache .Diesterweg: Frankfurt/M., 1990. und HEYD, G., Aufbauwissen für den Fremdsprachenunterricht (DaF).Narr Verlag: Tübingen 1998
HENRICI, G./RIEMER, C., Eine Einführung in die Didaktik des Unterrichts Deutsch als Fremdsprache mit Videobeispielen. (2 Bände). Schneider Verlag Hohengehren: Baltmannsweiler 1994
VIELAU, A., Methodik des kommunikativen Fremdsprachenunterrichts. Cornelsen Verlag: Berlin 1997
HÄUSSERMANN; PIEPHO, Aufgabenbuch Deutsch als Fremdsprache. iudicium, München, 1996.
NEUNER; KRÜGER; GREWER, Übungstypologie zum kommunikativen Deutschunterricht. Langenscheidt, Berlin und München, 1990.
RAMPILLON, U., Aufgabentypologie zum Autonomen Lernen.Hueber, Ismaning 2000
WEIGMANN, J., Unterrichtsmodelle für Deutsch als Fremdsprache. Hueber, Ismaning, 1992.
Bibliografia Complementar
DOYÉ, P., Typologie der Testaufgaben für den Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Langenscheidt, Berlin und München, 1998.
JUNG, L.: 99 Stichwörter zum Unterricht Deutsch als Fremdsprache- Max Hueber Verlag: Isamning 2001
KOCH, H., Unterrichten mit Internet & Co. Methodenhandbuch. Cornelsen Verlag: Berlin 2001
Nota: Serão fornecidas mais indicações bibliográficas específicas ao longo do curso.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Vorlseung; Uebungen; investigação orientada; trabelhos de projecto/de grupo, trabalhos de casa
Software
Word; Excel; PowerPoint; Keynote;iphoto; iTunes;Adobe Photoshop CS
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Prática: a obtenção da frequência implica 75% de presenças às sessões
Fórmula de cálculo da classificação final
Conforme as regras da Flup
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Exame final de Recurso.
Observações
As aulas dadas em alemão